PPGD: o novo programa de Pós-Graduação em design

Autores

  • Claudia Mourthé UFRJ
  • Julie de Araújo Pires UFRJ

DOI:

https://doi.org/10.22398/2525-2828.37111-124

Resumo

O Programa de Pós-graduação em Design foi reconhecido e recomendado pela CAPES, na 164ª Reunião do CTC-ES, em 3 de junho de 2016, integra o Sistema Nacional de Pós-graduação e é credenciado pela CAPES/MEC, cadastrado na Plataforma Sucupira. O programa oferece vagas anuais para ingresso no Mestrado Acadêmico em Design, com enfoque teórico-prático. Entretanto em 3 de outubro de 2016, o prédio da Reitoria onde o PPGD estava locado, pegou fogo comprometendo toda a estrutura física do programa ainda em fase de estruturação. Mas seguimos em frente e o Projeto do Programa vem sendo implantando e a 1ª turma iniciou em agosto de 2017. 

Com um conjunto nuclear de disciplinas calcadas na maleabilidade e densidade das metodologias de pesquisa em “Design Visual”, como área de concentração o PPGD visa desenvolver projetos de pesquisa com monografias de conclusão do curso, a partir da identificação de demandas sociais, culturais e tecnológicas na sociedade como um todo, aplicadas a demanda no campo do design.

Nesse sentido, uma dinâmica renovadora é assegurada na estrutura curricular do PPGD tanto pela mutabilidade e flexibilidade dos conteúdos programáticos com enfoque teórico prático e pela atualização contínua aportada pelo dinamismo das atividades de investigação desenvolvida nos projetos de pesquisa desenvolvidos.

Biografia do Autor

Claudia Mourthé, UFRJ

Coordenadora do PPGD, Universidade Federal do Rio de Janeiro. Doutorado em Conception et Qualité des Produits et Processus In pelo Universitè de Technologie de Compiègne, França.

Julie de Araújo Pires, UFRJ

Diretora-Adjunta de Pós-Graduação da Escola de Belas Artes – EBA. Doutorado em Artes Visuais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, Brasil.

 

Downloads

Publicado

2018-05-05

Edição

Seção

Artigos