Luxos verdes na publicidade imobiliária de João Pessoa/PB

Autores

  • Ceres Grehs Beck IFPB - Instituto Federal da Paraíba

DOI:

https://doi.org/10.22398/2525-2828.513124-141

Resumo

“Entre o verde e o mar, um lugar para viver!” é um dos argumentos de venda do Residencial Greenmare, um condomínio-clube vertical voltado ao segmento de alto padrão, lançado em 2011 no bairro Altiplano Nobre em João Pessoa, capital da Paraíba. A cor verde e os simbolismos associados ao mar, à “natureza” e à sustentabilidade aparecem em muitas frases que remetem ao conforto, exclusividade e bem-estar. Pontua-se que, nos anos mais recentes, a raridade da natureza passou a representar um diferencial estratégico e vem sendo encarada como um potente recurso mercadológico, que consolida o que neste trabalho é tratado como valor-signo “verde”. A presente pesquisa empírica reflete, portanto, sobre a transformação da “natureza” em uma mercadoria na retórica ecológica adotada pela publicidade imobiliária em João Pessoa (PB), sendo o corpus de análise composto por 165 materiais promocionais de empreendimentos de alto padrão lançados nos últimos anos (2000-2018). A análise do conteúdo das narrativas, slogans e imagens, permite inferir que, em muitos casos, a mercadoria “natureza” é usada como apelo persuasivo de vendas e vem sendo tratada como um “luxo verde”. Argumenta-se que, ao mobilizar as noções de distinção e privilégio, os elementos simbólicos da natureza “rara” usados pela publicidade imobiliária classificam, fragmentam, elitizam e segregam simbolicamente os segumentos sociais e, assim, buscam transformar a compra, a posse e o uso da moradia contemporânea “sustentável” em um novo tipo de marcador social hierárquico.

Biografia do Autor

Ceres Grehs Beck, IFPB - Instituto Federal da Paraíba

Doutora em Sociologia (UFCG, 2017), Mestre em Adminsitração (UFPB, 2010), Graduada em Administração (UFRGS, 2002). Professora de Marketing da Unidade de Gestão e Negócios (UAG, IFPB).

Referências

ALEXANDER, Jeffrey C. Iconic Consciousness: The Material Feeling of Meaning. Thesis Eleven, 103, n. 1, p. 10-25, 2010.

_____. Iconic Power and Performance: the role of the critic. In: ALEXANDER, J. C.; BARTMAŃSKI, D.; GIESEN, B. (Org.). Iconic Power: materiality and meaning in social life. New York: Palgrave Macmillan, 2012, cap. 2, p. 25-38.

ALLIANCE Construtora. Materiais promocionais do Greenmare Club Residence (2013). Disponível em: <https://alliance.com.br/imovel/greenmare-club-residence>. Acesso em: 16 jun. 2017.

APPADURAI, Arjun. A Vida Social das Coisas: as mercadorias sob uma perspectiva cultural. Niterói: Ed. UFF, 2008 [1986]. 399p.

ATLANTIS Construtora. Materiais promocionais do Atlantis Cabo Verde. Disponível em: <http://construtoraatlantis.com.br/wp-content/uploads/2016/07/cabo-verde_book.pdf>. Acesso em: 06 maio 2017.

BARBOSA, Adauto Gomes. O marketing imobiliário à luz da estética da mercadoria. Mercator [online], Revista de Geografia da UFC, Fortaleza, CE, v. 16, p. 1-13, 2017. Disponível em: <http://www.mercator.ufc.br/index.php/mercator/article/view/ 1683/727>. Acesso em: 20 maio 2017.

BARDIN, Laurence. Análise de Conteúdo. Lisboa: Edições 70, 1977. 229p.

BARTMAŃSKI, Dominik; ALEXANDER, Jeffrey C. Introduction: Materiality and Meaning in Social Life - toward an iconic turn in cultural sociology. In: ALEXANDER, J. C.; BARTMAŃSKI, D.; GIESEN, B. (org). Iconic Power: materiality and meaning in social life. New York: Palgrave Macmillan, 2012, p. 1-14.

BAUDRILLARD, Jean. Para uma Crítica da Economia Política do Signo. Rio de Janeiro: Elfos; Lisboa: Edições 70, 1995 [1972]. 270p.

_____. A Sociedade de Consumo. Lisboa: Edições 70, 2014 [1970].

BURAWOY, Michael. Por uma Sociologia Pública (Tradução: Rui Gomes de Mattos de Mesquita, do original “For Public Sociology”, publicado em American Sociological Review, v. 70, n.1, p. 4-28, Feb./2005). Política & Trabalho, Revista de Ciências Sociais, n. 25, p. 9-50, out./2006.

CAMPBELL, Colin. A Ética Romântica e Espírito do Consumismo Moderno. Rio de Janeiro: Rocco, 2001 [1987].

DEBORD, Guy. A Sociedade do Espetáculo. Rio de Janeiro: Contraponto, 1997. 238p.

FAIRCLOUGH, Norman. Discurso e Mudança Social. Brasília: UNB, 2001 [1992]. 316p.

GRUPO HOLANDA. Materiais promocionais do Holanda’s Garden Place (2012). Disponível em: <http://www.grupoholanda.com.br/imovel/holandas-garden/#empreendimento> e <http://www.holandasgarden.com.br/>. Acesso em: 03 abr. 2017.

JCP - Construções e Incorporações. Materiais Promocionais do Solar Tambaú. Disponível em: <http://www.solartambau.com.br/>. Acesso em: 05 abr. 2017.

LEFEBVRE, Henri. A Produção do Espaço. (Tradução: Doralice Barros Pereira e Sérgio Martins. Original: “La production de l’espace”). Paris: Éditions Anthropos, 2000.

SAHLINS, Marshall. Cultura e Razão Prática. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2003 [1976]. 231p.

TWS Construtora. Materiais promocionais do Tours Mont-Blanc. Disponível em: <http://www.tws-empreendimentos.com.br/empreendimento/tours-mont-blanc/>. Acesso em: 15 maio 2017.

VAINER, Carlos B. Pátria, Empresa e Mercadoria: notas sobre a estratégia discursiva do Planejamento Estratégico Urbano. In: ARANTES, O.; VAINER, C.; MARICATO, E. (Org.). A Cidade do Pensamento Único: desmanchando consensos. Petrópolis: Vozes, 2000, p. 75-104.

Downloads

Publicado

2020-04-22

Edição

Seção

ARTIGOS DO ENEC