Visualização de coleção de imagens

Autores

  • Luiz Velho Instituto de Matemática Pura e Aplicada
  • Júlia Rabetti Giannella Universidade do Estado do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.22398/2525-2828.412122-145

Resumo

A captura ou a elaboração de uma imagem pode ser realizada por diversas técnicas: fotografia, pintura, colagem, computação gráfica ou outra forma artística. No âmbito digital, imagens caracterizam-se por serem matrizes numéricas em pixels que podem ser processadas computacionalmente para análise e, inclusive, síntese em novos objetos de mídia. Também no âmbito digital, a produção imagética multiplica-se e diversifica-se. Neste artigo, apresentamos dois conceitos que inauguram possibilidades para ressignificar a produção e a distribuição de imagens no contexto digital: coleção de imagens e visualização de mídia. Para ilustrar tais conceitos, discutimos duas investigações de natureza teórica-prática conduzidas entre 2016 e 2019 no Laboratório de Visão e Computação Gráfica (Visgraf) do Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA).

Biografia do Autor

Luiz Velho, Instituto de Matemática Pura e Aplicada

Doutor em Ciência da Computação na Universidade de Toronto e pós-doutorado em Matemática Aplicada no IMPA. Mestre em Animação por Computador no MIT Media Lab. Bacharel em Desenho Industrial na ESDI-UERJ, Professor e pesquisador titular do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) e líder do Laboratório VISGRAF que realiza pesquisas nas áreas de Visão, Computação Gráfica e Multimídia.

Júlia Rabetti Giannella, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação da Escola Superior de Desenho Industrial (ESDI-UERJ) na linha de pesquisa Design e Tecnologia e assistente de pesquisa no Laboratório de Visão e Computação Gráfica (VISGRAF) do Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA).

Downloads

Publicado

2019-12-10

Edição

Seção

Dossiê VISUALIZAÇÃO DA INFORMAÇÃO