Uma análise sobre a experiência do consumo e produção em dois empreendimentos criativos da moda

Autores

  • Luiza Silva Calado MPGEC/ESPM-RJ
  • Elaine Perdigão Programa de Mestrado em Avaliação da Fundação Cesgranrio.

DOI:

https://doi.org/10.22398/2525-2828.5136-17

Resumo

O presente artigo pretende analisar a experiência do consumo, representada na Moda, à luz das reflexões dos sociólogos Simmel e Bauman, no que tange ao individualismo e suas expressões no comportamento do consumidor e na lógica da produção, transformada nos últimos anos pelos empreendedores da Economia Criativa. A Moda, intimamente relacionada com os valores e os pensamen

tos de uma sociedade, se atualiza na contemporaneidade e, a reboque, práticas de consumo são ressignificadas em novas experiências individuais mais autorais e criativas. Neste contexto, com o fortalecimento da Economia Criativa em diversos países do mundo e aqui no Brasil, podemos perceber que muitos profissionais estão criando pequenos negócios que fazem a união entre “fazer o que se deve” e “fazer o que se gosta”. Empreendedores criativos ligados ao setor da Moda, por exemplo, estão idealizando empresas socialmente responsáveis, sustentáveis e que promovem a produção e o consumo conscientes. Esse é o caso de dois empreendimentos em São Paulo que, além de adotarem o upcycling como diferencial produtivo para gerar um impacto positivo no meio ambiente, praticam uma relação justa de trabalho e de valorização de suas costureiras. A abordagem metodológica utilizada no artigo é do tipo qualitativa com foco na revisão bibliográfica e pesquisa telematizada.

Biografia do Autor

Luiza Silva Calado, MPGEC/ESPM-RJ

Mestranda do Mestrado Profissional em Gestão de Economia Criativa (MPGEC) da ESPM-RJ. Participa como pesquisadora no Laboratório de Cidades Criativas (LCC/ESPM-RJ). E-mail: luizacalado@gmail.com. 

Elaine Perdigão, Programa de Mestrado em Avaliação da Fundação Cesgranrio.

Professora do Programa de Mestrado em Avaliação da Fundação Cesgranrio. Doutora em Ciências Sociais pela PUC Rio. E-mail: elaineperdigao@cesgranrio.org.br

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Publicado

2020-04-22

Edição

Seção

Dossiê CONSUMO e SOCIABILIDADES 2