Design de personagens e tecnologias digitais: exploração de processos colaborativos de desenvolvimento.

Autores

  • Ismael lito de brito lito Universidade Veiga de Almeida
  • Luiza Novaes Novaes Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.22398/2525-2828.6188-31

Resumo

Este artigo relata uma investigação realizada sobre formas de desenvolvimento de design de personagens utilizando tecnologias. O estudo estabelece uma relação entre técnicas tradicionais de desenho e de criação de personagens e técnicas de escultura 3D digital, que utilizam recursos tecnológicos, em um processo de design colaborativo. Foram realizados experimentos, a partir de uma abordagem de pesquisa através do designResearch through Design (RtD), a fim de contribuir com novos conhecimentos para a prática de projetos, e elaboradas considerações para o desenvolvimento de um método de ensino-aprendizagem e produção de design de personagens, utilizando tecnologias digitais em um processo de design colaborativo. Recursos como escaneamento 3D, retopologia, modelagem 3D e escultura digital, animação, impressão 3D e realidade virtual foram explorados.

Biografia do Autor

Ismael lito de brito lito, Universidade Veiga de Almeida

Ismael Lito - email: ismael.lito@gmail.com 
Mestre pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PPG Design PUC-Rio, Departamento de Artes & Design, Pós Graduação em Animação Digital pela UVA. Diretor do curta de animação “Paleolito” vencedor de 15 prêmios e indicado ao Grande Prêmio do Cinema Brasileiro.  Professor da UVA Universidade Veiga de Almeida, no Curso de Design Gráfico nas Disciplinas de: Modelagem 3D, Animação 3D, Efeitos Visuais, Animação de Personagem.

 

 

Luiza Novaes Novaes, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

Doutora em Design pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PPGDesign PUC-Rio; Mestre em Photography and Related Media pela School of Visual Arts, New York , USA. É professora do Departamento de Artes & Design da PUC-Rio, atuando na graduação e na pós-graduação em Design.

Referências

BOAVIDA, A. M. & PONTE, J. P. Investigação colaborativa: Potencialidades e problemas. In GTI (Org), Reflectir e investigar sobre a prática profissional (pp. 43-55). Lisboa: APM, 2002.

DOCTER, P. Geometry of Characters. Disponível em: https://www.youtube.com/ watch?v=i2tkCBFlXyc . Acesso em: 17 nov. 2019.

JENKINS, H. Cultura da Convergência. Tradução de Suzana Alexandria. São Paulo: Editora Aleph, 2008.

STAPPERS, P.; GIACCARDI, E. Research through Design. In: The Encyclopedia of Human-Computer Interaction. Disponível em: https://www.interaction-design.org/ literature/book/the-encyclopedia-of-human-computer-interaction-2nd-ed/research-through-design . Acesso em 17 nov. 2019

Downloads

Publicado

2021-12-18

Edição

Seção

Dossiê SEANIMA#2