Extensão e animação: mostra de filmes como incentivo ao processo de criação na disciplina de animação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22398/2525-2828.618211-222

Resumo

Neste artigo eu aprofundei um dos capítulos da minha tese de doutorado, A poesia insólita do cinema científico, defendida em agosto de 2020, na qual pesquisei o universo do cinema científico. Aqui, investigamos as maneiras como a linguagem do cinema de animação veicula ideias científicas, transmitindo conceitos complexos por meio de uma vasta gama de técnicas e materiais e apelando para uma narrativa acionada tanto pelo aspecto gráfico das imagens como pelas relações propostas na montagem cinematográfica. As sequências fotográficas, o desenho animado tradicional, os infográficos animados, as maquetes animadas, as incrustações sobre imagens previamente capturadas, a computação gráfica, a holografia e o motion capture são as formas de animação mais adotadas no campo das ciências. Por meio da observação de obras escolhidas, vamos apresentar aspectos do emprego das técnicas de animação em um panorama transdisciplinar, buscando identificar suas aplicações, seus limites e suas retóricas para compreender sua dimensão poética no tratamento de fenômenos naturais e de teorias abstratas.

Biografia do Autor

Flávio Gomes de Oliveira, Universidade Federal de Goiás

Doutor em Arte e Cultura Visual pela UFG, mestre em Cultura Visual, especialista em Arte Contemporânea e Educação e Patrimônio Cultura e Artístico, graduado em Artes Visuais com habilitação em Design Gráfico, professor e coordenador do Curso de Design Gráfico da Universidade Federal de Goiás, animador autônomo com algumas premiações, dentre elas, o de melhor curta metragem de animação no Grande Prêmio do Cinema Brasileiro de 2017 com o filme “Vida de Boneco”.

Referências

BLAIR, Preston. Cartoon Animation. California: Laguna Hills, 1994.

CÀMARA, Sergi. O Desenho Animado. Lisboa: Editorial Estampa, 2005.

FIELD, Syd. Manual do Roteiro. Rio de Janeiro: Objetiva, 14ª edição, 2001.

FEDEL, Luciane Maria,ULBRICHT, Vania Ribas, BATISTA, Claudia e VANZIN, Tarcísio. Gamificação na Educação, Editora Pimenta Cultural. 2014.

GAROFALO, Débora. Como as metodologias ativas favorecem o aprendizado. Revista Nova Escola, publicado em: https://novaescola.org.br/conteudo/11897/como-as-metodologias-ativas-favorecem-o-aprendizado, acesso em 10/08/2019. Publicado em 25 de Junho de 2018.

GIL, Antônio Carlos. Como Elaborar Projetos de Pesquisa. São Paulo: Atlas, 2002.

LIBÂNEO, José Carlos. Tendências pedagógicas na prática escolar. In: ________ . Democratização da Escola Pública – a pedagogia crítico-social dos conteúdos. São Paulo: Loyola, 1992. cap 1.

MARCHETI, Ana Flávia. Trajetória do Cinema de Animação no Brasil. São Paulo: Edição do autor, 2017.

MORÁN, José. Mudando a educação com metodologias ativas. Coleção Mídias Contemporâneas. Convergências Midiáticas, Educação e Cidadania: aproximações jovens. Vol. II. UEPG, 2015.

PURVES, Barry. Stop-motion. Porto Alegre: Bookman, 2011.

SHAW, Susannah. Stop-motion Craft Skills for Model Animation. Jordan Hill: Oxford, 2004.

Downloads

Publicado

2021-12-18

Edição

Seção

Dossiê SEANIMA#2