O stop motion enquanto linguagem para o ensino e divulgação dos objetivos do desenvolvimento sustentável

Lucina Reitenbach Viana, Marcia Maria Alves

Resumo


Este artigo discute a utilização do stop motion como linguagem para a inserção dos temas transversais de ensino em currículos de cursos superiores por meio da organização temática proposta pelos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável - ODS’s (ONU) e seu estudo, conforme propõe o projeto pedagógico do Curso de Design de Animação do UNICURITIBA, como parte integrante da ementa nas disciplinas semestrais de Projeto Integrador. No caso discutido, alunos do primeiro módulo trabalham a temática juntamente com o aprendizado do primeiro conjunto de técnicas de animação, as técnicas tatílicas, cujos resultados são expressos em stop motion. Tendo o estudo dos ODSs como ponto de partida, os alunos se organizam para a escolha temática e para a formulação de um projeto em animação que aborda um dos objetivos apontados pela ONU. Como resultados obtidos nos dados compilados, temos a experiência de produção tátil desenvolvida com o processo de produção artesanal da animação e também a ampliação da consciência e da responsabilidade social com projetos relacionados às causas sociais globais, atitude que perdura nos módulos seguintes quando não há mais a delimitação temática. Como considerações apresenta-se uma forma de inserção possível dos temas transversais através dessa linguagem e apontam-se  alguns indícios de que essa temática juntamente com a proposta pedagógica singular em que a aprendizagem autodirigida guia o processo de projeto desde seu início pode resultar em práticas críticas e reflexivas sobre os problemas sociais vigentes.

Texto completo:

PDF

Referências


BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais. Brasília: MEC/SEF, 1997.

CORRÊA, Taís Arthur et al. Uma Experiência Didática Através da Ferramenta Stop Motion para o Ensino de Modelos Atômicos. HOLOS, [S.l.], v. 6, p. 1-12, dez. 2020. ISSN 1807-1600. Disponível em: . Acesso em: 16 jun. 2021.

CULTURA e desenvolvimento no Brasil . UNESCO:. Disponível em: https://pt.unesco.org/fieldoffice/brasilia/expertise/culture-development-brazil Acesso em: 28/05/2021.

MORAIS, Danilo. Produção de animações em stop motion na aula de física: possibilidades de novas percepções / Danilo de Morais -- 2021. 104f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal de São Carlos, campus Sorocaba, Sorocaba

Nações Unidas. Org. Site. Disponível em: . Acesso em 26 de maio de 2019.

NEWBIGIN, John. A economia criativa: um guia introdutório. Reino Unido: Série Economia Criativa e Cultural do British Council ⁄ Publicada pelo British Council, 2010. ISBN 978-958-8575-30-8

NOGUEIRA, Luís. Manuais de Cinema II: Géneros Cinematográficos. Covilhã: LabCom Books, 2010.

ODSs. Site do governo brasileiro sobre os ODSs. Disponível em: . Acesso em: 30/05/202.

ONU. Disponível em: . Acesso em: 26/05/2021.

PURVES, Barry. Stop motion. (Trad.); NESTERIUK, Sérgio (Rev. téc.). . Porto Alegre: Bookman, 2011.

RODRIGUES, Ana Clara Lima; ALMEIDA, Verônica Eloi de; e ESPÍRITO SANTO, André Cotelli do. Stop Motion Como Suporte No Processo de Aprendizagem por meio das Mídias. Revista Carioca de Ciência, Tecnologia e Educação (online). Rio de Janeiro: v. 5, n.1, 2020.

TREVISAM, Elisaide; LEISTER, Margareth Anne; DICHER, Marilu. A transversalidade no ensino superior como via de reforma para uma educação ética e humanitária. Anais da Conferência Internacional Saberes para uma Cidadania planetária. 2016.

UNICURITIBA. Projeto Pedagógico do Curso de Design de Animação. Curitiba, 2017.

XXX.




DOI: http://dx.doi.org/10.22398/2525-2828.618253-275

A Revista está listada nos seguintes indexadores e repositórios:

LATINDEX: https://www.latindex.org

PORTAL DE PERIÓDICOS CAPES: http://www.periodicos.capes.gov.br

DOAJ - https://goo.gl/f862GM

Diadorim - Diretório de Políticas Editoriais das Revistas Científicas Brasileiras - http://diadorim.ibict.br/handle/1/1649

Sumarios.org - https://goo.gl/AJe9GY

LatinREV - Rede Latinoamericana de revistas acadêmicas do campo das ciências sociais e humanidades - http://flacso.org.ar/latinrev/ 

REDIB (Red Iberoamericana de Innovación y Conocimiento Científico) - https://www.redib.org/

____________

ESPM Rio
Rua do Rosário 90 - Centro - Rio de Janeiro - 20.041-002 - RJ
revistadcec-rj@espm.br
ISSN 2525-2828 

 

Licença Creative Commons

A Diálogo com a Economia Criativa está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.