Redes animadas: a coprodução nas séries de animação brasileiras

Autores

  • Natacha Stefanini Canesso UNIVERSIDADE FEDERAL DO OESTE DA BAHIA

DOI:

https://doi.org/10.22398/2525-2828.618276-291

Resumo

O objetivo deste artigo é apresentar o cenário da coprodução nas obras de animação seriada das produtoras independentes brasileiras que aprovaram projetos na Chamada Pública 2012 para produção de série de animação no Programa de Apoio ao Desenvolvimento do Audiovisual Brasileiro (Prodav 01/2012). A coprodução é analisada como um condicionante do mercado que dialoga com outros condicionantes presentes nos ambientes externo e interno das produtoras independentes brasileiras e que impacta nos processos criativos e decisórios dos profissionais envolvidos nos projetos e nos resultados obtidos com a obra. Kotler, Armstrong (2015); Kotler, Keller (2016) pautam o referencial teórico-metodológico da pesquisa qualitativa baseada em análise de matérias, reportagens e entrevistas, em observação participativa do mercado de animação e entrevistas com gestores das produtoras. As coproduções de obras de animação seriada que se tornaram referências no mercado brasileiro são resgatadas através de Gatti Junior, Gonçalves e Barbosa (2014) e complementadas com as experiências de outras nove produtoras investigadas. São apontados os objetivos, as características das coproduções e os diálogos estabelecidos com os canais fechados. Conclui-se que foram alcançados bons resultados em coprodução com as obras selecionadas na Chamada Pública Prodav 01/2012: os profissionais envolvidos se especializaram a partir dos diálogos com seus parceiros e as produtoras consolidaram seus negócios. Mas o atual contexto nacional de produção de animação seriada apresenta fragilidades para a manutenção de fluxo contínuo de produção, para o diálogo intermitente com canais e demais parceiros nacionais e internacionais e para a consolidação das redes de negócios.  

Biografia do Autor

Natacha Stefanini Canesso, UNIVERSIDADE FEDERAL DO OESTE DA BAHIA

Doutora em Comunicação e Cultura Contemporâneas (PósCom/UFBA0. Professora da Universidade Federal do Oeste da Bahia - Centro Multidisciplinar de Santa Maria da Vitória - no curso de Publicidade e Propaganda. Pesquisadora da animação brasileira e das políticas públicas culturais. Integrante do CP-Redes (Universidade Federal da Bahia/UFBA).

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Publicado

2021-12-18

Edição

Seção

Dossiê SEANIMA#2