Redes animadas: a coprodução nas séries de animação brasileiras

Natacha Stefanini Canesso

Resumo


O objetivo deste artigo é apresentar o cenário da coprodução nas obras de animação seriada das produtoras independentes brasileiras que aprovaram projetos na Chamada Pública 2012 para produção de série de animação no Programa de Apoio ao Desenvolvimento do Audiovisual Brasileiro (Prodav 01/2012). A coprodução é analisada como um condicionante do mercado que dialoga com outros condicionantes presentes nos ambientes externo e interno das produtoras independentes brasileiras e que impacta nos processos criativos e decisórios dos profissionais envolvidos nos projetos e nos resultados obtidos com a obra. Kotler, Armstrong (2015); Kotler, Keller (2016) pautam o referencial teórico-metodológico da pesquisa qualitativa baseada em análise de matérias, reportagens e entrevistas, em observação participativa do mercado de animação e entrevistas com gestores das produtoras. As coproduções de obras de animação seriada que se tornaram referências no mercado brasileiro são resgatadas através de Gatti Junior, Gonçalves e Barbosa (2014) e complementadas com as experiências de outras nove produtoras investigadas. São apontados os objetivos, as características das coproduções e os diálogos estabelecidos com os canais fechados. Conclui-se que foram alcançados bons resultados em coprodução com as obras selecionadas na Chamada Pública Prodav 01/2012: os profissionais envolvidos se especializaram a partir dos diálogos com seus parceiros e as produtoras consolidaram seus negócios. Mas o atual contexto nacional de produção de animação seriada apresenta fragilidades para a manutenção de fluxo contínuo de produção, para o diálogo intermitente com canais e demais parceiros nacionais e internacionais e para a consolidação das redes de negócios.  


Texto completo:

PDF

Referências


AJN. Agência Jovem de Notícias. Conheça a Birdo, produtora de animações brasileira. São Paulo, 02/05/2018. Disponível em: https://www.agenciajovem.org/wp/conheca-a-birdo-produtora-de-animacoes-brasileira/ Acesso em: 30 jun. 2018.

ANIMA MUNDI. JLEIVA CULTURA & ESPORTE. Mapeamento da Animação Brasileira. Disponível em: http://mapeamentoanimacao.com.br/ Acesso em: 03 ago.2019

ANIMATION MAGAZINE. Kid Glove Sends ‘Oswaldo’ Around the World. November 15, 2018. Disponível em https://www.animationmagazine.net/tv/kid-glove-sends-oswaldo-around-the-world/ Acesso em: 15 dez. 2018.

BRASIL. Agência Nacional do Cinema. Instrução Normativa nº 104 de 10 de julho de 2012. Dispõe sobre o Registro de Obra Audiovisual Não Publicitária Brasileira, a emissão de Certificado de Produto Brasileiro e dá outras providências. Disponível em: https://www.ancine.gov.br/pt-br/legislacao/instrucoes-normativas-consolidadas/instru-onormativa-n-104-de-10-de-julho-de-2012. Acesso em: 10 jan. 2018.

BRASIL. Agência Nacional do Cinema. Ministério da Cultura. Plano de Diretrizes e Metas para o Audiovisual: O BRASIL DE TODOS OS OLHARES PARA TODAS AS TELAS. Rio de Janeiro: Zit Gráfica e Editora, 2013. 182 p. Disponível em: https://issuu.com/ancine/docs/pdm-para-internet . Acesso em: 10 jan. 2016.

BRASIL. Agência Nacional do Cinema. Tire suas dúvidas sobre a Lei da TV Paga. Disponível em https://www.ancine.gov.br/pt-br/faq-lei-da-tv-paga . Acesso em 18 dez. 2018.

BRASIL. Centro Técnico Audiovisual (CTAv/SAV/MinC). Associação Amigos do Centro Técnico Audiovisual (AmiCTAv). Aonde Vamos com Tanta Animação. Filme Cultura. Rio de Janeiro, 2017. Disponível em http://revista.cultura.gov.br/wp-content/uploads/2017/06/Filme-Cultura-n.60.pdf Acesso em: 20 jan. 2018.

BRASIL. Lei nº 12.485, de 12 de setembro de 2011 de Dispõe sobre a comunicação audiovisual de acesso condicionado; altera a Medida Provisória no 2.228-1, de 6 de setembro de 2001, e as Leis nos 11.437, de 28 de dezembro de 2006, 5.070, de 7 de julho de 1966, 8.977, de 6 de janeiro de 1995, e 9.472, de 16 de julho de 1997; e dá outras providências. Presidência da República. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2011/lei/L12485.htm. Acesso em 18 dez. 2018.

BRAVI. Série animada de sucesso, ‘Oswaldo’, da Birdo Studio, terá distribuição internacional. 19/10/2018. Disponível em http://bravi.tv/serie-animada-de-sucesso-oswaldo-da-birdo-studio-tera-distribuicao-internacional/ Acesso em 18 dez. 2018.

BRDE/ANCINE/FSA. Chamada Pública BRDE/FSA PRODAV 01/2012. Disponível em http://www.brde.com.br/fsa/chamadas-publicas/producao/chamada-publica-brdefsa-prodav-012012/ Acesso em 18 dez. 2018.

ESTADÃO. “Pôneis Malditos” chega a 10 premiações. Website ‘Estadão’, 2011. Disponível em https://jornaldocarro.estadao.com.br/carros/poneis-malditos-chega-a-10-premiacoes/ Acesso em: 04 jul. 2018.

G1. Cineasta Otto Guerra entra para Academia de Hollywood: 'Achei que era pegadinha'. 01/07/2020. Disponível em https://g1.globo.com/rs/rio-grande-do-sul/noticia/2020/07/01/cineasta-otto-guerra-entra-para-academia-de-hollywood-achei-que-era-pegadinha.ghtml Acesso em: 07 jul. 2020.

G1. Mercado audiovisual cresce com Lei da TV Paga e recursos públicos. G1 Economia, São Paulo, 29/11/2016. Disponível em http://g1.globo.com/economia/midia-e-marketing/noticia/2016/11/mercado-audiovisual-cresce-com-lei-da-tv-paga-e-recursos-publicos.html Acesso em: 30 nov 2016.

GAMA, Marina Moreira da. A inserção dos países em desenvolvimento no mercado global de animação. Revista do BNDES, no. 42, dez, 2014. Disponível em: 10 https://web.bndes.gov.br/bib/jspui/bitstream/1408/2882/1/REVISTA_DO_BNDES_42_ final_BibliotecaDigital.pdf

GATTI JUNIOR, Wilian. GONCALVES, Marilson Alves. BARBOSA, Ana Paula Franco Paes Leme. UM ESTUDO EXPLORATÓRIO SOBRE A INDÚSTRIA BRASILEIRA DE ANIMAÇÃO PARA A TV. REAd. Rev. eletrôn. adm. (Porto Alegre), Porto Alegre, v. 20, n. 2, p. 461-495, Aug. 2014. Available from . Acesso em: 26 mar. 2018. https://doi.org/10.1590/1413-2311057201238250.

IBOPE. Animação brasileira é líder de audiência. O Debate. Maio, 2009. Disponível em https://www.odebate.com.br/na-tela/animacao-brasileira-e-lider-de-audiencia-26-05-2009.html . Acesso em: 05 abr. 2019.

KOTLER, Philip. ARMSTRONG, Gary. Princípios de Marketing. Ed. Pearson Education do Brasil. 15. ed. São Paulo, 2015.

KOTLER, Philip. KELLER, Kevin Lane. Administração de Marketing. Ed. Pearson Education do Brasil. São Paulo, 2016.

O GLOBO. Produção de seriados de animação brasileiros se firma com 30 novos projetos em curso. Julho, 2012. Disponível em https://oglobo.globo.com/cultura/producao-de-seriados-de-animacao-brasileiros-se-firma-com-30-novos-projetos-em-curso-5502416 Acesso em: 26 mar. 2018

QUANTA ACADEMIA. Canal Youtube. Dicas de storyboard com Paulo Muppet. Abril/2020. Disponível em https://www.youtube.com/watch?v=Ib-hhAYTtqU&t=2735s Acesso em 30 abr. 2020.

WEBSITE COMKIDS. Osmar. De HQ underground a série de TV. Novembro/2013. Disponível em https://comkids.com.br/osmar-de-hq-underground-a-serie-de-tv/ Acesso em 10 nov. 2018.




DOI: http://dx.doi.org/10.22398/2525-2828.618276-291

A Revista está listada nos seguintes indexadores e repositórios:

LATINDEX: https://www.latindex.org

PORTAL DE PERIÓDICOS CAPES: http://www.periodicos.capes.gov.br

DOAJ - https://goo.gl/f862GM

Diadorim - Diretório de Políticas Editoriais das Revistas Científicas Brasileiras - http://diadorim.ibict.br/handle/1/1649

Sumarios.org - https://goo.gl/AJe9GY

LatinREV - Rede Latinoamericana de revistas acadêmicas do campo das ciências sociais e humanidades - http://flacso.org.ar/latinrev/ 

REDIB (Red Iberoamericana de Innovación y Conocimiento Científico) - https://www.redib.org/

____________

ESPM Rio
Rua do Rosário 90 - Centro - Rio de Janeiro - 20.041-002 - RJ
revistadcec-rj@espm.br
ISSN 2525-2828 

 

Licença Creative Commons

A Diálogo com a Economia Criativa está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.