A animação como meio de representação da memória: lembranças afetivas e políticas

Autores

  • Jennifer Jane Serra USP/ECA - Departamento de Jornalismo e Editoração. Programa de Pós-Graduação em Meios e Processos Audiovisuais.

DOI:

https://doi.org/10.22398/2525-2828.618292-304

Resumo

Este trabalho tem como proposta apresentar uma reflexão sobre as relações entre memória e animação a partir da análise de duasproduções: odocumentário brasileiroLembranças do trem das Onze(Rogério Nunes, 2008) mescla animação e live actione tematiza a memória individual sobre o passado da cidade a partir deum meio de transporte, tomando as memórias individuais como algo que precisa ser documentado, compartilhado e preservado, isto é, explorando essas memóriasenquanto um patrimônio; A série Trazos de Memoria, realizada em 2012 e 2016, por sua vez, é uma produção coletiva chilena de ilustrações animadas criadas a partir de testemunhos recolhidos pelo projeto “Londres 38”, que transformou em espaço de memória um dos centros de detenção, tortura e extermínio do governo Pinochet, um projeto que está conectado com a documentação e o resgate de memórias políticas sobre as ditaduras na América Latina e aborda a memória enquanto uma arma de resistência a processos de silenciamento e apagamento político. Essas produções estão inseridas em um conjunto de filmes animados brasileiros e latino-americanos que estabelecem relações entre os estudos de memória e de animação e que operam processos de subjetivação de eventos passados, assim como, estão associados com uma revisão da história, sobretudo política, dos países latinos.

Biografia do Autor

Jennifer Jane Serra, USP/ECA - Departamento de Jornalismo e Editoração. Programa de Pós-Graduação em Meios e Processos Audiovisuais.

Pós-doutoranda da Universidade de São Paulo - USP junto ao Departamento de Jornalismo e Editoração da ECA - Escola de Comunicações e Artes. Atualmente pesquisa a animação de não ficção, especialmente o documentário animado, e suas relações com os estudos de memória e crítica midiática. 

Downloads

Publicado

2021-12-18

Edição

Seção

Dossiê SEANIMA#2