Editorial

Autores

  • Gabriel Filipe Santiago Cruz UFF
  • Leonardo Marques de Abreu ESPM-Rio
  • Raphael Argento de Souza Instituto Federal Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.22398/2525-2828.6185-7

Resumo

Este Dossiê é o segundo número exclusivo da revista Diálogo que busca reunir vários dos trabalhos realizados pelo Seminário Brasileiro de Estudos em Animação (SeAnima). Nesta edição estão reunidos 16 trabalhos que foram apresentados na segunda e terceira edições do evento que foram realizados respectivamente nos anos de 2019 e 2020.

Biografia do Autor

Gabriel Filipe Santiago Cruz, UFF

Design

Leonardo Marques de Abreu, ESPM-Rio

Mestre e doutor em Design pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Pesquisador de Ergonomia, na área de Interação Humano Computador (IHC). Articulista em vários congressos de IHC e autor de capítulos sobre tecnologia em livros. É professor da graduação e pós graduação e coordenador do curso de Design da Escola Superior de Propaganda e Marketing do Rio de Janeiro (ESPM Rio). Também é professor e membro do LAB3i, um dos laboratórios do Mestrado Profissional em Gestão da Economia Criativa da ESPM Rio.

Raphael Argento de Souza, Instituto Federal Rio de Janeiro

Doutor em Design pela Escola Superior de Desenho Industrial da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (ESDI/UERJ), com pesquisa na linha de Design e Tecnologia, sobre o tema de Captura de Movimentos e Animação de Personagens. Em sua pesquisa desenvolveu um algoritmo em C# para cartunizar movimentos reais advindos de equipamentos de motion capture. Possui mestrado em Design pela Esdi/UERJ (2009), graduação em Desenho Industrial Programação Visual pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2006). Diploma em Digital Character Animation (2010) pela Vancouver Film School, no Canadá. Atualmente é professor do campus Mesquita do Instituto Federal Rio de Janeiro, onde atua também como pesquisador e coordenador de pesquisa e inovação. De 2013 a 2016 foi coordenador e professor do curso de Design Gráfico da Universidade Veiga de Almeida (Campus Tijuca). Tem experiência na área de Desenho Industrial, com ênfase em Programação Visual, atuando principalmente nos seguintes temas: motion graphics, realidade virtual, modelagem 3D, VRML, televisão, telejornalismo, animação 3D e animação de personagens e infografia em vídeo. De 2013 a 2016 coordenou a Graduação Tecnológica em Design Gráfico da Universidade Veiga de Almeida. Desde 2010 a 2016 lecionou Animação de Personagens, Animação 3D e disciplinas relacionadas ao audiovisual e à animação. De 2012 a 2014 coordenou a Pós-Graduação em Animação 3D e Edição Digital de Vídeo do Instituto Infnet. De 2004 a 2010 trabalhou na TV Globo, criando infográficos animados para os seguintes produtos televisivos: Jornal Nacional, RJTV, Jornal da Globo e Fantástico. Participou da produção de arte para os seguintes eventos: Eleições 2006 e 2008, Pan-Americano 2007, Olimpíadas 2008. Criou animações para o Jornal da Globo e o Fantástico.

Downloads

Publicado

2021-12-18

Edição

Seção

Editorial