O processo de institucionalização da economia criativa no Brasil

Autores

  • Paula Cristiane Gianini Reis Universidade do Estado de Santa Catarina – UDESC
  • Mauricio C. Serafim Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC http://orcid.org/0000-0002-4852-5119
  • Daniel Moraes Pinheiro Universidade do Estado de Santa Catarina – UDESC
  • Graziela Dias Alperstedt Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC

DOI:

https://doi.org/10.22398/2525-2828.2452-73

Resumo

Este artigo objetiva compreender o processo de institucionalização do conceito de economia criativa no âmbito do governo federal, da sociedade civil e das universidades no Brasil. A pesquisa baseia-se na teoria da institucionalização proposta por Tolbert e Zucker (2007) e apoiou-se na definição de um conjunto de indicadores. A coleta de dados foi realizada nas bases de dados dos sites do Governo Federal, CAPES, CNPQ, Observatórios de Economia Criativa (OBECs), Ministério da Cultura e de organizações da sociedade civil. Os resultados da pesquisa mostraram que o processo de institucionalização da economia criativa avançou consideravelmente após o Plano da Secretaria da Economia Criativa no âmbito do Governo Federal e da sociedade civil. Por outro lado, os resultados dos indicadores das Universidades mostraram uma queda na sua taxa de crescimento.

Biografia do Autor

Paula Cristiane Gianini Reis, Universidade do Estado de Santa Catarina – UDESC

Pesquisadora voluntária.

Mauricio C. Serafim, Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC

Professor e pesquisador no Departamento de Administração Pública e no Programa de Pós-Graduação em Administração da ESAG/UDESC

Daniel Moraes Pinheiro, Universidade do Estado de Santa Catarina – UDESC

Professor e pesquisador no Departamento de Administração Pública da ESAG/UDESC

Graziela Dias Alperstedt, Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC

Professora e pesquisadora no Departamento de Administração Empresarial e no Programa de Pós-Graduação em Administração da ESAG/UDESC

Referências

ARMANI, Domingos J. Como elaborar projetos? Guia prático para elaboração de projetos sociais. Porto Alegre: Tomo, 2006.

BENDASSOLLI, Pedro F.; CUNHA, Miguel P. e; KIRSCHBAUM, Charles; WOOD JR., Thomas. Indústrias criativas: definição, limites e possibilidades. Revista de Administração de Empresas, v. 49, n. 1, p. 10‐18, 2009. Disponível em:

BERGER, Peter L.; LUCKMANN, Thomas. A construção social da realidade. Petrópolis: Vozes, 2003.

CAIADO, Aurílio S. C. (Coord.). Economia Criativa na cidade de São Paulo: Diagnóstico e potencialidade. São Paulo: FUNDAP, 2011.

COHEN, Ernesto; FRANCO, Rolando. Avaliação de projetos sociais. 7. ed. Petrópolis: Vozes, 2007.

CONSELHO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO CIENTÍFICO E TECNÓLOGICO (CNPq). Diretório dos Grupos de Pesquisas. Disponível em: <http://lattes.cnpq.br/web/dgp/>

DIMAGGIO, Paul. J.; POWELL, Walter W. Jaula de ferro revisitada: isomorfismo institucional e racionalidade coletiva nos campos organizacionais. In: CALDAS, Miguel P.; BERTERO, Carlos O. (orgs.). Teoria das Organizações. São Paulo: Atlas, 2007.

DUISENBERG, Edna dos S. A Economia Criativa: Uma opção de desenvolvimento viável? In: REIS, A. C. F (org.). Economia criativa como estratégia de desenvolvimento: uma visão dos países em desenvolvimento. São Paulo: Itaú Cultural, 2008.

GIL, Marisa A. Criatividade dá Dinheiro. Pequenas Empresas, Grandes Negócios. São Paulo: Editora Globo, 2012.

HALL, Richard. H. Organizações: estruturas, processos e resultados. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2004.

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA (IBGE). Sistema de Informações e Indicadores Culturais. Disponível em: <http://www.cultura.gov.br/sistema-nacional-de-informacoes-e-indicadores-culturais-sniic->. Acessado em 7 set, 2013.

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA (IBGE). Sistema de Informações e Indicadores Culturais. Disponível em: <http://www.ibge.gov.br/home/estatistica/populacao/indic_culturais/2003/>. Acessado em 14 set, 2013.

INSTITUTO DE PESQUISA ECONÔMICA APLICADA (IPEA). Panorama da Economia Criativa no Brasil. Disponível em: <http://www.ipea.gov.br/portal/images/stories/PDFs/TDs/td_1880.pdf>. Acessado em 17 set, 2013.

MINISTERIO DA CULTURA. Plano da Secretaria da Economia Criativa: Política, diretrizes e ações 2011-2014. Brasília, 2011.

MINTZBERG, Henry. Criando organizações eficazes: estruturas em cinco configurações. São Paulo: Atlas, 2003.

MACHADO-DA-SILVA, Clóvis L.; GUARIDO FILHO, Edson R.; ROSSONI, Luciano. Campos Organizacionais: Seis diferentes leituras e a perspectiva de estruturação. Revista de Administração Contemporânea, Edição especial, p. 159-196, 2006.

MIGUEZ, Paulo. Repertório de fontes sobre Economia Criativa. Universidade Federal do Recôncavo da Bahia. CULT (Centro de Estudos Multidisciplinares em Cultura), Salvador, 2007.

MELITO, Adolfo M. A economia criativa. In: Plano da Secretaria de Economia Criativa. Ministério da Cultura. 2011. Disponível em <http://goo.gl/oIMGAN>. Acessado em 17 set, 2013.

PALADINI, Edson P. Avaliação estratégica da qualidade. São Paulo: Atlas, 2002.

REIS, Ana C. F. Economia Criativa Como Estratégia de Desenvolvimento: Uma visão dos países em desenvolvimento. São Paulo: Itaú Cultural, 2008.

SANTOS, E. D. Creative Economy: Report 2008. Disponível em: <http://goo.gl/FMU6P4>. Acessado em 20 de maio, 2013.

SISTEMA FIRJAN. Indústria Criativa: Mapeamento da Indústria Criativa no Brasil. Rio de Janeiro: SESI/SENAI, 2011. Disponível em: <http://www.firjan.org.br/EconomiaCriativa/VersaoImpressa/index.html#/12-13/zoomed>. Acessado em 17 maio, 2013.

SISTEMA INTEGRADO CAPES (SiCAPES). Listagem QUALIS. Disponível em: <http://qualis.capes.gov.br/webqualis/principal.seam>.

UNCTAD. Conferência das Nações Unidas para o Comércio e o Desenvolvimento. Disponível em: <http://unctad.org/en/docs/ditctab20103_en.pdf>. Acessado em 28 maio, 2013.

UNCTAD. Conferência das Nações Unidas para o Comércio e o Desenvolvimento. Disponível em: <http://unctad.org/en/Pages/Home.aspx>. Acessado em 28 maio, 2013.

UNCTAD. Relatório de Economia Criativa. Economia Criativa: Uma opção de desenvolvimento viável. Disponível em: <http://www2.cultura.gov.br/economiacriativa/wp-content/uploads/2013/06/relatorioUNCTAD2010Port.pdf>. Acessado em 28 maio, 2013.

UNCTAD. Creative Economy Report 2008. Disponível: <http://unctad.org/en/Docs/ditc20082ceroverview_en.pdf>. Acessado em 28 maio, 2013.

TOLBERT, Pámela S.; ZUCKER, Lynne G. A Institucionalização da Teoria Institucional. In: CLEGG, Stewart; HARDY, Cynthia; NORD, Walter R. (Orgs.). CALDAS, M.; FACHIN, R.; FISCHER, T. (Orgs. brasileiros) Handbook de Estudos Organizacionais, modelos de análise e novas questões em estudos organizacionais. Vol. 1. São Paulo: Atlas, 2007.

WACHOWICZ, M. A construção de um marco regulatório para a economia criativa no Brasil. In: Plano da Secretaria de Economia Criativa. Ministério da Cultura. 2011. Disponível em <http://goo.gl/oIMGAN>. Acessado em 17 set, 2013.

WEISS, Carol H. Evaluation. 2. ed. Upper Saddle River: Prentice-Hall, 1998.

ZAPPELLINI, Marcello. Metodologias de Avaliação de Serviços Públicos. Material didático: Indicadores. ESAG/UDESC, Florianópolis, 2013.

Downloads

Publicado

2017-05-04

Edição

Seção

Artigos