Barreiras organizacionais à inovação: um estudo para identificar os fatores que desestimulam o ímpeto inovador das empresas

Autores

  • Ana Beatriz Gomes de Mello Moraes IBMEC
  • Maria Fernanda Prestes de Moraes IBMEC

DOI:

https://doi.org/10.22398/2525-2828.246-25

Resumo

As empresas contemporâneas preocupam-se cada vez mais com a inovação por entenderem ser esta a base dos ganhos de competitividade e de diferenciação. No entanto, existem fatores internos que agem como barreiras à inovação, dificultando o desenvolvimento de novos processos e produtos. Assim, mesmo que eficientes modelos de gestão da inovação existam, todo o entorno pode minar os esforços, caso as barreiras não sejam identificadas e tratadas. Este trabalho tem como objetivo analisar e identificar barreiras organizacionais à inovação mais frequentes dentro das empresas, por meio de um estudo qualitativo exploratório realizado com profissionais e especialistas atuantes na área. O estudo foi feito a partir de entrevistas diretas com profissionais de seis empresas consideradas inovadoras. O tratamento dos dados seguiu a análise de conteúdo proposta por Bardin (1977). Os resultados apontaram diversos fatores organizacionais que podem restringir o desenvolvimento de inovações nas empresas, apontando para futuras pesquisas que investiguem os fatores externos que agem como barreiras à inovação.

Biografia do Autor

Ana Beatriz Gomes de Mello Moraes, IBMEC

Economista, possui doutorado em Gestão da Inovação pela UFRJ (2010) e mestrado em Administração pela UFF (1999). De 2009 a 2011 atuou junto ao terceiro setor em acompanhamento e controle de projetos governamentais. Possui experiência nas áreas de Administração (gestão de operações de atividades de serviços e estratégia, gestão no terceiro setor) e de Economia (organização industrial e
estudos industriais), atuando principalmente nos seguintes temas: inovação, comportamento empresarial orientado para inovação, estratégias empresariais (competição e estruturação de empresas em crescimento).
Atualmente, é professora do mestrado e da graduação e coordenadora de curso de graduação no Ibemc – Rio de Janeiro

Maria Fernanda Prestes de Moraes, IBMEC

Administradora, mestre em Administração pelo Ibmec – Rio de Janeiro. Atuou na área de marketing da L’óreal e, atualmente, trabalha com metodologias de apoio e suporte à inovação em startups.

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Publicado

2017-05-04

Edição

Seção

Artigos