https://dialogo.espm.br/revistadcec-rj/issue/feedDiálogo com a Economia Criativa2024-09-16T20:48:38-03:00Revista Diálogo com a Economia Criativarevistadcec-rj@espm.brOpen Journal SystemsDiálogo com a economia criativahttps://dialogo.espm.br/revistadcec-rj/article/view/534Editorial Dossiê Design como produção social2024-08-02T09:52:44-03:00Joana Martins Continojoana.contino@espm.brFabiana Oliveira Heinrichfabianaheinrich@eba.ufrj.br2024-09-16T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Joana Martins Continohttps://dialogo.espm.br/revistadcec-rj/article/view/535Sobre a capa #262024-08-02T16:02:38-03:00Isabella Vicente Perrottaiperrotta@espm.brCarolina Aranha Guimarães Oliveiracarolina.aranha99@gmail.com<p>Sobre a Capa #26.</p>2024-09-16T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Isabella Vicente Perrotta, Carolina Aranha Guimarães Oliveirahttps://dialogo.espm.br/revistadcec-rj/article/view/515Estéticas capilares negras do Rio de Janeiro: por uma abordagem política das estéticas corporais periféricas2024-03-26T10:51:46-03:00Cristiany dos Santoscristianyd09@gmail.comDaniela Novellidaniela.novelli@udesc.brLucas da Rosa lucas.rosa@udesc.brIcléia Silveira icleia.silveira@udesc.br<p style="font-weight: 400;">O presente artigo buscou identificar a construção política em torno das estéticas capilares do loiro pivete e do reflexo alinhado enquanto tendências de estilo masculina a partir das visualidades negras contemporâneas das periferias do Rio de Janeiro. Para tanto, lança mão de uma pesquisa básica, com abordagem cultural construtivista, para analisar descritiva e qualitativamente essas estéticas por meio de levantamentos bibliográfico e documental (matérias jornalísticas de sites, canais virtuais e perfis do Instagram). Os resultados obtidos apontam a relevância simbólica e sociocultural dessas visualidades no processo histórico contemporâneo de empoderamento das comunidades cariocas pelo viés da moda — seja pelas táticas da descontração de jovens periféri-cos, seja pelas táticas de redefinição da apropriação da identidade negra em lugares hegemonica-mente legitimados pelo ethos da branquidade.</p>2024-09-16T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Cristiany dos Santos, Daniela Novelli, Lucas da Rosa , Icléia Silveira https://dialogo.espm.br/revistadcec-rj/article/view/496O design thinking como inspiração para interpretar o imaginário da identidade estética da moda gaúcha2024-04-11T09:31:08-03:00Milena Cheruttimcherutti@hotmail.comCristiano Max Pereira Pinheiromaxrs@feevale.br<p>Criar consiste em um ato que possibilita a competência de compreender, além da aptidão em relacionar, caracterizar, compor e significar. Dessa maneira, esta pesquisa propôs um estudo acerca do imaginário da identidade estética gaúcha urbana e contemporânea, na perspectiva da indústria criativa, por meio de um workshop de cocriação, abalizado nos processos de design thinking. A compreensão da identidade estética da moda gaúcha e sua interpretação conforme o contexto social são elementos centrais deste estudo, cujo objetivo geral é coletar informações e dados locais sobre a identidade estética da moda gaúcha, utilizando-as como policies para o desenvolvimento de elementos de estilo para uma coleção de moda autoral. Como metodologia, utilizaram-se uma pesquisa bibliográfica e também uma pesquisa de campo, conduzida de forma qualitativa e descritiva. Com base nos conceitos abordados, tornou-se possível validar a abordagem teórica dos conceitos concebidos durante o workshop de cocriação como inspiração para o desenvolvimento da cartela de cores, modelagens, cortes e estética, escolha de materiais (aviamentos e tecidos), buscando a identificação do público-alvo.</p>2024-09-16T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Milena Cherutti, Cristiano Max Pereira Pinheirohttps://dialogo.espm.br/revistadcec-rj/article/view/513Distrito criativo em lã: relato de experiência aproximando design e artesanato2024-03-01T13:56:45-03:00Carolina Iuva de Mellocarolinaiuva@gmail.comAna Gabriela de Freitas Saccol ana.saccol@ufsm.brDanielle Neugebauer Williedanielle.wille@ufsm.brPaola Cargnelutti Bariquelopaola.bariquelo@acad.ufsm.brStephanie Nunes Goulartstephanie.goulart@acad.ufsm.br<p>O presente trabalho propõe reflexões com base no relato de experiência estabelecido na aproximação entre dois projetos de extensão, Ateliê de Tecelagem e Design, Identidade e Território, desenvolvidos na Universidade Federal de Santa Maria, com o objetivo de estimular a valorização identitária do território de Santa Maria (RS), mais especificamente do Distrito Criativo Centro-Gare. Levando-se em consideração as características locais de manufatura, o potencial iconográfico do território e os segmentos de mercado a serem atingidos, foram cocriados artefatos em lã ovina para serem comercializados como suvenires identitários. Também foram propostos materiais gráficos de divulgação, como cartazes e cartões, para reforçar a vinculação territorial dos produtos. As ações práticas seguiram as etapas da pesquisa-ação, enquanto o artigo, qualitativo em sua natureza, é exploratório em termos de objetivos, buscando promover uma compreensão mais profunda do tema. Por fim, ao reconhecer a criatividade como um fator estratégico para o desenvolvimento dos territórios, compreendemos que o design e o artesanato desempenham um papel de destaque na consolidação e dinamização dos distritos criativos. Nesse sentido, enfatiza-se a importância de iniciativas que promovam a interação e ambientes de cocriação entre diferentes atores da economia criativa, especialmente designers e artesãos.</p>2024-09-16T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Carolina Iuva de Mello, Ana Gabriela de Freitas Saccol , Danielle Neugebauer Willie, Paola Cargnelutti Bariquelo, Stephanie Nunes Goularthttps://dialogo.espm.br/revistadcec-rj/article/view/497Gostos e valores no artesanato: relações imbricadas2024-03-18T21:42:48-03:00Miguel de Araujo Lopesgcmiguelaraujo@gmail.comClaudia Mourthéclaudiamourthe@eba.ufrj.brRaquel Ponteraquelponte@eba.ufrj.br<p>A presente pesquisa teve como finalidade compreender os vínculos existentes entre gosto, valore suas relações com o artesanato produzido em cerâmica no norte do estado do Rio de Janeiro,mais especificamente na cidade de Campos dos Goytacazes, identificando as percepções latentesacerca do consumo desse produto por parte da população local. Como processo metodológico, ainvestigação foi orientada pela abordagem qualitativa, e, a fim de responder aos objetivos da pesquisa, o instrumento de coleta de dados consistiu na elaboração e aplicação de entrevistas. Ao fimda pesquisa, pudemos averiguar que o público pesquisado compreende os gostos e valores em relação ao artesanato levando em consideração as mais diferentes perspectivas, principalmente suassubjetividades. A diversidade das respostas possibilitou observar percepções e lacunas existentesna oferta e no consumo de produtos em cerâmica e apontou para futuras demandas de pesquisa.</p>2024-09-16T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Miguel de Araujo Lopes, Claudia Mourthé, Raquel Pontehttps://dialogo.espm.br/revistadcec-rj/article/view/498Histórias sobre design, fotografia e arte na cultura visual contemporânea 2024-04-08T17:25:11-03:00Rafael Frotarafaelfrota@gmail.comJofre Silvajofre@eba.ufrj.br<p class="P" style="text-indent: 0cm; line-height: normal;">Este artigo investiga as relações técnicas, estéticas e históricas entre o design, a fotografia e as artes visuais, propondo a compreensão dessas disciplinas não como campos autônomos do conhecimento, e sim expressões intrinsecamente conectadas, cujas influências mútuas contribuem para a compreensão de elementos da cultura visual. Ao adotar uma perspectiva fundamentada no pensamento de Michel Foucault, o texto destaca, também, como a dinâmica entre os saberes, os poderes e os processos de subjetivação permeiam a criação imagética e fomentam movimentos de resistência — que, para o autor, são forças propulsoras para a inovação e para a originalidade. A interseção entre esses campos, permeada pela interdisciplinaridade, revela um panorama com-plexo e dinâmico, em que os limites entre as práticas criativas se diluem e, com isso, abrem espaço para novas abordagens e interpretações que alimentam o tecido cultural contemporâneo.</p>2024-09-16T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Rafael Frota, Jofre Silvahttps://dialogo.espm.br/revistadcec-rj/article/view/510A construção de um ethos moderno no Rio de Janeiro: revistas ilustradas e objetos publicizados2024-04-15T16:06:42-03:00Melba Santos Porter de Souza Santos Porter de Souzamelbaporter@hotmail.comTatiana Siciliano tatiana.sicilianopuc@gmail.com<p>Por meio da análise de objetos e aparatos tecnológicos publicizados em propagandas da Kósmos, revista ilustrada e importante suporte documental dos primeiros anos do século XX, este artigo buscou alcançar entendimento sobre como a sociedade carioca assimilou a modernização da Capital Federal, que efeitos produziu a interação com carros, com bondes elétricos, máquinas pe-sadas e outros modernismos que iam além das de ordem urbana, representados na imprensa da época. Para o estudo, foram analisadas todas as edições dos seis anos de publicação do impressoperiódico. Como demonstrado no estudo, a hipótese é que, como “janelas” para o entendimentoda cultura moderna, os aparatos tecnológicos e outros objetos publicizados nas páginas da imprensa trouxeram mais que revelações de como se deu a reconfiguração do espaço público, das novas formas de ver e ser na relação com a modernidade. Com simbologias próprias, auxiliaram na aspiração e na construção de um novo valor moral, seu caráter e um novo estilo de vida paraos cariocas.</p>2024-09-16T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Melba Santos Porter de Souza Santos Porter de Souza, https://dialogo.espm.br/revistadcec-rj/article/view/505Antagonismos no discurso sobre o design da experiência do usuário em empresas plataforma2024-04-15T16:03:56-03:00Ana Carolina Ribeiro Ferreira da Costaana.ferreira.costa@alumni.usp.brLeandro Manuel Reis Vellosoleandrovelloso@usp.br<p>Este artigo investiga a complexa atuação do design no desenvolvimento de interfaces digitais dentro de empresas plataformas, considerando as influências do capitalismo tardio e dos discursos associados à prática do UX Design. A partir de entrevistas em profundidade com 18 designers profissionais que atuam em empresas plataformas, identificou-se como resultados duas atitudes predominantes na prática profissional: a Atitude Idealista, focada no bem-estar dos usuários, e a Atitude Pragmática, alinhada ao sistema capitalista. A discussão enfatiza as várias contradições entre o discurso pró-usuário e as práticas que visam atender às necessidades comerciais das empresas. Observaram-se os impactos do design sob duas perspectivas: o discurso do impacto positivo na vida dos usuários e a validação pelos resultados comerciais. Destaca-se também uma tensão existente entre os propósitos proclamados pelos designers e a realidade dos ganhos para os usuários, revelando a ideia de “propósito” como uma estratégia retórica das empresas para gerenciar tanto sua reputação quanto o trabalho de seus contratados. Por fim, aponta-se para a incoerência intrínseca à prática do design nas empresas plataformas, e questiona-se a posição do design como agente de transformação social diante das dualidades de objetivos aos quais tenta responder.</p>2024-09-16T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Ana Carolina Ribeiro Ferreira da Costa, Leandro Vellosohttps://dialogo.espm.br/revistadcec-rj/article/view/504Confinamento digital: sobre a opressão oculta nas interfaces digitais2024-04-16T15:45:33-03:00mario fontanivemariofff@gmail.com<p>Este ensaio pretende mostrar um caminho que vai da escravidão, à qual foram sujeitos muitos trabalhadores desde antes da Revolução Industrial, passando pela Revolução Industrial, quando a violência a que eram submetidos os escravizados foi transferida para uma forma alienada do trabalho, até chegar às tecnologias digitais atuais. Propõe que os dispositivos tecnológicos digitais incorporaram estruturas alienantes advindas das antigas formas de submissão do trabalhador. O texto inicia falando sobre como as sofisticadas tecnologias atuais são desenvolvidas para resolver demandas que não têm ligação com as reais necessidades de grande parte da população e finaliza discorrendo sobre como uma nova forma de atenção para com populações marginalizadas pode incitar práticas emancipadoras.</p>2024-09-16T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 mario fontanivehttps://dialogo.espm.br/revistadcec-rj/article/view/511As Casas Comunais do Alto do Rio Negro: uma contribuição de IA por meio de Stable Diffusion para a preservação do patrimônio cultural brasileiro.2024-04-08T10:38:00-03:00Silvio Lasmar Santossilviolasmar96@gmail.comMarcos Paulo Ceretomcereto@ufam.edu.brLúcio Tiago Maurilo Torreslucio.torres@ufam.edu.br<p><span style="font-weight: 400;">Este estudo explora a aplicação de Inteligência Artificial (IA) generativa na reimaginação e preservação digital de casas comunais indígenas do Noroeste Amazônico. Ao discutir o potencial transformador das tecnologias de IA para interpretar e salvaguardar este patrimônio cultural material insubstituível, a pesquisa destaca o papel intrínseco destas construções como núcleos de vida comunitária, social e espiritual nos povos indígenas. Através da análise de um acervo fotográfico, a pesquisa visa a conservação digital e a investigação de novas formas arquitetônicas com a busca de uma ponte entre tradição e inovação. Este estudo, ao empregar IA generativa, abre novos horizontes para a compreensão e reinterpretação da arquitetura e cultura indígenas, demonstrando o potencial dessa tecnologia como possível ferramenta para a preservação e celebração do patrimônio arquitetônico mundial. As imagens resultantes evidenciam a capacidade da IA de gerar representações visuais que capturam a essência formal das malocas, com percepções para futuras pesquisas e aplicações práticas em patrimônio cultural material.</span></p>2024-10-31T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Silvio Lasmar Santos, Marcos Paulo Cereto, Lúcio Tiago Maurilo Torreshttps://dialogo.espm.br/revistadcec-rj/article/view/517 Impressão 3D para Inovação Social: análise de estudos de caso sob a ótica do Design para a definição de diretrizes2024-03-18T21:40:51-03:00José Victor dos Santos Araújovictoraraujoreal@gmail.comPablo Marcel de Arruda Torrespablo@design.ufcg.edu.br<p>O presente trabalho é derivado de uma pesquisa que estabelece a relação entre Manufatura Aditiva (AM) e Inovação Social, sob a perspectiva do Design, e objetivou propor diretrizes para inserir a impressão 3D em projetos/negócios socialmente benéficos, especialmente em comunidades interioranas. É caracterizada como de natureza aplicada, de abordagem qualitativa, exploratória quanto aos objetivos e bibliográfica. Seus procedimentos incluem estudos de caso, sendo estes múltiplos, selecionados por gerarem produtos impressos em 3D e causarem impacto social em de-terminado contexto, que são apresentados e analisados, bem como pesquisa documental. Como resultados preliminares, verificou-se o avanço da indústria AM, a crescente de protótipos impressos em 3D, o aumento de demandas referentes ao codesign, a presença do Design nos casos anal-isados e a ênfase em contextos desfavorecidos.</p>2024-09-16T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 José Victor dos Santos Araújo, Pablo Marcel de Arruda Torres