https://dialogo.espm.br/revistadcec-rj/issue/feed Diálogo com a Economia Criativa 2023-05-11T00:00:00-03:00 Revista Diálogo com a Economia Criativa revistadcec-rj@espm.br Open Journal Systems Diálogo com a economia criativa https://dialogo.espm.br/revistadcec-rj/article/view/433 A moda e as encruzilhadas: um ensaio teórico-metodológico 2022-09-12T15:28:48-03:00 Carla Costa cah.costa84@gmail.com Carolina Casarin carolinacasarin7@gmail.com Heloisa Santos heloisahosantos@gmail.com João Dalla Rosa Júnior joaodrjr@gmail.com Michelle Medrado mi@mimedrado.com.br <p>O objetivo deste artigo é apresentar um ensaio sobre os passos teórico-metodológicos para empreender o giro decolonial nas pesquisas de/em moda. Partindo de abordagens pluridisciplinares, o texto explora dois conceitos: retrocesso social em moda e rasgo em moda, de modo a demonstrar as primeiras etapas que a prática do método do cruzo exige no âmbito da pesquisa. Como conceito, a encruzilhada é empregada em sua função política e epistemológica, direcionando a proposta teórico-metodológico à transgressão dos cânones ocidentais e colônias que ainda operam nos estudos de moda. À encruzilhada, é associada a metáfora do desenho e da bobina da máquina de costura, o que permite ampliar o pensamento das engrenagens da moda e, assim, operar o giro decolonial.</p> 2023-05-11T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2023 Carla Costa, Carolina Casarin, Heloisa Santos, João Dalla Rosa Júnior, Michelle Medrado https://dialogo.espm.br/revistadcec-rj/article/view/429 Ecomoda e o Rio de Janeiro (RJ) como cenário para ações de design em grupos de artesanato e costura na contemporaneidade 2022-09-13T08:36:06-03:00 Bárbara de Oliveira e Cruz barbaradeoliveiraecruz@gmail.com Rita Maria de Souza Couto ricouto@puc-rio.br Roberta Portas robertaportas@puc-rio.br <p>Na busca de produções alternativas e locais para artigos de moda com engajamento social, o pre-sente artigo propõe uma reflexão sobre o desenvolvimento do espaço urbano do Rio de Janeiro (RJ), a fim de entendê-lo como cenário para ações de design em grupos de artesãos e costureiras. O desenvolvimento do espaço urbano carioca e suas peculiaridades, como o crescimento das fa-velas em locais mais valorizados, como as regiões central e sul da cidade, além das dificuldades de integração desses territórios e seus moradores, foram de grande relevância para a reflexão. A va-lorização da produção social desses territórios representa a solução para a integração, favorecen-do o desenvolvimento não apenas das favelas, mas de toda a cidade. A produção local, além da característica de valorização cultural, é capaz de promover desenvolvimento social e econômico, bem como auxiliar na preservação ambiental, o que foi demonstrado com a descrição do estudo de caso Ecomoda. O projeto caracteriza uma ação pedagógica socioambiental em que houve in-terferência de design em grupos de artesãos e costureiras.</p> 2023-05-11T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2023 Bárbara de Oliveira e Cruz, Rita Maria de Souza Couto, Roberta Portas https://dialogo.espm.br/revistadcec-rj/article/view/449 O trabalho artesanal na moda autoral de Pernambuco: um estudo de caso sobre produção de sapatos de couro 2022-12-27T14:42:42-03:00 Manuela Correia manu.correia@live.com Virgínia Pereira Cavalcanti virginia.cavalcanti@ufpe.br <p>Nos últimos anos, o estado de Pernambuco tem apresentado um número crescente de pequenos negócios voltados à moda autoral, com maior concentração na região metropolitana do Recife. Muitas dessas empresas possuem o fazer artesanal como um forte traço de sua identidade de marca. O presente artigo expõe os resultados de um estudo de caso acerca da produção artesanal existente em uma marca de moda autoral cujos principais produtos são sapatos de couro animal. O principal resultado do estudo foi a observação do criador como um artista-artífice, cujas destre-za manual e liberdade criativa são elementos centrais na construção da marca.</p> 2023-05-11T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2023 Manuela Correia, Virgínia Pereira Cavalcanti https://dialogo.espm.br/revistadcec-rj/article/view/450 Economia circular e simbiose industrial como estratégia para a gestão de resíduos têxteis do APL Polo de Moda Praia de Cabo Frio/RJ 2023-02-15T16:57:45-03:00 Maria Eloisa Conceição mariaeloisa.jcq@gmail.com Cláudio Freitas de Magalhães claudio-design@puc-rio.br Jorge Roberto Lopes dos Santos jorge.lopes@puc-rio.br <p>Este artigo apresenta o resultado preliminar de pesquisa de campo exploratória do Arranjo Produtivo Local Polo Moda Praia de Cabo Frio (RJ), que teve como objetivo investigar o fluxo de resíduos têxteis da produção das fábricas locais, para analisar a viabilidade de reinseri-los no próprio ciclo produtivo de origem ou transformá-los em matéria-prima para outros ciclos produtivos. Para esse fim, realizamos entrevistas não estruturadas focalizadas com atores sociais do arranjo para entender como as empresas administram esses resíduos. Parcialmente, concluí-mos que não há um sistema de gestão e gerenciamento de resíduos têxteis no aglomerado. Na maioria dos casos, os resíduos têxteis são descartados como lixo comum. Em segundo lugar, as empresas doam parte do montante para organizações não governamentais e pessoas físicas, e somente duas das 40 empresas que fazem parte do aglomerado realizam a separação e o arma-zenamento do material para negociar a venda com uma empresa de reciclagem têxtil localizada no estado de São Paulo.</p> 2023-05-11T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2023 Maria Eloisa Conceição, Cláudio Freitas de Magalhães, Jorge Roberto Lopes dos Santos https://dialogo.espm.br/revistadcec-rj/article/view/426 Moda e economia criativa — diálogos possíveis: consumo, sustentabilidade e empreendedorismo feminino na série Girlboss 2022-11-21T08:59:42-03:00 Glauber Soares Junior glaubersoares196@hotmail.com Claudia Schemes claudias@feevale.br <p>Nas últimas décadas, a temática da economia criativa vem sendo cenário para profícuas discussões, especialmente no que tange às áreas da moda e à sua relação com o consumo. Nessa perspectiva, este artigo foi desenvolvido com o objetivo de analisar um objeto cultural, o seriado Girlboss, rela-cionando-o ao campo da economia criativa, da moda e do consumo. No que se refere à metodolo-gia, trata-se de uma pesquisa exploratório-descritiva com abordagem qualitativa. No que toca aos procedimentos técnicos, trata-se de uma análise fílmica fomentada por conceitos teóricos. Como principais resultados, destaca-se que a série focaliza o desenvolvimento de um empreendimento criativo no ramo dos brechós de moda, em que, entre outras questões, são tencionadas discussões que envolvem o empreendedorismo feminino, a importância de se ter redes de colaboração e noções de sustentabilidade nesse tipo de negócio, que é baseado no capital cultural e criativo da personagem central.</p> 2023-05-11T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2023 Glauber Soares Junior, Claudia Schemes https://dialogo.espm.br/revistadcec-rj/article/view/413 Fatores germinativos para negócios de moda sustentável 2022-06-06T11:27:29-03:00 Maicon Douglas Livramento Nishimura mn.mura@outlook.com Leila Amaral Gontijo leila.gontijo@ufsc.br Ricardo Triska ricardo.triska@ufsc.br <p>A insustentabilidade contemporânea relacionada à produção e ao consumo desperta discussões multidisciplinares. Conforme uma visão de moda mais sustentável e uma abordagem pela eco-nomia criativa, objetiva-se identificar quais aspectos contribuem para a germinação de negó-cios de moda sustentável na perspectiva do designer de moda no contexto da cidade de Porto Alegre (RS). Para tanto, procede-se à pesquisa de caráter exploratório-descritivo, de abordagem qualiquantitativa, executada em três fases: revisão narrativa de literatura, levantamento de da-dos e análise comparativa. Desse modo, observa-se que aspectos como cultura, educação, mídia, coworking e outros movimentos colaborativos, além do Plano Municipal de Economia Criativa de Porto Alegre e do Fashion Revolution, foram fundamentais para o surgimento dos negócios pes-quisados, o que permite considerar que um conjunto de elementos — indivíduos motivados pela sustentabilidade, governo, lideranças e instituições — colaboram para a germinação de negócios de moda sustentável.</p> 2023-05-11T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2023 Maicon Douglas Livramento Nishimura, Leila Amaral Gontijo, Ricardo Triska https://dialogo.espm.br/revistadcec-rj/article/view/456 Informalidade criativa: uma investigação quantitativa acerca de negócios de moda no Rio Grande do Sul 2023-02-24T14:33:19-03:00 Cristiano Max Pereira Pinheiro maxrs@feevale.br Thomás Czrnhak thomasbczrnhak@gmail.com Carolina Blum Vorpagel carolinabvorpagel@gmail.com <p>O conceito de informalidade econômica perpassou por uma amplitude de significados no decor-rer da história, desde sua primeira percepção. Entre as principais escolas que estudam tal fenô-meno econômico, a escola chamada de legalista discorre sobre a ineficácia intervencionista como elemento causador da informalidade. Assim, o presente artigo toma como objetivo identificar o fenômeno da informalidade presente no setor de produtos de moda produzidos por uma miría-de de entidades radicadas no estado do Rio Grande do Sul. Usufruiu-se o aparato metodológico questionário online com agentes econômicos de tais atividades, conferindo, de maneira quanti-tativa, o grau de informalidade que rodeia as transações econômicas, as relações trabalhistas e o output criativo de tais entidades.</p> 2023-05-11T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2023 Cristiano Max Pereira Pinheiro, Thomás Czrnhak, Carolina Blum Vorpagel https://dialogo.espm.br/revistadcec-rj/article/view/424 A abordagem do processo criativo como um sistema adaptativo complexo 2022-09-22T11:59:43-03:00 LENICE ELI LUNKES SCAPATO lenice.scarpato@gmail.com DUSAN SCHREIBER dusan@feevale.br VANESSA THEIS vanessat@feevale.br <p>Este artigo propõe como objetivo geral compreender se a criatividade, numa abordagem de pro-cesso, pode ser entendida como um sistema adaptativo complexo quanto aos processos inerentes à gerência de produtos de moda, na percepção dos profissionais de áreas criativas que atuam em empresas do setor coureiro-calçadista localizadas na região do Vale do Rio dos Sinos. Foram realizadas sete entrevistas semiestruturadas com o público-alvo de cinco empresas. No tocan-te às abordagens trazidas pelas contribuições dos sistemas adaptativos complexos, que encon-tram características semelhantes em organizações criativas e inovadoras, foi possível concluir que há oportunidades para os ambientes pesquisados explorarem, de forma mais aprofundada, tais abordagens, as quais entendem que as organizações não são apenas a soma de seus componen-tes (agentes), mas também resultado do intrincado relacionamento entre esses componentes. Reconhecer a complexidade inerente ao processo criativo das organizações, compreendendo as inter-relações, interdependência entre os sujeitos e elementos envolvidos nessas interações, pode contribuir para repensar novas alternativas e estratégias de gestão.</p> 2023-05-11T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2023 LENICE ELI LUNKES SCAPATO, DUSAN SCHREIBER, VANESSA THEIS https://dialogo.espm.br/revistadcec-rj/article/view/434 Os processos de identificação social na moda: do luxo ao fast fashion 2023-03-07T20:03:31-03:00 Maria Paula Guimarães mariapauladesigndemoda@gmail.com Rita Aparecida da Conceição Ribeiro rribeiroed@gmail.com <p>A dinâmica capitalista promoveu a intensificação do mercado de moda em meados do século XIX com a criação da alta costura. Desde então, diversos fatores têm sido relevantes na conformação dessa dinâmica pelo viés do consumo, como a distinção das classes sociais, a cultura de massas e a mídia. Este artigo propõe, por meio de uma revisão bibliográfica, uma reflexão sobre a conforma-ção desse mercado, da sua origem aos dias de hoje, da alta costura ao fast fashion, das suas articu-lações com a mídia na disseminação de tendências e na influência nos padrões de consumo. Nessa abordagem, avaliaram-se as mudanças no mercado de moda, como o surgimento do fast fashion e a permanência de um mercado de luxo de dimensões globais, com base no entendimento de moda como fenômeno social e de sua importância como indústria e produto cultural.</p> 2023-05-11T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2023 Maria Paula Guimarães, Rita Ribeiro https://dialogo.espm.br/revistadcec-rj/article/view/451 Relações de consumo de mulheres com as bolsas de luxo 2023-02-24T15:56:04-03:00 Rosana Dias Guedes de Moraes rosanadgmoraes@gmail.com Ana Christina Celano Teixeira anacelano@gmail.com <p>Este estudo exploratório investigou as relações de consumo de mulheres brasileiras de alto po-der aquisitivo com bolsas genuínas de marcas de luxo internacionais. Usando como inspiração o método dos itinerários, foram conduzidas entrevistas em profundidade com possuidoras desses objetos, abordando as fases de compra, uso e descarte. A análise dos relatos foi conduzida com base nas cinco principais motivações apontadas pela literatura para o consumo de itens de luxo — a qualidade percebida, a singularidade percebida, a conspicuidade percebida, o hedonismo per-cebido e a autoexpressão percebida. Os resultados revelam a presença desses fatores de natureza pessoal e não pessoal nas visões das respondentes sobre o conceito de luxo e sobre as marcas dessa categoria e nas diversas fases de sua relação com esses objetos.</p> 2023-05-11T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2023 Rosana Dias Guedes de Moraes, ANA CHRISTINA CELANO TEIXEIRA https://dialogo.espm.br/revistadcec-rj/article/view/461 A imagem da capa #22 2023-04-05T18:42:26-03:00 Isabella Vicente Perrotta iperrotta@espm.br <p>A imagem da capa #22.</p> 2023-05-11T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2023 Isabella Vicente Perrotta https://dialogo.espm.br/revistadcec-rj/article/view/459 Editorial Moda e Economia Criativa 2023-03-29T20:48:14-03:00 Joana Martins Contino joana.contino@espm.br <p>Editorial Moda e Economia Criativa.</p> 2023-05-11T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2023 Joana Martins Contino