Diálogo com a Economia Criativa https://dialogo.espm.br/revistadcec-rj Diálogo com a economia criativa pt-BR <p class="MsoNormal" style="margin-bottom: 0.0001pt; text-align: justify; background-image: initial; background-attachment: initial; background-size: initial; background-origin: initial; background-clip: initial; background-position: initial; background-repeat: initial;"><span style="font-size: 7,5pt;">Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista.</span></p><p class="MsoNormal" style="margin-bottom: 0.0001pt; text-align: justify; background-image: initial; background-attachment: initial; background-size: initial; background-origin: initial; background-clip: initial; background-position: initial; background-repeat: initial;"><span style="font-size: 7,5pt;">Ressaltamos que a responsabilidade dos artigos é de exclusividade do(s) autor(es) e não reflete, necessariamente, a opinião dos Editores ou da ESPM.</span></p> revistadcec-rj@espm.br (Revista Diálogo com a Economia Criativa) revistadcec-rj@espm.br (ESPM Rio) Tue, 11 Jun 2024 09:59:01 -0300 OJS 3.3.0.11 http://blogs.law.harvard.edu/tech/rss 60 Análise compreensiva das contribuições do design estratégico para o modelo de gestão em uma empresa da economia criativa https://dialogo.espm.br/revistadcec-rj/article/view/463 <p>Este artigo teve como objetivo evidenciar as contribuições dodesignestratégico para o modelo degestão em uma empresa da economia criativa. O pressuposto teórico estruturante e subjacente aodesenvolvimento do estudo apoia-se na compreensão da relevância da gestão estratégica para a con-cepção do modelo de negócios, considerando que as empresas que operam em atividades classifica-das como da economia criativa evidenciam especificidades que demandam ajustes no seu processo degestão, que pode encontrar respaldo em vertentes teóricas relacionadas aodesignestratégico. Paraa realização do estudo, optou-se pela estratégia de estudo de caso único e abordagem qualitativa,por entender que, desta forma, seria facultado evidenciar aspectos subjetivos e sutis que permeiam otecido organizacional e influenciam tanto o corpo diretivo como a equipe de colaboradores. A coletade dados empíricos ocorreu na segunda quinzena do mês de setembro do ano de 2022, por meio deentrevista em profundidade com a gestora da organização, bem como levantamento documental.Os resultados evidenciaram as características da organização, que opera em uma das atividades daeconomia criativa, bem como os desafios que demandam adaptação do modelo de gestão, que é in-fluenciado pelodesignestratégico, facultando, desta forma, o alcance dos objetivos organizacionais.</p> dusan schreiber, Débora Koch Berlitz, Franciele Reche, Luciane Pereira Viana Viana, serje Copyright (c) 2023 dusan schreiber, Débora Koch Berlitz, Franciele Reche, Luciane Pereira Viana Viana, serje http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 https://dialogo.espm.br/revistadcec-rj/article/view/463 Tue, 11 Jun 2024 00:00:00 -0300 Economia criativa e o comer em modos slow e comfort food: movimentos de resistência na cidade https://dialogo.espm.br/revistadcec-rj/article/view/474 <p class="p1">A cidade é intrinsecamente dinâmica, ampliando-se por meio de interconexões, reorganizações,desempenhos e padrões de consumo. A cidade não apenas existe, mas, acima de tudo, propor-ciona experiências que amalgamam subjetividades e realidades objetivas. No contexto urbano,são vivenciadas intensas ressignificações. Pode-se perceber o trânsito entre fluxos de sentido defenômenos comunicacionais como o da comensalidade, do comer junto. Alimentação e afetosestão imbricados na cidade. Partindo dessas observações, o objetivo deste trabalho é, com o olhara partir da economia criativa, lançar luz sobre as possíveis dissonâncias entre as ofertas do comerque se apresentam na cidade em modosslowecomfort foode a legítima busca de consumidoresde um nicho politizado e engajado em pautas socioambientais e anticapitalistas. Essas temáticasse manifestam como movimentos de resistência no contexto urbano que envolve uma socieda-de acelerada e produtivista. Essas buscas sobressaíram na cidade em tempo de pandemia e derupturas, notadamente na internet. Propomos também uma reflexão sobre como o mercado seapropria dessas pautas que geram engajamento para promover o seu produto ou serviço, porémmuitas vezes não sustenta sua proposta, uma vez que podem não promover percepção de valoraos que consomem. O trabalho se inscreve em uma abordagem qualitativa, sob um olhar socioan-tropológico, em postagens nas redes sociais e publicações online. Fez-se uma busca por temáticasrelacionadas aocomfort fooddurante o período da pandemia de COVID-19.</p> Daniela Barcellos, Daniela Menezes Neiva Barcellos, Lesly Fernandes dos Reis, Victor Albuquerque Borges Quaresma GONÇALVES Copyright (c) 2024 Daniela Barcellos, Daniela Menezes Neiva Barcellos, Lesly Fernandes dos Reis, Victor Albuquerque Borges Quaresma GONÇALVES http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 https://dialogo.espm.br/revistadcec-rj/article/view/474 Tue, 11 Jun 2024 00:00:00 -0300 Reflexões e análises dos modelos de negócio colaborativo do artesanato do município de Petrolina (PE) pelo viés do empreendedorismo https://dialogo.espm.br/revistadcec-rj/article/view/479 <p>Este artigo procura preencher a lacuna na literatura sobre empreendedorismo no artesanato emrelação às configurações de modelos de negócio. Seu objetivo é analisar os modelos de negóciocolaborativo do artesanato, formalizados em associações de artesãos existentes no município dePetrolina, Pernambuco, Brasil, considerando a gestão desses empreendimentos. Trata-se de umestudo de casos múltiplos com três unidades de análise. A metodologia engloba pesquisas decampo, exploratória e bibliográfica. A metodologia engloba pesquisas de campo, exploratória ebibliográfica. Foram entrevistados gestores e membros de associações de artesãos no período dedezembro de 2022 a janeiro de 2023. Os dados foram analisados à luz da ferramenta Canvas, quepode ser usada para analisar modelos de negócio existentes ou novos. A relevância deste trabalhodeve-se às contribuições teóricas que buscam aportar para o campo, ao ampliar os conhecimen-tos dos estudos e das práticas sobre os modelos de negócio do setor de artesanato, bem como àscontribuições de caráter social, focadas no desenvolvimento do empreendedorismo cultural comocanal gerador de fontes básicas de renda.</p> DERANOR GOMES DE OLIVEIRA Copyright (c) 2024 DERANOR GOMES DE OLIVEIRA http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 https://dialogo.espm.br/revistadcec-rj/article/view/479 Tue, 11 Jun 2024 00:00:00 -0300 Rio de imaginários: cidade, megaeventos e planejamento estratégico https://dialogo.espm.br/revistadcec-rj/article/view/481 <p>De gestores urbanos a artistas, passando por empresários e publicitários, a marca “Rio” é mun-dialmente conhecida e consumida. A projeção midiática que a cidade teve durante os preparativose a realização dos Jogos Olímpicos de 2016 possibilitou a construção de um imaginário largamenteutilizado na intenção de legitimar práticas institucionais que modificaram o espaço e o reade-quaram aos interesses de coalizões governamentais e empresariais. Esse modelo de governançaolha para a cidade e a administra, literalmente, como uma mercadoria que deve ser valorizadae cultuada, a fim de se projetar num mercado internacional onde concorre com outras cidades.Pretendemos debater, neste artigo, as mutações do Rio (e da marca Rio) utilizando como parâ-metros, além do contexto histórico, a Reforma Passos, no começo do século XX, e as intervençõesoperadas na cidade com vistas à Copa e às Olimpíadas</p> Roberto Vilela Elias Copyright (c) 2023 Roberto Vilela Elias http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 https://dialogo.espm.br/revistadcec-rj/article/view/481 Tue, 11 Jun 2024 00:00:00 -0300 Economia criativa: um olhar cronológico https://dialogo.espm.br/revistadcec-rj/article/view/487 <p>Fruto de uma nova compreensão das relações entre os campos da cultura e da economia no iníciodo século XXI, as atividades da economia criativa têm sido destacadas como alternativas para ocrescimento e o desenvolvimento econômico de países em todo o mundo. Simultaneamente, umasérie de estudos acadêmicos tem se dedicado ao assunto, ampliando perspectivas e reflexõessobre o campo. Devido à crescente projeção internacional do tema, em grande parte devido àatuação de organismos internacionais como a Conferência das Nações Unidas sobre Comércio eDesenvolvimento (UNCTAD) e a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e aCultura (UNESCO), torna-se relevante a apresentação e a sistematização de uma visão abrangentesobre a área, com o objetivo de introduzi-la a um público mais amplo e envolvido neste mercado,incluindo representantes do poder público e da sociedade civil. Por esse motivo, este artigo apre-senta uma revisão da literatura sobre o campo da economia criativa, seguindo uma abordagemcronológica, e uma linha do tempo dos principais acontecimentos e estudos da área, tanto emnível internacional quanto brasileiro.</p> Jefferson Yuji Watanabe, Larissa de Moraes Barbosa Borges, Luciana Guilherme Copyright (c) 2024 Jefferson Yuji Watanabe, Larissa de Moraes Barbosa Borge, Luciana Guilherme http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 https://dialogo.espm.br/revistadcec-rj/article/view/487 Tue, 11 Jun 2024 00:00:00 -0300 A produção de design nas indústrias criativas: crítica à lógica capitalista neoliberal https://dialogo.espm.br/revistadcec-rj/article/view/491 <p>Neste estudo, o trabalho do designer é considerado uma práxis projetual orientada pela lógicadialética, ou seja, é moldada e, ao mesmo tempo, molda o trabalho criativo capitalista. Por meiode uma análise social crítica, é evidenciada a dimensão mercadológica de noções socioeconômicasimperativas no Campo do Design e como estas o impactam, uma vez que o entendimento do atode criar vigente é tecnocrático. Para desenvolver esta investigação, inicia-se com uma apresen-tação do pensamento econômico-político do modo de produção capitalista e sua determinaçãona instância de produção, além do viés crítico que surge como contestação a essa configuração.Em seguida, traça-se o processo histórico do entendimento de “criatividade” e sua influência noCampo do Design. Por último, contextualiza-se a atualidade hegemônica do capitalismo tardio,as Indústrias Criativas, com uma breve análise da Adobe Inc. e sua influência na digitalização dotrabalho no Campo do Design. Com os resultados obtidos nessa análise crítica, evidencia-se a im-portância de observar implicações de fenômenos sociais na práxis do projetar e como o processocriativo é impactado pela materialidade e historicidade das circunstâncias nas quais está inserido.</p> Camille Vignal Frota, Fabiana Heinrich Copyright (c) 2024 Camille Vignal Frota, Fabiana Heinrich http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 https://dialogo.espm.br/revistadcec-rj/article/view/491 Tue, 11 Jun 2024 00:00:00 -0300 A trajetória de carreira dos influenciadores digitais https://dialogo.espm.br/revistadcec-rj/article/view/494 <p>O presente artigo objetiva entender a construção de carreira de influenciadores digitais. Para isso,recolhe depoimentos de nove influenciadores, que falaram sobre as suas vivências, de acordo comas etapas constitutivas das suas trajetórias profissionais. Os resultados da pesquisa revelaram quea maioria dos entrevistados começou sua carreira de influenciador como umhobbye, com o ga-nho de visibilidade e retorno financeiro, vislumbraram uma oportunidade de trabalho. Ademais,verificou-se que a carreira de influenciador envolve muitos desafios, como a precificação, a com-preensão do funcionamento dos algoritmos e a intensa rotina de trabalho. Ao final, alguns con-selhos para quem deseja investir na carreira foram mencionados pelos entrevistados. Tendo emvista a constante expansão do mercado de influenciadores digitais, este artigo contribui para osestudos de carreira com informações acerca da trajetória desses profissionais.</p> Paula Furtado Hartmann de Queiroz Monteiro, Ana Heloísa da Costa Lemos Copyright (c) 2024 Paula Furtado Hartmann de Queiroz Monteiro, Ana Heloísa da Costa Lemos http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 https://dialogo.espm.br/revistadcec-rj/article/view/494 Tue, 11 Jun 2024 00:00:00 -0300 Mercado de vestuário litúrgico afro-brasileiro na Região Sul do Brasil: um comparativo entre três empresas https://dialogo.espm.br/revistadcec-rj/article/view/495 <p>O presente artigo teve como objetivo realizar uma análise comparativa entre três empresas dosegmento de vestuário litúrgico afro-brasileiro localizadas na Região Sul do Brasil por meio dasferramentasmixde produto emarketing. Para a presente pesquisa, aplicou-se o método indutivo,de finalidade aplicada, com análise de dados qualitativos e descritivos do ponto de vista. Entreos procedimentos técnicos, a elaboração da pesquisa bibliográfica deu-se mediante uma revi-são assistemática e realização de uma pesquisa de campoonlinepara identificação das amostrasintencionais analisadas neste estudo. O resultado obtido permitiu a elaboração de um quadrocomparativo das referidas empresas, seus pontos em comum e seus diferenciais mercadológicos.</p> ANGELE MAINE RHODEN, Fernanda Hänsch Beuren, ICLEIA SILVEIRA, LUCAS DA ROSA Copyright (c) 2024 ANGELE MAINE RHODEN, Fernanda Hänsch Beuren, ICLEIA SILVEIRA, LUCAS DA ROSA http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 https://dialogo.espm.br/revistadcec-rj/article/view/495 Tue, 11 Jun 2024 00:00:00 -0300 Destinos turísticos inteligentes: uma análise da governança turística de Búzios https://dialogo.espm.br/revistadcec-rj/article/view/508 <p>Na década de 1990, surgiu o termosmart city, ou cidade inteligente, com o significado atrelado aodesenvolvimento urbano. A partir desse termo, foi desenvolvido o conceito de destinos turísticosinteligentes, que são capazes de trazer mais inovação, competitividade, melhoria da qualidade devida e da experiência turística em um território. Para que esses benefícios aconteçam, é necessárioque o local receba investimentos principalmente nas áreas de sustentabilidade e tecnologia dainformação e comunicação. Além disso, empresas, moradores e a governança local devem estarengajados no processo de transformação de um destino em inteligente, conforme critérios decertificação definidos pelo Ministério do Turismo. Em 2011, a concessionária de energia Ampla/Enel iniciou o projeto Cidade Inteligente Búzios, voltado para melhorias na rede elétrica. Em 2016,o projeto foi encerrado sem que seu propósito tenha sido alcançado, entre outros fatores, pelafalta de envolvimento dos atores locais e mudanças na governança do município. A partir dessecontexto, esta pesquisa buscou identificar como a governança do turismo pode favorecer queum destino turístico se torne inteligente. Além do levantamento bibliográfico, foi feita pesquisaem documentos sobre o Projeto Cidade Inteligente Búzios, em atas das reuniões do ConselhoMunicipal de Turismo de Búzios e em seu regimento interno, bem como entrevistas com atoresrelacionados a esse Conselho.</p> Liana Cid Bárcia, Carlyle Tadeu Falcão de Oliveira, Tânia Almeida Gouveia Copyright (c) 2024 Liana Cid Bárcia, Carlyle Tadeu Falcão de Oliveira, Tânia Almeida Gouveia http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 https://dialogo.espm.br/revistadcec-rj/article/view/508 Tue, 11 Jun 2024 00:00:00 -0300 Um estudo sobre percepção e práticas de user experience design (UX design) por jovens usuários cariocas de iPhone https://dialogo.espm.br/revistadcec-rj/article/view/512 <p>O presente estudo investigou como os processos deuser experience design(UXdesign) são per-cebidos pelos usuários de iPhone levando em consideração a usabilidade da interface e o seuimpacto na percepção e no comportamento de consumo de jovens usuários do Rio de Janeiro.Investigou-se a perspectiva de Solomon (2016) em relação ao comportamento do consumidor noque diz respeito aos conceitos de atitude e percepção, além da ótica de Nielsen (1993) e Norman(1998) quanto às questões técnicas que a UX (experiência do usuário) abrange e, por fim, dascontribuições de Zikmund e Babin (2011) no que tange a realização, tratamento e análise dogrupo focal. As principais contribuições do estudo apontam para a alta relevância de percepçãode alta qualidade da UXdesignem promover experiência de consumo relevante no que abrangequestões relativas à intuitividade, usabilidade, interface de usuário e até mesmo a valores esté-ticos, promovendo a construção de uma fidelidade de longo prazo do usuário com o produto e,consequentemente, com a marca. Esse fato pode ser explicado por o iPhone possuir um sistemaoperacional percebido como de muito fácil uso. Dessa forma, acaba sendo prático para o usuárioter um iPhone para realizar desde suas tarefas de trabalho até as que fazem parte de seu cotidia-no, de maneira rápida e conveniente.</p> João Renato de Souza Coelho Benazzi, Sabrina Uderman Copyright (c) 2024 João Renato de Souza Coelho Benazzi, Sabrina Uderman http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 https://dialogo.espm.br/revistadcec-rj/article/view/512 Tue, 11 Jun 2024 00:00:00 -0300 Quanto vale essa capa? https://dialogo.espm.br/revistadcec-rj/article/view/509 <p>Texto sobre a imagem da capa.</p> Mirella De Menezes Migliari, Felipe Macedo Lemos Copyright (c) 2024 Mirella De Menezes Migliari, Felipe Macedo Lemos http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 https://dialogo.espm.br/revistadcec-rj/article/view/509 Tue, 11 Jun 2024 00:00:00 -0300 Editorial https://dialogo.espm.br/revistadcec-rj/article/view/526 <p>Editorial v.9 n25.</p> <p> </p> Diogo Tavares Robaina Copyright (c) 2024 Diogo Tavares Robaina http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 https://dialogo.espm.br/revistadcec-rj/article/view/526 Tue, 11 Jun 2024 00:00:00 -0300