A evolução do motion graphics: da narrativa do cinema para a autonomia audiovisual

Autores

  • Raphael Guaraná Sagatio Aeso Barros Melo

DOI:

https://doi.org/10.22398/2525-2828.411156-176

Resumo

O modo como consumimos informações visuais é alterado dia a dia pela hibridização de conceitos e formas de comunicação. Hoje, praticamente todos os dispositivos audiovisuais trabalham com animações rápidas carregadas de informações e um critério estético. Essas animações são conhecidas como motion graphics. Objetivando traçar as raízes do motion graphics e seu atual contexto de utilização, formulamos nosso objeto de pesquisa e identificamos que usa origem parte do hibridismo entre diversos pressupostos teóricos nos campos do cinema onde citamos MACHADO (2010) e RANCIÈRE (2014), no design, utilizando autores como FRASCARA (2004) e KRASNER (2008) e da comunicação visual com CHOMSKY (1960) e DONDIS (1997). Com isso, criamos um panorama onde analisamos os principais processos que tornaram possível a transposição do motion graphics do cinema para a atual linguagem visual. O presente artigo propõe apresentar a conclusão da dissertação intitulada “A evolução do motion graphics: da narrativa do cinema para a autonomia audiovisual” no Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal da Paraíba, 2018. Com essa análise, pretendemos ilustrar que o uso do motion graphics pode ser empregado amplamente tanto com função estética quanto informacional, respondendo a desafios propostos. Com isso, podemos ter a compreensão do que é e como funciona o motion graphics na linguagem onde a produção de sentidos e signos comunicacionais ampliam com essa dinâmica de mídias híbridas.

Biografia do Autor

Raphael Guaraná Sagatio, Aeso Barros Melo

Mestre em comunicação na linha de Culturas Midiáticas Audiovisuais pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Atua como Professor convidado na disciplina de Edição e Finalização da especialização As Narrativas Contemporâneas da Fotografia e do Audiovisual na Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP) e Professor Assistente I nas disciplinas de Animação 2D no curso de Jogos Digitais e Cinema de Animação do curso de Cinema e Audiovisual, ambos na AESO Barros Melo. Motion designer e animador 2D. E-mail: sagatio@gmail.com

Referências

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Publicado

2019-08-20

Edição

Seção

Dossiê SEANIMA