Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao Editor".
  • Os arquivos para submissão estão em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF (desde que não ultrapassem 2MB)
  • URLs para as referências foram informadas quando necessário.
  • O texto está em espaço 1/5; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL).
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na seção Sobre a Revista.
  • A identificação de autoria do trabalho foi removida do arquivo e da opção Propriedades no Word, garantindo desta forma o critério de sigilo da revista, caso submetido para avaliação por pares (ex.: artigos), conforme instruções disponíveis em Assegurando a Avaliação Cega por Pares.

Diretrizes para Autores

A revista aceita trabalhos originais e inéditos (de autoria individual ou coletiva), em fluxo contínuo, de doutores e mestres, sob a forma de artigos científicos, entrevistas e resenhas. Mestrandos e graduandos só podem submeter trabalhos em coautoria com doutores.

Em casos excepcionais, a revista avalia submissões de textos já publicados que tenham sido traduzidos para outro idioma distinto do original.

Os trabalhos podem ser enviados em um dos três idiomas: português, espanhol e inglês.

Ao inscrever seu texto, o autor deve retirar seu nome e possíveis alusões de identificação, tendo em vista o objetivo de assegurar a avaliação cega por pares. Limpar inclusive o campo “Propriedades do autor”.
Em casos de autocitação, os autores do manuscrito deverão substituir o “Nome do autor” pela palavra “Autor”, excluindo o ano de referência da obra. O mesmo procedimento deverá ser adotado nas referências bibliográficas.

O resumo da biografia do autor e dos co-autores deve ser informado apenas no formulário de submissão. No preenchimento do formulário, devem constar afiliação institucional, titulação e e-mail. A filiação deve conter: a principal instituição a qual o autor está vinculado; nome do programa de pós-graduação; faculdade e departamento. Na titulação, informar a qualificação acadêmica de maior valor do autor, e a instituição que concedeu. No caso de alunos doutorandos, mestrando e graduandos informar o nível que cursam e a instituição a qual estão vinculados.

Todos os textos submetidos à revista passam por um processo de desk review que compreende dois procedimentos básicos: em uma primeira triagem, verifica-se o cumprimento dos requisitos formais estabelecidos nas normas de submissão da revista; na sequência, procede-se a verificação de plágio por meio de software específico.
No caso de identificação de plágio ou outro tipo de discordância com as normas, o trabalho é recusado e o(s) autor(es) devidamente informado(s).

Uma vez aceito em primeira instância, sem identificação de autoria, o texto passa por duas avaliações feitas por membros do Conselho Editorial e Consultivo e/ou pareceristas ad hoc. Em caso de divergência de pareceres, o trabalho é submetido a um terceiro avaliador.
O resultado da avaliação é comunicado ao(s) autor(es), acompanhado de uma síntese dos pareceres. A decisão final sobre a publicação é de responsabilidade da Equipe Editorial.

Os autores são responsáveis pelo conteúdo dos artigos, entrevistas e resenhas, inclusive do ponto de vista ético, da originalidade do texto e dos direitos de imagem. Devem também assegurar que o trabalho não está sendo avaliado por outra revista.

Um autor que tenha tido texto publicado na revista deve considerar um intervalo de 12 meses a contar da publicação do artigo para realizar nova submissão à revista. 

A Revista não cobra taxas de submissão, avaliação ou publicação.

 

Para dossiês, artigos acadêmicos, artigos técnicos e artigos discentes:

Textos com 5 a 8 mil palavras, contendo análise, reflexão e conclusão sobre temas acadêmicos. Títulos e subtítulos curtos. Notas de rodapé, apenas as indispensáveis, observando a extensão máxima de três (3) linhas. Não serão aceitas notas que contenham apenas referências. Estas deverão estar listadas, ao final do texto, no item 'Referências'. Não serão aceitos anexos e glossários.
A quantidade de 5 a 8 mil palavras contempla título, resumo nos dois idiomas solicitados, corpo do texto e referências bibliográficas.

Caso haja imagens, indicar no corpo do texto o local de inserção e enviá-las em arquivo separado. As imagens devem ser apresentadas em alta resolução (300 dpi – em jpg ou tif) e largura mínima de 10 cm (altura proporcional). 

1) O autor deverá enviar o trabalho em arquivo digital (Microsoft Word, OpenOffice ou RTF, desde que não ultrapasse 2MB), em fonte Times New Roman, formato A4, corpo 12, com entrelinhas de 1,5, em submissão ao sistema SEER da revista .

2) São aceitos textos em português, inglês e espanhol.

3) Os originais devem ser encaminhados em arquivo digital e deverão constar os itens a seguir, respeitando-se esta ordem:

a) Título, resumo e palavras-chave em português e em inglês - Caso o texto seja escrito originalmente em inglês ou espanhol, esses itens devem ser apresentados em um dos outros três idiomas aceitos pela revista.

 b) Títulos e subtítulos curtos.

 c) O resumo deve ter de 100 a 250 palavras.

 d) Palavras-chave: de três a cinco, separadas por ponto e vírgula e sem ponto final.

 e) Citações e referências devem ser elaboradas seguindo as mais recentes normas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas)

Entrevistas: textos com dimensão entre 1 a 2 mil palavras, contendo breve contextualização sobre o entrevistado, cujos estudos sejam relevantes para a área de Economia Criativa.

Resenhas: textos com dimensão entre três 1 a 2 mil palavras, contendo o registro e a crítica de livros e teses.

Fórum: textos com dimensão entre três 3 a 4 mil palavras, contendo o registro e a crítica de livros e teses.

Análise de produção artística/criativa

Seção dedicada à artigos de temas diversos, produzidos por pesquisadores, professores de Ensino Superior e estudantes de pós-graduação stricto sensu (mestrado e doutorado).

Artigos

Seção dedicada à artigos de temas diversos, produzidos por pesquisadores, professores de Ensino Superior e estudantes de pós-graduação stricto sensu (mestrado e doutorado)seção dedicada a artigos de temas diversos, produzidos por pesquisadores, professores de Ensino Superior e estudantes de pós-graduação stricto sensu (mestrado e doutorado).
 

Artigos discentes

Seção dedicada à artigos de temas diversos, produzidos por alunos de graduação (trabalhos de iniciação científica e trabalhos de conclusão de curso) e de pós-graduação (lato sensu).

Dossiê

Seção contendo textos sobre temas específicos, escolhidos a cada edição.

Fórum

Seção designada à publicar entrevistas com acadêmicos e profissionais dos meios político, social e cultural, bem como a relatar e registrar o diálogo entre especialistas que debaterão um tema específico, escolhido a cada edição. Além disso, esta seção também receberá trabalhos relacionados às práticas de ensino. 
 

Resenhas

Seção em que pesquisadores docentes e discentes e profissionais das áreas apresentam resenhas críticas sobre livros, exposições, filmes, peças e campanhas publicitárias.

Seção técnica

Seção em que pesquisadores docentes e discentes e profissionais do mercado apresentam instrumentos de transmissão de conhecimento de âmbito técnico no formato de artigos técnicos. Um relatório empresarial pode assumir o valor de um artigo técnico.

Dossiê SEANIMA#2

Dossiê SEANIMA#2

Dossiê Turismo, Industrias e Cidades Criativas e as Novas Economias

O dossiê Turismo, Industrias e Cidades Criativas e as Novas Economias pretende reunir trabalhos – de produção teórica, análise de casos ou relatos de experiência – que discutam a interação das indústrias criativas e das novas economias com o turismo.

Dossiê Consumo e Sociabilidades 3: consumo em tempos de pandemia.

O dossiê é dirigido a todos os autores participantes da II Jornada de Pesquisa sobre Consumo e Sociabilidades com trabalhos originais e inéditos (de autoria individual ou coletiva), de doutores e mestres.

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