Código de ética

Revista Diálogo com a Economia Criativa

Revista do Programa de Mestrado Profissional em Gestão da Economia Criativa

ISSN 2525-2828

 

Código de Ética

Princípios éticos e boas práticas

Este periódico tem um compromisso com a ética e a qualidade das publicações. Defendemos um comportamento ético de todas as partes envolvidas na publicação em nosso periódico: autores, editor, pareceristas e a editoria da Revista Diálogo com a Econômia Criativa.

Não aceitamos plágio ou qualquer outro comportamento antiético.

 

DEVERES DOS AUTORES:

Originalidade e plágio: os autores devem garantir que as obras são inteiramente originais e se eles utilizam o trabalho e/ou textos dos outros que isso seja devidamente citado. Plágio em todas as suas formas constitui um comportamento editorial antiético e é inaceitável.

Publicação múltipla, redundante e simultânea: um autor não deve publicar manuscritos que tenham sido anteriormente publicados em outro periódico. Enviar o mesmo manuscrito para mais de uma revista ao mesmo tempo e/ou publicar o mesmo artigo em mais de um periódico constitui um comportamento editorial antiético. Qualquer dúvida a esse respeito deve ser informada no formulário de submissão.

Sobre as fontes: o trabalho de outros autores deve sempre ser reconhecido. Os autores devem citar as publicações que foram importantes na determinação da natureza do trabalho relatado.

Autoria: a autoria do trabalho deve ser restrita àqueles que fizeram uma contribuição significativa para a concepção, projeto, execução ou interpretação do estudo relatado. Todos aqueles que fizeram contribuições significativas devem ser listados como coautores. Pessoas que participaram em certos aspectos do projeto de pesquisa e/ou do artigo submetido devem ser listadas como colaboradores, em nota de rodapé. Todos os autores e coautores devem estar cientes e em concordância com a submissão do trabalho.

Financiamento: todas as fontes de apoio financeiro para o projeto/artigo devem ser divulgadas. Erros fundamentais em trabalhos publicados: quando um autor descobre um erro significativo ou imprecisão em seu trabalho publicado é obrigação do autor informar imediatamente o editor da revista ou a editoria e cooperar com o editor para corrigir o artigo.

Periodicidade de submissão/publicação: o autor que tiver publicado artigo na revista deverá aguardar o prazo mínimo de um ano (três edições) para realizar uma nova submissão.

 

DEVERES DOS PARECERISTAS - COMITÊ CIENTÍFICO:

Confidencialidade: os trabalhos recebidos para análise devem ser tratados como documentos confidenciais. Não devem ser mostrados ou discutidos com outros, nem divulgados antes de sua publicação.

Pontualidade: qualquer avaliador de artigo que não se sinta qualificado para analisar o artigo ou sabe que a sua imediata leitura será impossível deve notificar imediatamente o editor.

Padrões de objetividade: os pareceres devem ser conduzidos de forma objetiva. Os pareceristas devem expressar seus pontos de vista de maneira clara, cordial e apoiados em argumentos.

Plágio / ineditismo / originalidade: o parecerista deve chamar a atenção do editor sobre qualquer semelhança substancial ou sobreposição entre o manuscrito em questão e qualquer outro artigo publicado de que tenha conhecimento pessoal.

Divulgação e conflito de interesses: o parecerista não deve avaliar manuscritos em que tenha conflitos de interesse por questões competitivas, colaborativas ou outros relacionamentos ou ligações com qualquer um dos autores, empresas ou instituições ligadas aos manuscritos.

Publicação dos componentes do comitê científico: é permitido aos membros do Comitê Científico submeter artigos à publicação, desde que se observe as normas da revista e os princípios que regem seu código de ética.

 

DEVERES DOS EDITORES:

Decisão de publicação: o editor é responsável por decidir quais artigos submetidos à revista devem ser publicados. O editor é guiado pelas políticas decididas pelo Conselho Editorial, pelo Comitê Científico e pela Editoria de Periódicos Científicos. Essas políticas devem obedecer às exigências legais em vigor sobre difamação, violação de direitos autorais e plágio. Para tomada de decisões o editor deve consultar o Comitê Científico, o Conselho Editorial e a Editoria de Periódicos.

Transparência e respeito: o editor deve avaliar os manuscritos submetidos sem levar em conta a raça, sexo, a orientação sexual, a crença religiosa, a origem étnica, a nacionalidade ou a filosofia política dos autores.

Confidencialidade: o editor e demais membros da equipe editorial não devem divulgar qualquer informação sobre um manuscrito submetido, a não ser aos pareceristas.

Conflitos de interesse: o editor deve recusar avaliar os manuscritos em que tenha conflitos de interesse por questões competitivas, colaborativas ou outros relacionamentos ou ligações com qualquer um dos autores, empresas ou (possivelmente) instituições ligadas aos manuscritos.

Ineditismo: cabe ao editor excluir (da submissão ou da revista publicada) quaisquer artigos já publicados anteriormente pelo mesmo autor.

Envolvimento e cooperação em investigações: o editor deve tomar medidas necessárias cabíveis quando foram apresentadas reclamações éticas a respeito de um manuscrito submetido ou artigo publicado.