Mágica e animação: parada para substituição, stop motion e pixillation
DOI:
https://doi.org/10.22398/2525-2828.41156-70Resumo
Através de um breve panorama histórico focado nos trickfilms do chamado early cinema, este trabalho procura identificar e mapear alguns dos primeiros filmes que utilizaram efeitos de parada para substituição, stop motion e pixillation, comparando as técnicas e comentando os resultados criados por seu uso. Neste sentido, destacam-se as atmosferas cênicas de magia de muitos filmes desse período da história do cinema em comparação com as primeiras experiências de animação após a predominância do cinematógrafo. Também são comentadas as diferentes conceituações de pixillation encontradas durante esta pesquisa – trazendo juntamente à tona a técnica de time- -lapse, de forma a completar as comparações de efeitos que flertam com o universo da animação. Por fim, são comparados alguns filmes do early cinema com animações pixillation mais recentes, de forma a destacar o desenvolvimento da técnica em conjunto das propostas narrativas possíveis.
Referências
ALLEMANO, Luigi. Entrevista cedida a Marina Teixeira Kerber. 16 dez. 2015. Montreal, Canadá.
ARSENIC AND OLD LACE. Direção: Frank Capra. Produtores: Frank Capra e Jack L. Warner. EUA:Warner Bros. Entertainment, 1944.
AUMONT, Jacques; MARIE, Michel. Dicionário Teórico e Crítico de Cinema. 5.ed. Campinas: Papirus Editora, 2010.
COSTA, Flavia Cesarino. Antes da Narrativa Linear: Tempo e Modernidade no Primeiro Cinema – 1895-1907. São Paulo: s.n., 2000.
COSTA, Flávia Cesarino. O primeiro cinema: espetáculo, narração, domesticação. Rio de Janeiro:Azougue Editorial, 2005.
CRAFTON, Donald. Emile Cohl: caricature, and film. Princeton: Princeton University Press, 1990.
DICIONÁRIO Brasileiro inglês-português. New Jersey: Prentice-Hall, 1987.
EL HOTEL ELÉCTRICO. Direção e produção: Segundo de Chomon. Espanha: Pathé Fréres, 1905-1908.
min. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=aZFdaqQky2o Acesso em 01 jun. 2019.
ESCAMOTAGE D’UNE DAME CHEZ THÉÂTRE ROBERT HOUDIN (The Vanishing Lady). Direção e produção: Georges Méliès. França: Star Film Company, 1896. 1min20s. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=FQQM9wMuR0o. Acesso em 01 jun. 2019.
FELL, John L. Film Before Griffith. Berkeley/Los Angeles: University of California Press, 1983.
GASEK, Tom. Frame-by-frame stop motion: the guide to non-traditional animation techniques.Oxford: Elsevier/Focal Press, 2012.
HARRYHAUSEN, Ray; DALTON, Tony. A century of model animation: from Méliès to Aardman. London: Aurum, 2008.
HOT CORN! Direção: Juan Pablo Zaramella. Produção: Anuk Torre Obeid. Argentina: Can Can Club, 2011. 1min. Disponível em https://vimeo.com/20927663 Acesso em 01 jun. 2019.
HOW MONSIEUR TAKES HIS BATH, Direção e produção: Alice Guy Blanche. França: Gaumont Film Company, 1903. 1min 20s. Disponível em; https://www.youtube.com/watch?v=BOKesEg4Sd0 Acesso
em 01 jun. 2019.
JABARD NE PEUT PAS VOIR LES FEMMER TRAVAILLER. Direção e produção: Emile Cohl. França: Pathé Fréres. 1911.
JABBERWOCKY, Direção: Jan Svankmajer. Produção: Erna Kmínková
Marta Sichová, Jirí Vanek Tchecoslováquia: STM, 1971. 13 min. In: Box DVD’s Jan Svankmajer: the complete short films. BFI.
L’HOMME A LA TETE EN COUTCHOUC. Direção e produção: Georges Méliès. França: Star Film Company,1901. 2min33s. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=czKep7Z1-w8 Acesso
em 01 de junho de 2019.
LA MAISON ENSORCELÉE. Direção e produção: Segundo de Chomon. França e Espanha: Pathé Fréres, 1908. 6 min. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=EqvtRPFnEMo Acesso em 01 de junho de 2019.
LAYBOURNE, Kit. The Animation Book. USA: Crown Publishers Inc., 1979.
LE DESHABILLAGE IMPOSSIBLE (GOING TO BED UNDER DIFFICULTIES), Direção e produção: Georges Méliès. França: Star Film Company,1900. 2 min. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=_
UCcq4hiXcY Acesso em 01 de junho de 2019.
LE MOBILIER FIDÈLE. Direção e produção: Émile Cohl. França: Pathé Fréres,1910.
LE TOUT PETIT FAUT. Direção e produção: Émile Cohl. França: Pathé Fréres, 1910.
LES ALLUMETES ANIMÉES. Direção: Etienne Arnaud. França: Société des Etablissements L. Gaumont,
MACHADO, Arlindo. Pré-cinemas & pós-cinemas. Campinas: Editora Papirus, 2011.
MARINONE, Isabelle. Cinema e anarquia: uma história “obscura” do cinema na França (1895–1935).
Rio de Janeiro: Beco do Azougue Editorial Ltda., 2009.
MCWILLIAMS, Donald. Entrevista cedida a Marina Teixeira Kerber. 11 nov. 2015. Montreal, Canadá.
MORENO, Antônio. A experiência brasileira no cinema de animação. Rio de Janeiro: Artenova/Embrafilme, 1978.
THE USED. Paralysed. Videoclipe. Gravadora: Reprise Records, 2007. Duração: 03min14seg. Disponível em https://www.youtube.com/watch?v=D8vHMJuIVrM. Acesso em 01 jun. 2019.
PARENTE, André. Imagem-Máquina. Rio de Janeiro: Editora 34, 2011.
PATMORE, Chris. The complete animation course. New York: Barron’s, 2003.
NU SHOOZ. Point of no return. Videoclipe. Gravadora: Atlantic, 1986. 3min44s. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=yavaJNXoMe8. Acesso em 01 jun. 2019.
PURVES. Barry J. C. Stop motion: passion, process and performance. Oxford, UK; Burlington: Focal Press, 2008.
RUSSETT, Robert; STARR, Cecile. Experimental Animation. Nova York: Van Nostrand Reinhold Company, 1976.
THE AUTOMATIC MOVING COMPANY. Direção e produção: Romeo Bosetti. França: Pathé Fréres, 1912.
THE ENCHANTED DRAWING. Direção: James S. Blackton. Produtor: Thomas Edison. EUA: Vitagraph Studios, 1900. 1min 45s. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=pe7HSnZotbU Acesso
em 01 de junho de 2019.
THE EXECUTION OF MARY, QUEEN OF SCOTS. Direção e produção: Thomas Edison. EUA: Edison Manufacturing Company,1895. 40seg. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=BIOLsH93U1Q Acesso em 01 de junho de 2019.
THE HOUNTED HOTEL. Direção e produção: James S. Blackton. EUA: Vitagraph Studios, 1907. 1min
s. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=mHi5TahA8Qk Acesso em 01 de junho de 2019.
THE HUMPTY DUMPTY CIRCUS. Direção e produção: James S. Blackton e Albert E. Smith. EUA: Kalem Company, 1898.
WELLS, Paul. Understanding animation. Londres: Routledge, 1998.
WHEN CAPTAIN GROGG WAS TO HAVE HIS PORTRAIT DONE. Direção e produção: Victor Bergdahl. Suécia: Svenska Biografteatern AB, 1917. 4min 50seg.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista.
Ressaltamos que a responsabilidade dos artigos é de exclusividade do(s) autor(es) e não reflete, necessariamente, a opinião dos Editores ou da ESPM.