Estratégias para o uso da paisagem sonora como ferramenta na construção da camada de efeitos sonoros para roteiro, animatic e storyboard na animação

Autores

  • Gerson Rios Leme Universidade Federal de Pelotas

DOI:

https://doi.org/10.22398/2525-2828.411143-155

Resumo

É prática corriqueira empregar o som como consequência da parte visual no processo de produção audiovisual e, portanto, muitas vezes, com sua força narrativa subutilizada. A compreensão do som de modo dissociado do visual, somada a outras abordagens existentes do áudio para audiovisual (CHION, 2011; BEAUCHAMP, 2013) e a adaptação de práticas da educação sonora (SCHAFER, 2009), elucida particularidades do material sonoro e, posteriormente, enriquece a relação deste com a parte visual. O termo Paisagem Sonora (SCHAFER, 1991; 2001) e seus subtemas como, esquizofonia, Hi-Fi e Lo-Fi, também antrofonia, biofonia e geofonia (KRAUSE, 2013), dentre outros, trazidos para o campo audiovisual, ampliam o entendimento e a utilização prática do material sonoro em filmes de animação, além de viabilizarem e estimularem a abordagem menos subjetiva do som como instrumento de auxílio e suporte na construção da narrativa de produtos fílmicos de animação. Ainda, encorajam a elaboração do universo sonoro atrelado à criação do roteiro a partir do uso de estratégias propostas, na pré-produção da animação, com objetivo de ampliar a pré-visualização do produto final e oportuniza a identificação de pontos que eventualmente precisem ser mudados.

Biografia do Autor

Gerson Rios Leme, Universidade Federal de Pelotas

Possuo doutorado em Educação pela Universidade Federal de Pelotas (2017), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria (2006) e graduação em Música Licenciatura Plena pela Universidade Federal de Santa Maria (2003). Sou professor de som para audiovisual dos cursos de Cinema na Universidade Federal de Pelotas. Tenho experiência nas áreas de Educação, Som e Música para audiovisual, teatro e dança, Música e Tecnologia, Educação a Distância. Gosto de tocar guitarra e de compor minhas músicas!

 

Referências

REFERÊNCIAS:

BEAUCHAMP, Robin S.. Designing Sound for Animation. 2nd ed. Focal Press. EUA. 2013.

SILVA, Márcia Carvalho da. De olhos e ouvidos bem abertos: uma classificação dos sons do cinema. 2008. Disponível em: http://www.portcom.intercom.org.br/. Acesso em: 22/05/2019.

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KRAUSE. Bernie. A grande orquestra da natureza: descobrindo as origens da música no mundo selvagem. Zahar. Rio de Janeiro, 2013.

AUTOR. 2008.

AUTOR. 2011.

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THOM, Randy. Designing a movie for sound. 1999. Disponível em:

https://www.filmsound.org/articles/designing_for_sound.htm. Acesso em: 18/05/2019.

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Publicado

2019-08-20

Edição

Seção

Dossiê SEANIMA