Estratégias para o uso da paisagem sonora como ferramenta na construção da camada de efeitos sonoros para roteiro, animatic e storyboard na animação
DOI:
https://doi.org/10.22398/2525-2828.411143-155Resumo
É prática corriqueira empregar o som como consequência da parte visual no processo de produção audiovisual e, portanto, muitas vezes, com sua força narrativa subutilizada. A compreensão do som de modo dissociado do visual, somada a outras abordagens existentes do áudio para audiovisual (CHION, 2011; BEAUCHAMP, 2013) e a adaptação de práticas da educação sonora (SCHAFER, 2009), elucida particularidades do material sonoro e, posteriormente, enriquece a relação deste com a parte visual. O termo Paisagem Sonora (SCHAFER, 1991; 2001) e seus subtemas como, esquizofonia, Hi-Fi e Lo-Fi, também antrofonia, biofonia e geofonia (KRAUSE, 2013), dentre outros, trazidos para o campo audiovisual, ampliam o entendimento e a utilização prática do material sonoro em filmes de animação, além de viabilizarem e estimularem a abordagem menos subjetiva do som como instrumento de auxílio e suporte na construção da narrativa de produtos fílmicos de animação. Ainda, encorajam a elaboração do universo sonoro atrelado à criação do roteiro a partir do uso de estratégias propostas, na pré-produção da animação, com objetivo de ampliar a pré-visualização do produto final e oportuniza a identificação de pontos que eventualmente precisem ser mudados.
Referências
REFERÊNCIAS:
BEAUCHAMP, Robin S.. Designing Sound for Animation. 2nd ed. Focal Press. EUA. 2013.
SILVA, Márcia Carvalho da. De olhos e ouvidos bem abertos: uma classificação dos sons do cinema. 2008. Disponível em: http://www.portcom.intercom.org.br/. Acesso em: 22/05/2019.
CHION, Michel. A Audiovisão: som e imagem no cinema. Texto e grafia, Portugal, 2011.
KRAUSE. Bernie. A grande orquestra da natureza: descobrindo as origens da música no mundo selvagem. Zahar. Rio de Janeiro, 2013.
AUTOR. 2008.
AUTOR. 2011.
SCHAFER, R. Murray. Afinação do mundo: uma exploração pioneira pela história passada e pelo atual estado. São Paulo: UNESP, 2001.
_____. Educação sonora: 100 exercícios de escuta e criação de sons. São Paulo: Editora Melhoramentos, 2009.
_____. O ouvido pensante. São Paulo: Fundação Editora da UNESP, 1991.
THOM, Randy. Designing a movie for sound. 1999. Disponível em:
https://www.filmsound.org/articles/designing_for_sound.htm. Acesso em: 18/05/2019.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista.
Ressaltamos que a responsabilidade dos artigos é de exclusividade do(s) autor(es) e não reflete, necessariamente, a opinião dos Editores ou da ESPM.