Sociabilidade e consumo da Feira das Yabás: uma observação entre práticas culturais, memória e tradição

Autores

  • Adelaide Rocha de la Torre Chao UERJ - UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO / Faculdade de Comunicação Social

DOI:

https://doi.org/10.22398/2525-2828.51391-103

Resumo

Almoço de domingo, momentos de celebração, comida caseira e música boa no “quintal da casa de vó”. Partindo da observação e análise da sociologia da refeição para novas práticas e modos de consumo, este trabalho apresentará a Feira das Yabás – um evento de gastronomia e música que acontece aos domingos na Praça Paulo da Portela em Oswaldo Cruz (bairro do subúrbio carioca) e que reproduz a culinária de quintal através de matriarcas tradicionais da região da Grande Madureira. O propósito deste trabalho é discutir, dentro do cenário urbano da festa popular, as formas de sociabilidade e consumo de alimentos e música de seus atores sociais, propiciados pelo lugar e exaltação no espaço público da rua. Compartilhar o balde cheio de gelo e bebidas, dividir um prato de petiscos, utilizar acessórios da moda carnavalesca das escolas de samba são algumas observações da forma lúdica de sociação e da comensalidade. O trabalho exibirá o resultado parcial de uma pesquisa de campo que apresenta as relações entre imaginário e comunicação do evento: o que define a chamada “comida de subúrbio”, as preferências gastronômicas, atrações musicais e costumes da região. Seguindo o eixo temático de valorização das tradições e da cultura popular, esse texto enfatiza as representações das práticas socioculturais contemporâneas da Feira das Yabás, atreladas à história cultural da cidade.

Biografia do Autor

Adelaide Rocha de la Torre Chao, UERJ - UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO / Faculdade de Comunicação Social

Publicitária e Professora. Atua nas áreas de comunicação empresarial, consultoria de marketing e orientação profissional corporativa. Doutoranda e Mestra em Comunicação pela UERJ; Especialista em Docência do Ensino Superior (IAVM/UCAM), MBA em Marketing (ESPM) e em Planejamento, Implementação e Gestão da Educação à Distância (PIGEAD/LANTE) na Universidade Federal Fluminense (UFF). Bacharela em Comunicação Social pela Universidade Católica de Salvador, Bahia. Possui experiência em educação presencial e à distância. Pesquisadora dos Laboratórios CAC-CNPq (Comunicação, Arte e Cidade), LACON-CNPq (Comunicação e Consumo) e LCC-CNPq (Cidades Criativas) da ESPM Rio. 

Referências

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Publicado

2020-04-22

Edição

Seção

Dossiê CONSUMO e SOCIABILIDADES 2