Gamificação e turismo: uma proposta de inovação e co-criação de experiências em destinos turísticos a partir de um videogame

Autores

  • Karine Valesca de Freitas Verdugo Universidade Federal de Juiz de Fora.
  • Miriane Sigiliano Frossard Universidade Federal de Juiz de Fora.
  • Lucas Gamonal Barra de Almeida Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo - Campus Campos do Jordão.

DOI:

https://doi.org/10.22398/2525-2828.71928-45

Resumo

O objetivo desse trabalho é sugerir uma possível utilização de videogames na co-criação da experiência de viagem, a qual se daria por meio do artifício da gamificação dos atrativos/destinos. Para tanto, foi analisada a franquia de jogos de simulação The Sims 3 – Volta ao mundo, demonstrando que ao serem utilizadas as ferramentas do game, transpondo a experiência virtual à real, atrativos ou destinações poderiam oferecer novas experiências para novas gerações de visitantes. Assim, o jogador poderia, por intermédio do jogo em seu smartphone, experimentar as aventuras na realidade, além de desvendar mistérios e desafios das localidades. O trabalho se baseia na teoria da gamificação, a partir da qual mapeia-se a expansão com vistas a sugerir possibilidades de experiências em atrativos turísticos reais localizados no Egito, fornecendo motivação, interação, narrativas e recompensas ao jogador-turista. Trata-se de uma pesquisa de cunho qualitativo e de objetivos exploratórios e descritivos.

Biografia do Autor

Karine Valesca de Freitas Verdugo, Universidade Federal de Juiz de Fora.

Bacharela em Turismo e em Ciências Humanas pela Universidade Federal de Juiz de Fora.

Miriane Sigiliano Frossard, Universidade Federal de Juiz de Fora.

Doutora e Mestre em Ciência da Religião pela Universidade Federal de Juiz de Fora e graduada em Turismo pela Fundação Educacional São José. É Professora Adjunta do Departamento de Turismo da Universidade Federal de Juiz de Fora.

Lucas Gamonal Barra de Almeida, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo - Campus Campos do Jordão.

Doutor em Comunicação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Bacharel em Turismo e Mestre em Comunicação, ambos pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Atualmente, é Professor Substituto do Instituto Federal de São Paulo - Campus Campos do Jordão.

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Publicado

2022-05-26

Edição

Seção

Dossiê Turismo, Industrias e Cidades Criativas e as Novas Economias