Carnaval e turismo criativo: O case Bloco da Ovelha em Caxias do Sul-RS [Brasil]

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22398/2525-2828.71965-80

Resumo

O turismo e a cultura foram os setores mais afetados pela Pandemia Covid19, que alcançou o Brasil em março de 2020. O Carnaval, manifestação popular e urbana, com importante representatividade cultural e turística, esteve entre as manifestações mais afetadas, razão pela qual as agremiações têm procurado estabelecer novas estratégias como forma de sobrevivência da festividade. Nestes termos, este artigo tem como objetivo compreender as estratégias do Bloco da Ovelha, agremiação carnavalesca que desfila em Caxias do Sul, no Estado do Rio Grande do Sul, Brasil, considerando os tempos de pandemia, para recuperação dos negócios. Para tal, os procedimentos de pesquisas, qualitativos e exploratórios, do tipo estudo de caso, envolveram pesquisa bibliográfica e entrevista semiestruturada com o diretor artístico do Bloco. Resultados preliminares indicam que os gestores têm proposto a realização de oficinas de dança e percussão, moda e artesanato, entre outras, abrangendo diferentes públicos e diversidade de saberes e fazeres artísticos associados ao Carnaval. A realização das oficinas dialoga com o turismo criativo, contribuindo para o seu fomento e para sustentabilidade do Bloco, assim como da cadeia produtiva decorrente.

Biografia do Autor

Vanessa Cristina Kukul, Universidade de Caxias do Sul

Programa de Pós-graduação em Turismo e Hospitalidade

Mestranda

Susana de Araújo Gastal, Universidade de Caxias do Sul

Programa de Pós-graduação em Turismo e Hospitalidade

Professora Titular

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Publicado

2022-05-26

Edição

Seção

Dossiê Turismo, Industrias e Cidades Criativas e as Novas Economias