Quanto vale uma fotografia? métodos mistos para entender a formação de valor em um bem cultural

Autores

  • Luiz Lentz Junior Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Davide Carbonai Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.22398/2525-2828.7216577

Palavras-chave:

Economia criativa, Fotografia, Redes sociais, Valor

Resumo

Este trabalho busca especular sobre a possível relação entre a estrutura das redes sociais e a constituição do valor das mercadorias ditas culturais. Mais precisamente, tentamos responder qual é a relação entre a estrutura das redes sociais e o valor das mercadorias numa produção de maneira particular, a da fotografia publicitária e documental. A esse respeito, este estudo teve como hipóteses: em primeiro lugar, a estrutura da rede social, a qualidade das interações, a hierarquia dos atores e os recursos disponíveis possuem relação com o valor econômico das mercadorias culturais, nesse caso, a fotografia — as estruturas da rede e as suas características podem promover diferentes formas de produção das mercadorias, valorando mais ou menos o produto; e, em segundo, o grau de diversidade das redes pode ter relação com a valoração econômica — quanto mais diversificadas forem as redes, provavelmente maior será o valor dos objetos produzidos. Por fim, entendemos que a análise das diferentes redes dos fotógrafos publicitários e documentais pode mostrar essas diferenças no seu processo produtivo. Para dar uma resposta a todas essas questões, analisamos as redes egocentradas de produção de fotógrafos que atuam na cidade de Porto Alegre (RS), o fotógrafo publicitário e o documental. Essa escolha deu-se não só pela importância econômica do campo da fotografia, mas também pelo fato de a mercadoria (fotografia) proporcionar diferenciações produtivas suficientes para testar a nossa hipótese central (resultado deste estudo): as diferentes estruturas da rede interferem, de maneira distinta, no processo de valoração das fotografias.

Biografia do Autor

Luiz Lentz Junior, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutorando em Sociologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Davide Carbonai, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Professor de Políticas Públicas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Doutor em Sociologia Econômica pela UFRGS.

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Publicado

2022-12-19

Como Citar

JUNIOR, Luiz Lentz; CARBONAI, Davide. Quanto vale uma fotografia? métodos mistos para entender a formação de valor em um bem cultural. Diálogo com a Economia Criativa, Rio de Janeiro, v. 7, n. 21, p. 65–77, 2022. DOI: 10.22398/2525-2828.7216577. Disponível em: https://dialogo.espm.br/revistadcec-rj/article/view/418. Acesso em: 6 out. 2025.

Edição

Seção

Artigos