A trajetória de carreira dos influenciadores digitais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22398/2525-2828.925113-130

Palavras-chave:

Carreira, Teoria desenvolvimentista de carreira, Influenciador digital

Resumo

O presente artigo objetiva entender a construção de carreira de influenciadores digitais. Para isso,recolhe depoimentos de nove influenciadores, que falaram sobre as suas vivências, de acordo comas etapas constitutivas das suas trajetórias profissionais. Os resultados da pesquisa revelaram quea maioria dos entrevistados começou sua carreira de influenciador como umhobbye, com o ga-nho de visibilidade e retorno financeiro, vislumbraram uma oportunidade de trabalho. Ademais,verificou-se que a carreira de influenciador envolve muitos desafios, como a precificação, a com-preensão do funcionamento dos algoritmos e a intensa rotina de trabalho. Ao final, alguns con-selhos para quem deseja investir na carreira foram mencionados pelos entrevistados. Tendo emvista a constante expansão do mercado de influenciadores digitais, este artigo contribui para osestudos de carreira com informações acerca da trajetória desses profissionais.

Biografia do Autor

Ana Heloísa da Costa Lemos, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (IAG/PUC-Rio).

Doutora em Sociologia pelo Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro (IUPERJ/UCAM). Professora Associada do Programa de Pós-Graduação em Administração do Departamento de Administração da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), desde 2008. Professora do curso de graduação em Administração da PUC-Rio, desde 1996. Atuou como membro da Comissão de Avaliação Quadrienal dos Programas de Pós-Graduação da área de Administração Pública e de Empresas, Ciências Contábeis e Turismo no quadriênio 2017-2020. Coordenadora eleita da Divisão Gestão de Pessoas e Relações de Trabalho (GPR) da Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Administração (ANPAD), no triênio 2018-2020, membro do Comitê Científico da Divisão GPR da ANPAD entre 2013 e 2017 e líder de tema da mesma Divisão entre 2009 e 2012. Atualmente é líder de tema na Divisão GPR da ANPAD. Coordenadora da área de Organizações Departamento de Administração da PUC-Rio e Líder do grupo de pesquisa "Trabalho, carreira e gênero na contemporaneidade" inscrito no Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq. Membro eleito da Comissão Geral da Direção do Departamento de Administração da PUC-Rio desde 2016. Foi coordenadora do MBA em Gestão de Recursos Humanos da PUC-Rio entre 2008 e 2018. É editora associada da RAE e revisora de periódicos como a BAR, OS, RAC, Cadernos EBAPE, REGE dentre outras. Possui graduação em Ciências Políticas e Sociais pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1988), mestrado em Administração pela Fundação Getúlio Vargas (1994). Publicou 46 artigos em periódicos nacionais e internacionais, 50 artigos em anais de congressos nacionais e internacionais, orientou 4 teses de doutorado, 36 dissertações de mestrado, além de dezenas de trabalhos de conclusão de cursos de graduação e especialização (TCCs). Tem realizado pesquisas, orientações e publicado artigos científicos sobre carreiras e trajetórias profissionais; gênero; trabalho e controle; inserção no mercado de trabalho.

Referências

ABIDIN, Crystal. “Aren’t these just young, rich women doing vain things online?”: influencer selfies as subversive frivolity. Social Media + Society, v. 2, n. 2, 2016. https://doi.org/10.1177/2056305116641342

ALLSOP, Dee T.; BASSETT, Bryce R.; HOSKINS, James A. Word-of-mouth research: Principles and applications. Journal of Advertising Research, v. 47, n. 4, 2007. https://doi.org/10.2501/S0021849907070419

ARTHUR, Michael B.; HALL, Douglas T (Tim); LAWRENCE, Barbara S. Generating new directions in career theory: The case for a transdisciplinary approach. In: ARTHUR, Michael B.; HALL, Douglas T (Tim); LAWRENCE, Barbara S (Eds.). Handbook of career theory. Cambridge: Cambridge University Press, 1989. p. 7-25.

BUCHHOLZ, Katharina. The influence of influencers. 2023. Disponível em: https://www.statista.com/chart/24933/share-of-respondents-saying-they-purchased-something-because-of-influencers/ Acesso em: 12 dez. 2023.

CHANLAT, Jean-François. Quais carreiras e para qual sociedade? Revista de Administração de Empresas, São Paulo, v. 36, n. 1, p. 13-20, 1996. https://doi.org/10.1590/S0034-75901996000100003

CHAU, Michael; XU, Jennifer. Business intelligence in blogs: understanding consumer interactions and communities. MIS Quarterly, v. 36, n. 4, 2012. https://doi.org/10.2307/41703504

CRESCITELLI, Edson; TAGAWA, Yuim. A influência dos blogs na decisão de compra: um estudo exploratório no segmento de beleza. Comunicação & Sociedade, [S. l.], v. 37, n. 2, 2015. https://doi.org/10.15603/2175-7755/cs.v37n2p49-79

DE LUCA, Gabriela; OLIVEIRA, Sidinei Rocha de; CHIESA, Carolina Dalla. Projeto e metamorfose: contribuições de Gilberto Velho para os estudos sobre carreiras. Revista de Administração Contemporânea, v. 20, n. 4, 2016. https://doi.org/10.1590/1982-7849rac2016140080

DUARTE, Maria Ester de. O indivíduo e a organização: Perspectivas de desenvolvimento. Psychologica (Extra-Série), p. 549-557, 2004.

FIALHO, Camila Borges; LÜTZ, Carolina Bicca. Análise da Intenção de Continuidade de Uso de um Sistema Voluntário: em Cena o Fenômeno Twitter. In: ENCONTRO DE ADMINISTRAÇÃO DA INFORMAÇÃO, 3., 2011, Porto Alegre. Anais [...]. Porto Alegre: ANPAD, 2011. p. 1-17.

GUNZ, Hugh; MAYRHOFER, Wolfgang. The social chronology framework: a multiperspective approach to career studies. SSRN Working Paper, 2015. https://doi.org/10.2139/ssrn.2595568

HALL, Douglas T (Tim) Hall. Careers in organizations. California: Goodyear Pub, Pacific Palisades, 1976.

HALL, Douglas T (Tim) Hall. Protean careers of the 21st century. Academy of Management Executive, v. 10, n. 4, 1996.

INSPER. Gastos com marketing de influência crescem quase dez vezes em seis anos. 2022. Disponível em: https://www.insper.edu.br/noticias/gastos-com-marketing-de-influencia-crescemquase-dez-vezes-em-seis-anos/ Acesso em: 12 dez. 2023.

KARHAWI, Issaaf. Influenciadores digitais: o Eu como mercadoria. In: SAAD, Elizabeth; SILVEIRA, Stefanie Carlan da (Eds.). Tendências em Comunicação Digital. ECA-USP. 2016. p. 40-58.

KARHAWI, Issaaf. Influenciadores digitais: conceitos e práticas em discussão. Comunicare, São Paulo, v. 17, 2017.

MAGALHÃES, Mauro de Oliveira. Personalidades vocacionais e desenvolvimento da vida adulta: generatividade e carreira profissional. 2005. 238 f. Tese (Doutorado em Psicologia do Desenvolvimento) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2005.

NIELSEN MEDIA RESEARCH. 500 mil pessoas atuam como influencers no Brasil. 2023. Disponível em: https://blog.mettzer.com/referencia-de-sites-e-artigos-online/#:~:text=T%C3%ADtulo%20do%20artigo.,%3A%20dia%2C%20m%C3%AAs%20e%20ano. Acesso em: 18 dez. 2023.

SENFT, Theresa M. Camgirls: celebrity & community in the age of social networks. New York: Peter Lang. 2008.

SHIRKY, Clay. A cultura da participação: criatividade e generosidade no mundo conectado. Rio de Janeiro: Zahar, 2011.

SIBILIA, Paula. O show do eu: a intimidade como espetáculo. São Paulo: Nova Fronteira, 2008.

SULLIVAN, Sherry E.; BARUCH, Yehuda. Advances in career theory and research: a critical review and agenda for future exploration. Journal of Management, v. 35, n. 6, 2009. https://doi.org/10.1177/0149206309350082

SULLIVAN, Sherry; CROCITTO, Madeline M. The developmental theories: a critical examination of their continuing impact on career research. In: GUNZ, Hugh P.; PEIPERL, Maury (Eds.). Handbook of career studies. California: Sage Publications, 2007. p. 283-309.

SUPER, Donald E. The psychology of careers. New York: Harper & Row, 1957.

SUPER, Donald E. Career and life development. In: BROWN, D.; BROOKS, E. (Eds.). Career, choice and development. San Francisco: Jossey-Bass, 1984. p. 192-234.

SUPER, Donald E. The life span, life space approach to career development, In: BROWN, Duane; BROOKS, Linda (Orgs.). Career choice and development. 2. ed. San Francisco: Jossey-Bass, 1990. p. 197-261.

VILICIC, Filipe. O clube dos youtubers: como ícones rebeldes construíram o maior fenômeno da internet e se tornaram os principais influenciadores da juventude brasileira. Belo Horizonte. Editora Gutenberg, 2019.

ZANETTE, Maria Carolina. Influência digital: o papel dos novos influentes no consumo. Curitiba: Appris, 2015.

Publicado

2024-06-11

Edição

Seção

Artigos