Liderança e criatividade: uma análise da atuação de gestores de equipes criativas no Agreste Pernambuco

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22398/2525-2828.10288-25

Palavras-chave:

Criatividade, Economia Criativa, Liderança, Liderança Criativa, Equipes Criativas

Resumo

A economia criativa e suas indústrias criativas são caracterizadas pela presença de indivíduos e equipes criativas que se destacam no mercado de trabalho como fontes de vantagem competitiva. Dessa forma, esses indivíduos usam da criatividade como uma competência da liderança. Diante disso, o objetivo geral deste trabalho foi analisar a liderança exercida pelos gestores na economia criativa, das quatro grandes áreas da economia criativa, no Agreste Pernambuco. Especificamente, buscou-se compreender a atuação desses gestores diante dos elementos da liderança criativa e as características relacionadas à criatividade. Para tanto, realizou-se uma pesquisa de caráter exploratório e descritivo de natureza qualitativa. Foram feitas entrevistas semiestruturadas com cinco gestores da economia criativa, da cidade de Caruaru, Pernambuco, sob a ótica da análise de conteúdo. Concluiu-se que os gestores da economia criativa estão em processo de transição em direção à liderança criativa, esforçando-se nesse sentido. Considerando os principais fatores envolvidos na gestão de equipes criativas, os aspectos “ideias próprias”, “clima”, “resiliência” e “aprendizado vindo da experiência” apresentaram maior congruência. Por outro lado, os aspectos “plataforma de entendimento”, “visão compartilhada” e “ativação em rede” requerem atenção para serem aprimorados.

Biografia do Autor

BIANCA BARROS, Associação Caruaruense de Ensino Superior e Técnico Centro Universitário Tabosa de Almeida ASCES-UNITA

Graduanda em Administração pela Associação Caruaruense De Ensino Superior e Técnico Centro Universitário Tabosa De Almeida (Asces-Unita). Já foi Servidora Pública efetiva na Secretaria de Educação da prefeitura de Caruaru, estagiária administrativa no Tribunal de Justiça de Pernambuco e estagiária da Delegacia da Receita Federal. Aluna Voluntária do programa de Iniciação Científica da Asces-Unita (INICIA). Pós intercambista pelo Programa Ganhe o Mundo.

HANNAH MIRANDA, Associação de Ensino Superior e Técnico Centro Universitário Tabosa de Almeida

Doutora na linha de pesquisa em organização e sociedade, no programa da Pós-Graduação em Administração (PROPAD), da Universidade Federal de Pernambuco. Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Administração (PROPAD), da Universidade Federal de Pernambuco, na linha de MTI I em Marketing. Graduada em Administração pela Universidade de Pernambuco (UPE) e Graduada em Design pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Docente no Centro Universitário Tabosa de Almeida ASCES - UNITA. 

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Publicado

2025-05-26

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Artigos