“Cuidado, meu bem, há perigo na esquina”: posicionamento e identidade de marca na campanha o novo sempre vem

Autores

  • Júlia Moschen Tissot
  • Mauricio Barth
  • Gustavo Roese Sanfelice

DOI:

https://doi.org/10.22398/2525-2828.51458-79

Resumo

Uma mesma imagem é capaz de transmitir inúmeras interpretações, com significantes e significados que variam de acordo com a ótica de quem a interpreta. Dessa forma, o presente trabalho tem como objetivo analisar, a partir do prisma imagético, a peça audiovisual principal que compõe a primeira campanha institucional desenvolvida pela fintech brasileira Nubank. Foram analisadas as mensagens icônicas e simbólicas presentes no vídeo divulgado pela marca no Youtube, tendo como base a teoria da análise da imagem de Roland Barthes (1990). Ao final do estudo, as análises detalhadas dos keyframes permitiram o conhecimento da mensagem que a marca desejou comunicar, assim como detalhes de seu posicionamento e da sua identidade de marca.

Biografia do Autor

Júlia Moschen Tissot

Bacharela em Publicidade e Propaganda pela Universidade Feevale.

Mauricio Barth

Doutorando em Diversidade Cultural e Inclusão Social; mestre em Indústria Criativa; graduado em Publicidade e Propaganda; professor na Universidade Feevale.

Gustavo Roese Sanfelice

Doutor em Comunicação Social; coordenador do Programa de Pós-Graduação em Diversidade Cultural e Inclusão Social da Universidade Feevale.

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Publicado

2020-07-28

Edição

Seção

Artigos