Uma reflexão sobre a cidade dos piratas

Autores

  • Eliane M. Gordeeff Investigadora colaboradora: Universidade de Lisboa, Faculdade de Belas-Artes, Centro de Investigação e de Estudos em Belas-Artes (CIEBA), Largo da Academia Nacional de Belas-Artes, 1249-058 Lisboa, Portugal Professora: Universidade Veiga de Almeida Animadora: Quadro Vermelho Produções http://orcid.org/0000-0002-3762-1463

DOI:

https://doi.org/10.22398/2525-2828.618223-236

Resumo

Este artigo consiste em apresentar um estudo sobre o longa-metragem animado, A Cidade dos Piratas (2018), de Otto Guerra, que mescla a imagem real e a animada, com quatro intrincados eixos narrativos, e que se impõe como produto de uma sociedade, e sobre a qual reflete. No atual e conturbado momento em que se vive, se faz necessária uma reflexão sobre as nossas criações artísticas, como uma forma de compreendermos o que se passa, a fim de organizarmos um futuro. Para atingir tal entendimento, o texto se desenvolve com base nos estudos sociológicos da Arte, de Jean Duvignaud (1970), no conceito de Imaginarium Diegético (Gordeeff, 2018), e no conceito mitológico de “chaos”, construindo uma análise político-social, mas ao mesmo tempo, estético-narrativa desta obra-prima da animação brasileira. Este texto sintetiza as duas diferentes abordagens anteriores sobre o tema, apresentadas em dois eventos internacionais: no Congresso Internacional Sobre outras Obras (FBAUL-CIEBA) em Lisboa, Portugal, e no Animafest Scanner VII (Animafest Zagreb, World Festival of Animated Film), em Zagreb, Croácia, ambos em 2020.

Biografia do Autor

Eliane M. Gordeeff, Investigadora colaboradora: Universidade de Lisboa, Faculdade de Belas-Artes, Centro de Investigação e de Estudos em Belas-Artes (CIEBA), Largo da Academia Nacional de Belas-Artes, 1249-058 Lisboa, Portugal Professora: Universidade Veiga de Almeida Animadora: Quadro Vermelho Produções

Investigadora Associada: Universidade de Lisboa, Faculdade de Belas-Artes, Centro de Investigação e de Estudos em Belas-Artes (CIEBA) Professora: Universidade Veiga de Almeida/Escola de Design E.Gordeeff é animadora, professora e pesquisadora de Animação, membro da ASIFA e da Society Animation Studies. Produziu mais de 15 curtas de animação que foram exibidos em vários festivais pelo mundo, com algum reconhecimento. Designer Gráfica e Mestre em Artes Visuais pela UFRJ, é Doutora em Belas Artes, Especialidade em Multimédia (Universidade de Lisboa, com bolsa do CNPq / Brasil, e Erasmus+ na Université Paris 8 Vincennes-Saint-Denis). Em 2018, lançou o livro Aesthetic Interferences sobre animação em stop motion, baseado na dissertação de mestrado. É correspondente colaboradora do site de animação independente europeu, Zippyframes.com, e coordenadora do index academicosdaanimação.blog.br (o AdA é um index de textos acadêmicos e não acadêmicos publicados sobre Animação no Brasil).

Referências

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Publicado

2021-12-18

Edição

Seção

Dossiê SEANIMA#2