Uma reflexão sobre a cidade dos piratas
DOI:
https://doi.org/10.22398/2525-2828.618223-236Resumo
Este artigo consiste em apresentar um estudo sobre o longa-metragem animado, A Cidade dos Piratas (2018), de Otto Guerra, que mescla a imagem real e a animada, com quatro intrincados eixos narrativos, e que se impõe como produto de uma sociedade, e sobre a qual reflete. No atual e conturbado momento em que se vive, se faz necessária uma reflexão sobre as nossas criações artísticas, como uma forma de compreendermos o que se passa, a fim de organizarmos um futuro. Para atingir tal entendimento, o texto se desenvolve com base nos estudos sociológicos da Arte, de Jean Duvignaud (1970), no conceito de Imaginarium Diegético (Gordeeff, 2018), e no conceito mitológico de “chaos”, construindo uma análise político-social, mas ao mesmo tempo, estético-narrativa desta obra-prima da animação brasileira. Este texto sintetiza as duas diferentes abordagens anteriores sobre o tema, apresentadas em dois eventos internacionais: no Congresso Internacional Sobre outras Obras (FBAUL-CIEBA) em Lisboa, Portugal, e no Animafest Scanner VII (Animafest Zagreb, World Festival of Animated Film), em Zagreb, Croácia, ambos em 2020.
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