Os processos de identificação social na moda: do luxo ao fast fashion
DOI:
https://doi.org/10.22398/2525-2828.822132-145Palavras-chave:
Teorias de moda, Tendências, Mídia, SociedadeResumo
A dinâmica capitalista promoveu a intensificação do mercado de moda em meados do século XIX com a criação da alta costura. Desde então, diversos fatores têm sido relevantes na conformação dessa dinâmica pelo viés do consumo, como a distinção das classes sociais, a cultura de massas e a mídia. Este artigo propõe, por meio de uma revisão bibliográfica, uma reflexão sobre a conforma-ção desse mercado, da sua origem aos dias de hoje, da alta costura ao fast fashion, das suas articu-lações com a mídia na disseminação de tendências e na influência nos padrões de consumo. Nessa abordagem, avaliaram-se as mudanças no mercado de moda, como o surgimento do fast fashion e a permanência de um mercado de luxo de dimensões globais, com base no entendimento de moda como fenômeno social e de sua importância como indústria e produto cultural.
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