Os processos de identificação social na moda: do luxo ao fast fashion

Autores

  • Maria Paula Guimarães Universidade do Estado de Minas Gerais
  • Rita Aparecida da Conceição Ribeiro Universidade Federal de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.22398/2525-2828.822132-145

Palavras-chave:

Teorias de moda, Tendências, Mídia, Sociedade

Resumo

A dinâmica capitalista promoveu a intensificação do mercado de moda em meados do século XIX com a criação da alta costura. Desde então, diversos fatores têm sido relevantes na conformação dessa dinâmica pelo viés do consumo, como a distinção das classes sociais, a cultura de massas e a mídia. Este artigo propõe, por meio de uma revisão bibliográfica, uma reflexão sobre a conformação desse mercado, da sua origem aos dias de hoje, da alta costura ao fast fashion, das suas articulações com a mídia na disseminação de tendências e na influência nos padrões de consumo. Nessa abordagem, avaliaram-se as mudanças no mercado de moda, como o surgimento do fast fashion e a permanência de um mercado de luxo de dimensões globais, com base no entendimento de moda como fenômeno social e de sua importância como indústria e produto cultural.

Biografia do Autor

Maria Paula Guimarães, Universidade do Estado de Minas Gerais

Doutoranda em Design pelo Programa de Pós-Graduação da Escola de Design da Universidade do Estado de Minas Gerais.

Rita Aparecida da Conceição Ribeiro, Universidade Federal de Minas Gerais

Doutora em Geografia pela Universidade Federal de Minas Gerais.

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Publicado

2023-05-11

Como Citar

GUIMARÃES, Maria Paula; RIBEIRO, Rita Aparecida da Conceição. Os processos de identificação social na moda: do luxo ao fast fashion. Diálogo com a Economia Criativa, Rio de Janeiro, v. 8, n. 22, p. 132–145, 2023. DOI: 10.22398/2525-2828.822132-145. Disponível em: https://dialogo.espm.br/revistadcec-rj/article/view/434. Acesso em: 2 out. 2025.

Edição

Seção

Dossiê: Moda e economia criativa