Os processos de identificação social na moda: do luxo ao fast fashion

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22398/2525-2828.822132-145

Palavras-chave:

Teorias de moda, Tendências, Mídia, Sociedade

Resumo

A dinâmica capitalista promoveu a intensificação do mercado de moda em meados do século XIX com a criação da alta costura. Desde então, diversos fatores têm sido relevantes na conformação dessa dinâmica pelo viés do consumo, como a distinção das classes sociais, a cultura de massas e a mídia. Este artigo propõe, por meio de uma revisão bibliográfica, uma reflexão sobre a conforma-ção desse mercado, da sua origem aos dias de hoje, da alta costura ao fast fashion, das suas articu-lações com a mídia na disseminação de tendências e na influência nos padrões de consumo. Nessa abordagem, avaliaram-se as mudanças no mercado de moda, como o surgimento do fast fashion e a permanência de um mercado de luxo de dimensões globais, com base no entendimento de moda como fenômeno social e de sua importância como indústria e produto cultural.

Biografia do Autor

Maria Paula Guimarães, Universidade Estadual de Minas Gerais

Doutoranda em Design pelo Programa de Pós-Graduação da Escola de Design da Universidade do Estado de Minas Gerais.

Rita Ribeiro, Escola de design - UEMG

Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Design da Escola de Design da Universidade do Estado de Minas Gerais. Líder do grupo de pesquisa do CNPq Design e Representações Sociais, pesquisadora do Centro de Pesquisa Design & Representações Sociais, co-coordenadora do Grupo de Pesquisa Diseño y Geografia Política, da Universidad de Palermo, Argentina. Graduada em Comunicação Social pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (1984) e Mestre em Comunicação Social pela Universidade Federal de Minas Gerais (2000). É doutora em Geografia (2008) pela UFMG.Tem experiência Design e Comunicação, atuando principalmente nos seguintes temas: design e representações sociais envolvendo os processos de consumo, culturas urbanas, audiovisual, design emocional e divulgação científica.

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Publicado

2023-05-11

Edição

Seção

Dossiê MODA E ECONOMIA CRIATIVA