Relações de consumo de mulheres com as bolsas de luxo

Autores

  • Rosana Dias Guedes de Moraes Universidade Nova de Lisboa https://orcid.org/0000-0003-3759-1759
  • Ana Christina Celano Teixeira EBAPE - Fundação Getúlio Vargas

DOI:

https://doi.org/10.22398/2525-2828.822146-162

Palavras-chave:

Luxo, Bolsas de luxo, Consumo, Marcas de luxo, Comportamento do consumidor

Resumo

Este estudo exploratório investigou as relações de consumo de mulheres brasileiras de alto po-der aquisitivo com bolsas genuínas de marcas de luxo internacionais. Usando como inspiração o método dos itinerários, foram conduzidas entrevistas em profundidade com possuidoras desses objetos, abordando as fases de compra, uso e descarte. A análise dos relatos foi conduzida com base nas cinco principais motivações apontadas pela literatura para o consumo de itens de luxo — a qualidade percebida, a singularidade percebida, a conspicuidade percebida, o hedonismo per-cebido e a autoexpressão percebida. Os resultados revelam a presença desses fatores de natureza pessoal e não pessoal nas visões das respondentes sobre o conceito de luxo e sobre as marcas dessa categoria e nas diversas fases de sua relação com esses objetos.

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Publicado

2023-05-11

Edição

Seção

Dossiê MODA E ECONOMIA CRIATIVA