Relações de consumo de mulheres com as bolsas de luxo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22398/2525-2828.822146-162

Palavras-chave:

Luxo, Bolsas de luxo, Consumo, Marcas de luxo, Comportamento do consumidor

Resumo

Este estudo exploratório investigou as relações de consumo de mulheres brasileiras de alto poder aquisitivo com bolsas genuínas de marcas de luxo internacionais. Usando como inspiração o método dos itinerários, foram conduzidas entrevistas em profundidade com possuidoras desses objetos, abordando as fases de compra, uso e descarte. A análise dos relatos foi conduzida com base nas cinco principais motivações apontadas pela literatura para o consumo de itens de luxo — a qualidade percebida, a singularidade percebida, a conspicuidade percebida, o hedonismo percebido e a autoexpressão percebida. Os resultados revelam a presença desses fatores de natureza pessoal e não pessoal nas visões das respondentes sobre o conceito de luxo e sobre as marcas dessa categoria e nas diversas fases de sua relação com esses objetos.

Biografia do Autor

Rosana Dias Guedes de Moraes, Universidade Nova de Lisboa

PhD in Communication Sciences from the School of Social and Human Sciences of Universidade Nova de Lisboa; Master’s in Business Administration from IBMEC Rio de Janeiro.

Ana Christina Celano Teixeira, IBMEC Rio

PhD in Business Administration from EBAPE – Fundação Getúlio Vargas.

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Publicado

2023-05-11

Como Citar

MORAES, Rosana Dias Guedes de; TEIXEIRA, Ana Christina Celano. Relações de consumo de mulheres com as bolsas de luxo. Diálogo com a Economia Criativa, Rio de Janeiro, v. 8, n. 22, p. 146–162, 2023. DOI: 10.22398/2525-2828.822146-162. Disponível em: https://dialogo.espm.br/revistadcec-rj/article/view/451. Acesso em: 2 out. 2025.

Edição

Seção

Dossiê: Moda e economia criativa