Estratégias para o uso da paisagem sonora como ferramenta na construção da camada de efeitos sonoros para roteiro, animatic e storyboard na animação
DOI:
https://doi.org/10.22398/2525-2828.411143-155Abstract
É prática corriqueira empregar o som como consequência da parte visual no processo de produção audiovisual e, portanto, muitas vezes, com sua força narrativa subutilizada. A compreensão do som de modo dissociado do visual, somada a outras abordagens existentes do áudio para audiovisual (CHION, 2011; BEAUCHAMP, 2013) e a adaptação de práticas da educação sonora (SCHAFER, 2009), elucida particularidades do material sonoro e, posteriormente, enriquece a relação deste com a parte visual. O termo Paisagem Sonora (SCHAFER, 1991; 2001) e seus subtemas como, esquizofonia, Hi-Fi e Lo-Fi, também antrofonia, biofonia e geofonia (KRAUSE, 2013), dentre outros, trazidos para o campo audiovisual, ampliam o entendimento e a utilização prática do material sonoro em filmes de animação, além de viabilizarem e estimularem a abordagem menos subjetiva do som como instrumento de auxílio e suporte na construção da narrativa de produtos fílmicos de animação. Ainda, encorajam a elaboração do universo sonoro atrelado à criação do roteiro a partir do uso de estratégias propostas, na pré-produção da animação, com objetivo de ampliar a pré-visualização do produto final e oportuniza a identificação de pontos que eventualmente precisem ser mudados.
References
REFERÊNCIAS:
BEAUCHAMP, Robin S.. Designing Sound for Animation. 2nd ed. Focal Press. EUA. 2013.
SILVA, Márcia Carvalho da. De olhos e ouvidos bem abertos: uma classificação dos sons do cinema. 2008. Disponível em: http://www.portcom.intercom.org.br/. Acesso em: 22/05/2019.
CHION, Michel. A Audiovisão: som e imagem no cinema. Texto e grafia, Portugal, 2011.
KRAUSE. Bernie. A grande orquestra da natureza: descobrindo as origens da música no mundo selvagem. Zahar. Rio de Janeiro, 2013.
AUTOR. 2008.
AUTOR. 2011.
SCHAFER, R. Murray. Afinação do mundo: uma exploração pioneira pela história passada e pelo atual estado. São Paulo: UNESP, 2001.
_____. Educação sonora: 100 exercícios de escuta e criação de sons. São Paulo: Editora Melhoramentos, 2009.
_____. O ouvido pensante. São Paulo: Fundação Editora da UNESP, 1991.
THOM, Randy. Designing a movie for sound. 1999. Disponível em:
https://www.filmsound.org/articles/designing_for_sound.htm. Acesso em: 18/05/2019.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
The copyright for articles published in this journal belongs to the author, with first publication rights to the journal.
We emphasize that the responsibility for the articles is exclusive to the author(s) and does not necessarily reflect the opinion of the Editors or ESPM.