Letreiros dos projetos de Romeo de Paoli para hotéis
DOI:
https://doi.org/10.22398/2525-2828.1029162-180Palabras clave:
Arquitetura, Design, Memória, Patrimônio, TipografiaResumen
Romeo de Paoli nasceu em uma família de construtores italianos na recém-inaugurada Belo Horizonte (MG). Formou-se em Engenharia e atuou profissionalmente como arquiteto, construtor, artista plástico e empresário. Foi um dos mais relevantes nomes da construção civil da cidade na primeira metade do século XX. Entre os 13 projetos aprovados pela prefeitura na década de 1930 para uso hoteleiro na área central, seis são de autoria de seu escritório. Este artigo aborda um breve momento de sua trajetória, hiato entre a aprovação de três desses edifícios que mantêm íntegros seus letreiros originais: Imperial Palace (1934), Piraquara (1935) e Cláudio Manoel (1939). Frequentemente ignorados até mesmo pelos órgãos de proteção ao patrimônio, esses artefatos gráficos integram a paisagem tipográfica belo-horizontina. Registrar e coletar dados como identidade do edifício (imagem, nome, endereço, uso original, uso atual, localização, nome do arquiteto e data de construção), dados sobre a tipografia arquitetônica nominativa, com foto, especificações sobre o tipo de letra, composição e materiais utilizados são premissas da investigação e ferramentas para catalogação da memória gráfica de Belo Horizonte.
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