Aprender o carnaval: comunicação e educação para enriquecer a experiência do público

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.22398/2525-2828.1028135-150

Palabras clave:

Carnaval, Rio de Janeiro, Experiência, Comunicação, Educação

Resumen

O Carnaval é uma das expressões culturais mais emblemáticas do Brasil e no Rio de Janeiro alcança projeção global, destacando-se por sua grandiosidade e relevância econômica e simbólica. Este estudo investigou como estratégias de comunicação podem ser desenvolvidas para ampliar o conhecimento do público e enriquecer a experiência de quem assiste aos desfiles das escolas de samba do Grupo Especial no Sambódromo da Marquês de Sapucaí. Baseada em entrevistas com espectadores e interessados no evento, a pesquisa identificou lacunas significativas nas abordagens atuais de comunicação, destacando a necessidade de estratégias mais eficazes para fortalecer a conexão com o público-alvo. Além disso, foram exploradas oportunidades para melhorar a interação e o engajamento, promovendo uma compreensão mais profunda do espetáculo. Uma comunicação assertiva pode beneficiar gestores, escolas de samba e empresas envolvidas, ao atrair novos públicos e renovar o interesse pelo evento. O estudo reforça a importância de se fortalecer a relação com o público para ampliar o conhecimento sobre o Carnaval, reconhecido como um dos principais patrimônios culturais e imateriais do Brasil. Dessa forma, espera-se assegurar que sua riqueza e significado sejam plenamente valorizados por audiências diversas e globais.

Biografía del autor/a

Caique Andrade, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

Graduado em Administração de Empresas.

Alessandra Baiocchi, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

Doutora em Administração de Empresas, com doutorado sanduíche na HEC Montréal, Cátedra Carmelle e Rémi-Marcoux de Gestão de Artes.

Thiago Reis, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

Mestrando em Administração de Empresas.

Citas

LEUNG, Fine F. et al. Online influencer marketing. Journal of the Academy of Marketing Science, v. 50, n. 2, p. 226-251, 2022. https://doi.org/10.1007/s11747-021-00829-4

MALHOTRA, Naresh K. Marketing research: an applied orientation. 7. ed. [s.l.]: Pearson Education, 2020.

PINE II, Joseph; GILMORE, James H. Welcome to the experience economy. Harvard Business Review, 1998.

PINE II, Joseph; GILMORE, James H. The experience economy. Boston: Harvard Business Review Press, 2011.

PONSIGNON, Frédéric; DERBAIX, Maud. The impact of interactive technologies on the social experience: an empirical study in a cultural tourism context. Tourism Management Perspectives, v. 35, p. 100723, 2020. https://doi.org/10.1016/j.tmp.2020.100723

RIO PREFEITURA. Fundação João Goulart. Riotur. Carnaval de Dados 2024. Rio de Janeiro: Rio Prefeitura, 2024. Disponível em: https://observatorioeconomico.rio/wp-content/uploads/sites/5/2024/02/Carnaval-de-Dados-2024.pdf. Acesso em: 19 jan. 2025.

RIVERA, Manuel et al. Familiarity, involvement, satisfaction and behavioral intentions: the case of an African-American cultural festival. International Journal of Event and Festival Management, v. 13, n. 3, p. 267-286, 2022. https://doi.org/10.1108/IJEFM-07-2021-0062

SALDANHA, R. L.; GONÇALVES, C. A. O evento carnaval como motor da economia criativa: um estudo na capital mineira entre 2015 e 2017. Revista Iberoamericana de Turismo, v. 9, n. 2, p. 54-67, 2019. https://doi.org/10.2436/20.8070.01.152

SANTOS, William Santana. Os carnavais de Roger Bastide: contribuição para a história dos estudos antropológicos e sociológicos do Carnaval brasileiro. Ponto Urbe, v. 23, 2018. https://doi.org/10.4000/pontourbe.5813

SOLOMON, Michael R. O comportamento do consumidor: comprando, possuindo e sendo. 11. ed. Porto Alegre: Bookman, 2016.

VIDAL, Maurício; MACHADO, Marcos. A cadeia produtiva da fábrica do carnaval carioca. Diálogo com a Economia Criativa, v. 4, n. 10, p. 115-116, 2019a. https://doi.org/10.22398/2525-2828.410117-118

VIDAL, Maurício; MACHADO, Marcos. A cadeia produtiva da fábrica do carnaval carioca - Episódio 02. Diálogo com a Economia Criativa, v. 4, n. 10, p. 119-120, 2019b. https://doi.org/10.22398/2525-2828.410119-120.

YIN, Robert K. Case study research: design and methods. 5. ed. [s.l.]: [s.n.], 2014.

Publicado

2025-05-26

Cómo citar

ANDRADE, Caique; BAIOCCHI, Alessandra; REIS, Thiago. Aprender o carnaval: comunicação e educação para enriquecer a experiência do público. Diálogo com a Economia Criativa, Rio de Janeiro, v. 10, n. 28, p. 135–150, 2025. DOI: 10.22398/2525-2828.1028135-150. Disponível em: https://dialogo.espm.br/revistadcec-rj/article/view/563. Acesso em: 29 sep. 2025.