Aprender o carnaval: comunicação e educação para enriquecer a experiência do público
DOI:
https://doi.org/10.22398/2525-2828.1028135-150Palabras clave:
Carnaval, Rio de Janeiro, Experiência, Comunicação, EducaçãoResumen
O Carnaval é uma das expressões culturais mais emblemáticas do Brasil e no Rio de Janeiro alcança projeção global, destacando-se por sua grandiosidade e relevância econômica e simbólica. Este estudo investigou como estratégias de comunicação podem ser desenvolvidas para ampliar o conhecimento do público e enriquecer a experiência de quem assiste aos desfiles das escolas de samba do Grupo Especial no Sambódromo da Marquês de Sapucaí. Baseada em entrevistas com espectadores e interessados no evento, a pesquisa identificou lacunas significativas nas abordagens atuais de comunicação, destacando a necessidade de estratégias mais eficazes para fortalecer a conexão com o público-alvo. Além disso, foram exploradas oportunidades para melhorar a interação e o engajamento, promovendo uma compreensão mais profunda do espetáculo. Uma comunicação assertiva pode beneficiar gestores, escolas de samba e empresas envolvidas, ao atrair novos públicos e renovar o interesse pelo evento. O estudo reforça a importância de se fortalecer a relação com o público para ampliar o conhecimento sobre o Carnaval, reconhecido como um dos principais patrimônios culturais e imateriais do Brasil. Dessa forma, espera-se assegurar que sua riqueza e significado sejam plenamente valorizados por audiências diversas e globais.
Citas
LEUNG, Fine F. et al. Online influencer marketing. Journal of the Academy of Marketing Science, v. 50, n. 2, p. 226-251, 2022. https://doi.org/10.1007/s11747-021-00829-4
MALHOTRA, Naresh K. Marketing research: an applied orientation. 7. ed. [s.l.]: Pearson Education, 2020.
PINE II, Joseph; GILMORE, James H. Welcome to the experience economy. Harvard Business Review, 1998.
PINE II, Joseph; GILMORE, James H. The experience economy. Boston: Harvard Business Review Press, 2011.
PONSIGNON, Frédéric; DERBAIX, Maud. The impact of interactive technologies on the social experience: an empirical study in a cultural tourism context. Tourism Management Perspectives, v. 35, p. 100723, 2020. https://doi.org/10.1016/j.tmp.2020.100723
RIO PREFEITURA. Fundação João Goulart. Riotur. Carnaval de Dados 2024. Rio de Janeiro: Rio Prefeitura, 2024. Disponível em: https://observatorioeconomico.rio/wp-content/uploads/sites/5/2024/02/Carnaval-de-Dados-2024.pdf. Acesso em: 19 jan. 2025.
RIVERA, Manuel et al. Familiarity, involvement, satisfaction and behavioral intentions: the case of an African-American cultural festival. International Journal of Event and Festival Management, v. 13, n. 3, p. 267-286, 2022. https://doi.org/10.1108/IJEFM-07-2021-0062
SALDANHA, R. L.; GONÇALVES, C. A. O evento carnaval como motor da economia criativa: um estudo na capital mineira entre 2015 e 2017. Revista Iberoamericana de Turismo, v. 9, n. 2, p. 54-67, 2019. https://doi.org/10.2436/20.8070.01.152
SANTOS, William Santana. Os carnavais de Roger Bastide: contribuição para a história dos estudos antropológicos e sociológicos do Carnaval brasileiro. Ponto Urbe, v. 23, 2018. https://doi.org/10.4000/pontourbe.5813
SOLOMON, Michael R. O comportamento do consumidor: comprando, possuindo e sendo. 11. ed. Porto Alegre: Bookman, 2016.
VIDAL, Maurício; MACHADO, Marcos. A cadeia produtiva da fábrica do carnaval carioca. Diálogo com a Economia Criativa, v. 4, n. 10, p. 115-116, 2019a. https://doi.org/10.22398/2525-2828.410117-118
VIDAL, Maurício; MACHADO, Marcos. A cadeia produtiva da fábrica do carnaval carioca - Episódio 02. Diálogo com a Economia Criativa, v. 4, n. 10, p. 119-120, 2019b. https://doi.org/10.22398/2525-2828.410119-120.
YIN, Robert K. Case study research: design and methods. 5. ed. [s.l.]: [s.n.], 2014.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2025 Caique Andrade, Alessandra Baiocchi, Thiago Reis

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista.
Ressaltamos que a responsabilidade dos artigos é de exclusividade do(s) autor(es) e não reflete, necessariamente, a opinião dos Editores ou da ESPM.