Análise compreensiva das contribuições do design estratégico para o modelo de gestão em uma empresa da economia criativa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22398/2525-2828.92510-24

Palavras-chave:

design estratégico, indústria criativa, inovação social, gestão estratégica

Resumo

Este artigo teve como objetivo evidenciar as contribuições dodesignestratégico para o modelo degestão em uma empresa da economia criativa. O pressuposto teórico estruturante e subjacente aodesenvolvimento do estudo apoia-se na compreensão da relevância da gestão estratégica para a con-cepção do modelo de negócios, considerando que as empresas que operam em atividades classifica-das como da economia criativa evidenciam especificidades que demandam ajustes no seu processo degestão, que pode encontrar respaldo em vertentes teóricas relacionadas aodesignestratégico. Paraa realização do estudo, optou-se pela estratégia de estudo de caso único e abordagem qualitativa,por entender que, desta forma, seria facultado evidenciar aspectos subjetivos e sutis que permeiam otecido organizacional e influenciam tanto o corpo diretivo como a equipe de colaboradores. A coletade dados empíricos ocorreu na segunda quinzena do mês de setembro do ano de 2022, por meio deentrevista em profundidade com a gestora da organização, bem como levantamento documental.Os resultados evidenciaram as características da organização, que opera em uma das atividades daeconomia criativa, bem como os desafios que demandam adaptação do modelo de gestão, que é in-fluenciado pelodesignestratégico, facultando, desta forma, o alcance dos objetivos organizacionais.

Biografia do Autor

Débora Koch Berlitz, Feevale

mestre em indústria criativa

Franciele Reche, Feevale

mestre em indústria criativa

Luciane Pereira Viana Viana, Feevale

doutora em diversidade cultural e inclusão social

serje, Feevale

doutor em administração

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Publicado

2024-06-11

Edição

Seção

Artigos