Um estudo sobre percepção e práticas de user experience design (UX design) por jovens usuários cariocas de iPhone
DOI:
https://doi.org/10.22398/2525-2828.925168-183Palavras-chave:
UX Design, Comportamento do consumidor, Interface, Usabilidade, Grupo FocalResumo
O presente estudo investigou como os processos deuser experience design(UXdesign) são per-cebidos pelos usuários de iPhone levando em consideração a usabilidade da interface e o seuimpacto na percepção e no comportamento de consumo de jovens usuários do Rio de Janeiro.Investigou-se a perspectiva de Solomon (2016) em relação ao comportamento do consumidor noque diz respeito aos conceitos de atitude e percepção, além da ótica de Nielsen (1993) e Norman(1998) quanto às questões técnicas que a UX (experiência do usuário) abrange e, por fim, dascontribuições de Zikmund e Babin (2011) no que tange a realização, tratamento e análise dogrupo focal. As principais contribuições do estudo apontam para a alta relevância de percepçãode alta qualidade da UXdesignem promover experiência de consumo relevante no que abrangequestões relativas à intuitividade, usabilidade, interface de usuário e até mesmo a valores esté-ticos, promovendo a construção de uma fidelidade de longo prazo do usuário com o produto e,consequentemente, com a marca. Esse fato pode ser explicado por o iPhone possuir um sistemaoperacional percebido como de muito fácil uso. Dessa forma, acaba sendo prático para o usuárioter um iPhone para realizar desde suas tarefas de trabalho até as que fazem parte de seu cotidia-no, de maneira rápida e conveniente.
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