“Cuidado, meu bem, há perigo na esquina”: posicionamento e identidade de marca na campanha o novo sempre vem
DOI:
https://doi.org/10.22398/2525-2828.51458-79Abstract
Uma mesma imagem é capaz de transmitir inúmeras interpretações, com significantes e significados que variam de acordo com a ótica de quem a interpreta. Dessa forma, o presente trabalho tem como objetivo analisar, a partir do prisma imagético, a peça audiovisual principal que compõe a primeira campanha institucional desenvolvida pela fintech brasileira Nubank. Foram analisadas as mensagens icônicas e simbólicas presentes no vídeo divulgado pela marca no Youtube, tendo como base a teoria da análise da imagem de Roland Barthes (1990). Ao final do estudo, as análises detalhadas dos keyframes permitiram o conhecimento da mensagem que a marca desejou comunicar, assim como detalhes de seu posicionamento e da sua identidade de marca.References
AAKER, David A. Construindo marcas fortes. Porto Alegre, RS: Bookman, 2007.
______. On branding: 20 princípios que decidem o sucesso das marcas. Porto Alegre, RS: Bookman, 2015.
ALMEIDA, Giovana Goretti Feijó de. Marcas, branding e o tripé de branding: uma proposta metodológica. BrandTrends Journal, ano 06, v. 10, n. 10, abril 2016.
ARNER, Douglas W.; BARBERIS, Janos Nathan; BUCKLEY, Ross P. The Evolution of Fintech: A New Post-Crisis Paradigm? 2015. Disponível em: <https://papers.ssrn.com/sol3/papers.cfm?abstract_id=2676553##> Acesso em: 10 out. 2018.
BARTHES, Roland. O óbvio e o obtuso: ensaios sobre fotografia, cinema, teatro e música. Rio de Janeiro, RJ: Nova Fronteira, 1990.
BURTENSHAW, Ken; MAHON, Nik; BARFOOT, Caroline. Fundamentos de publicidade criativa. Porto Alegre, RS: Bookman, 2010.
EZHOVA, E. Communication strategies in public service advertising. 2018 IEEE Communication Strategies in Digital Society Workshop, ComSDS 2018; St. Petersburg; Russian Federation; 11 April 2018 through 11 April 2018; Category numberCFP18P41-ART; Code 136297. Proceedings of the 2018 IEEE Communication Strategies in Digital Society Workshop, ComSDS 2018, Volume 2018-January, 4 May 2018, p. 15-18.
KELLER, Kevin Lane. Measuring, and Managing Customer-Based Brand Equity. Journal of Marketing, v. 57, n. 1, p. 1-22, janeiro-1993.
KÖCHE, José Carlos. Fundamentos de metodologia científica: teoria da ciência e iniciação à pesquisa. 34. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2014.
KOTLER, Philip. Administração de marketing: a edição do novo milênio [recurso eletrônico]. 10 ed. São Paulo, SP: Pearson, 2000.
______; KELLER, Kevin Lane. Administração de marketing. 14. ed. São Paulo, SP: Pearson Education do Brasil, 2012.
LEITE, Francisco Tarciso. Metodologia Científica: métodos e técnicas de pesquisa: monografias, dissertações, teses e livros. Aparecida, SP: Ideias & Letras, 2008.
MALHOTRA, Naresh K. Pesquisa de Marketing: Uma Orientação Aplicada. 6. ed. Porto Alegre, RS: Bookman, 2012.
MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Fundamentos de metodologia científica. 8. ed. São Paulo, SP: Atlas, 2017.
SERRALVO, Francisco Antonio; FURRIER, Márcio Tadeu. Fundamentos do posicionamento de marcas: uma revisão teórica. 2004. Disponível em: <http://sistema.semead.com.br/7semead/paginas/artigos%20recebidos/marketing/MKT65_-_Posicionamento_de_marcas.PDF> Acesso em: 8 mar. 2019.
SIFF, S. “Why Do You Think They Call It Dope?”: Richard Nixon’s National Mass Media Campaign Against Drug Abuse. Journalism and Communication Monographs, Volume 20, Issue 3, 1 September 2018, p. 172-247.
STRUTZEL, Tércio. Presença digital: estratégias eficazes para posicionar sua marca pessoal ou corporativa na web. Rio de Janeiro, RJ: Alta Books, 2015.
TEIXEIRA, César Viana et al. Design e branding: identidade visual, emoção e gestão das marcas Biblioi9 e Mostra Goías. 2014. Disponível em: <https://siimi.medialab.ufg.br/up/777/o/03_design_branding.pdf> Acesso em: 20 out. 2018.
THIEL, Peter. De zero a um: o que aprender sobre empreendedorismo com o Vale do Silício. 1 ed. Rio de Janeiro, RJ: Objetiva, 2014.
TYBOUT, Alice M; STERNTHAL, Brian. Posicionamento da marca. In: TYBOUT, Alice M; CALKINS, Tim (orgs.). Branding: fundamentos, estratégias e alavancagem de marcas: implementação, modelagem e checklists: experiências de líderes de mercado. São Paulo, SP: Atlas, 2006.
VÁSQUEZ, Ruth Peralta. Identidade de marca, gestão e comunicação. Organicom, ano 4, n. 7, p. 198-211, 2º semestre de 2007.
VIEIRA, Stalimir. Raciocínio criativo na publicidade. 5. ed. São Paulo, SP: Martins Fontes, 2009.
WHEELER, Alina. Design de identidade da marca: guia essencial para toda a equipe de gestão de marcas. 3. ed. Porto Alegre, RS: Bookman, 2012.
YIN, Robert K. Estudo de caso: planejamento e métodos. 2. ed. Porto Alegre, RS: Bookman, 2001.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
The copyright for articles published in this journal belongs to the author, with first publication rights to the journal.
We emphasize that the responsibility for the articles is exclusive to the author(s) and does not necessarily reflect the opinion of the Editors or ESPM.