Streaming ao vivo: uma análise das motivações para inscrição em canais da plataforma Twitch
DOI:
https://doi.org/10.22398/2525-2828.823168-183Palabras clave:
Twitch, Streaming ao vivo, Identidade, Senso de comunidade, Cultura gamerResumen
Este trabalho analisa o fenômeno das inscrições em canais da plataforma Twitch no Brasil. Toma-se o caso de participantes de um grupo de foco para suscitar a classificação de motivações de tal decisão de consumo. O objetivo do trabalho consiste em apresentar uma análise exploratória sobre uma nova forma de entretenimento digital que se faz presente na contemporaneidade, as live streams. Por fim, os resultados obtidos ensejam uma reflexão a respeito de como o consumo de tais serviços de entretenimento é influenciado pela identificação dos gamers com os criadores de conteúdo e pelo senso de comunidade que advém de tal interação, ambos fortemente associados ao crescimento das novas mídias e a seus usos na contemporaneidade.
Citas
AMAZON PRIME. Serviço de Atendimento ao Cliente. Amazon Prime. Disponível em: https://www.amazon.com.br/gp/help/customer/display.html?nodeId=G6LDPN7YJHYKH2J6. Acesso em: 15 maio 2022.
BARDIN, L. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 2009.
BAUMAN, Z. Identidade: entrevista a Benedetto Vecchi. Rio de Janeiro: Zahar, 2005.
BENAZZI, J. R. S. C. Identidade, estilo de vida e consumo: uma análise conceitual de suas inter-relações a partir do multiculturalismo e da interculturalidade no campo de estudo da comunicação. Diálogo com a Economia Criativa, Rio de Janeiro, v. 1, n. 1, p. 47-59, 2016. https://doi.org/10.22398/2525-2828.1147-59
BLACKWELL, R. D.; MINIARD, P. W.; ENGEL, J. F. Comportamento do consumidor. 9. ed. São Paulo: Pioneira Thomson, 2005.
CARVALHO, M. D. G. O esporte na indústria 4.0: uma análise da aceitação dos E-Sports em um mundo focado em Big Data e loT. 2020. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Engenharia de Produção) – Universidade Veiga de Almeida, Rio de Janeiro, 2020.
CASTELLS, M. O poder da identidade. São Paulo: Paz e Terra, 1999.
CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE E-SPORTS. O que são os eSports? Confederação Brasileira de E-Sports, 2017. Disponível em: http://cbesports.com.br/esports/esports-oque-sao/. Acesso em: 13 maio 2022.
MURPHY, C. How Twitch.tv and Its Business Model Work. Investopedia, 2022. Disponível em: https://www.investopedia.com/articles/investing/082115/how-twitchtv-works-and-its-business-model.asp#citation-11. Acesso em: 1 jun. 2022.
POPPER, B. Justin.tv, the live video pioneer that birthed Twitch, officially shuts down. The Verge, 2014. Disponível em: https://www.theverge.com/2014/8/5/5971939/justin-tv-the-live-video-pioneer-that-birthed-twitch-officially-shuts. Acesso em: 17 maio 2022.
RÉVILLION, A. S. P. A utilização de pesquisa exploratórias na área de marketing. In: ENCONTRO NACIONAL DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO, 25., 2001, Campinas. Anais... Campinas: Anpad, 2001.
RODRIGUEZ-GIL, L.; ORDUÑA, P., GARCÍA-ZUBIA, J.; LÓPEZ-DE-IPIÑA, D. Interactive live-streaming technologies and approaches for web-based applications. Multimedia Tools and Applications, v. 77, n. 6, p. 6471-6502, 2018. https://doi.org/10.1007/s11042-017-4556-6
SILVA, A. M. D. Jornalismo live streaming: um estudo das apropriações jornalísticas da tecnologia de transmissão audiovisual ao vivo no Facebook. 281f. Dissertação (Mestrado em Comunicação e Cultura Contemporâneas) – Faculdade de Comunicação e Cultura Contemporâneas, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2019. Disponível em: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/31966. Acesso em: 25 jun. 2022.
SOLOMON, M. R.; BAMOSSY, G. J. Consumer Behaviour: a European Perspective. [s.l.]: Enhanced Media Ed. Financial Times Prentice Hall, 2006.
WISE, J. Twitch statistics 2022: how many people use twitch? Earthweb, 2022. Disponível em: https://earthweb.com/twitch-statistics/#:~:text=Twitch%20has%2030%20million%20daily,had%2055%20million%20active%20users. Acesso em: 5 jan. 2022.
WOODWARD, K. Identidade e diferença: uma introdução teórica e conceitual. In: SILVA, T. T. (org.). Identidade e diferença: a perspectiva dos estudos culturais. Petrópolis: Vozes, 2000. p. 7-73.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 João Renato de Souza Coelho Benazzi, Luiz Felipe Milazzo Barbosa

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista.
Ressaltamos que a responsabilidade dos artigos é de exclusividade do(s) autor(es) e não reflete, necessariamente, a opinião dos Editores ou da ESPM.