Ensino do design na pandemia de COVID-19: perspectiva de docentes e discentes da cidade do Rio de Janeiro (RJ)

Autores

  • Paola de Lima Vichy Universidade do Estado do Rio de Janeiro https://orcid.org/0000-0002-3279-9617
  • Ligia Maria Sampaio de Medeiros Universidade do Estado do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.22398/2525-2828.82390-106

Palavras-chave:

Design, Ensino, Rio de Janeiro, Pandemia, Futurologia

Resumo

Algumas das mudanças nos modos de viver provocadas pela pandemia de Covid-19, mesmo anunciadas e emergentes desde o século 20, se expandiram e se consolidaram em abrangência e ritmo inéditos. Tal situação amplifica as exigências no enfrentamento de problemas complexos, isto é, com requisitos e restrições em constante mudança. Sendo o design a atividade profissional que se propõe ao equacionamento de fatores projetuais para o atendimento das necessidades humanas, intensificaram-se os debates sobre os desafios para o seu ensino e a sua prática. O presente trabalho faz parte de uma pesquisa de doutorado iniciada em 2020 que tem como objetivo prospectar cenários futuros para o ensino do design, na perspectiva da pandemia de Covid-19. Foram realizadas coletas de dados, mediante questionários estruturados, enviados por meio de formulários online, com um recorte territorial da cidade do Rio de Janeiro (RJ), no período de 2020 e 2021, a docentes e discentes. Foram identificados pontos positivos, negativos e uma visão de futuro que levam a uma discussão para a continuidade da pesquisa.

Biografia do Autor

Paola de Lima Vichy, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Doutoranda em Design pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Ligia Maria Sampaio de Medeiros, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Doutora em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Referências

AGÊNCIA BRASIL. Unesco: Covid-19 deixa mais de 776 milhões de alunos fora da escola. Agência Brasil, 2020. Disponível em: https://agenciabrasil.ebc.com.br/internacional/noticia/2020-03/unesco-covid-19-deixamais-de-776-milhoes-de-alunos-fora-da-escola. Acesso em: 20 set. 2020.

ARCHER, B. The need for design education. In: ARCHER, B.; BAYNES, K.; ROBERTS, P. (org.). A framework for design and design education. Design and Technology Association, 2005. p. 16-21.

BONSIEPE, G. Design, cultura e sociedade. São Paulo: Edgard Blücher, 2011.

BONSIEPE, G. Design como prática de projeto. São Paulo: Edgard Blücher, 2012.

BORBA, F.; DUTT-ROSS, S.; DANTAS, A. C. Mobilidade urbana no Rio de Janeiro: diagnóstico a partir da percepção do cidadão. Curitiba: CRV, 2022.

BRASIL. Ministério da Educação. Sistema e-MEC. Brasília: Ministério da Educação, 2022. Disponível em: https://emec.mec.gov.br/emec/educacao-superior/ies. Acesso em: 4 jan. 2023.

BUCHANAN, R. Design research and the new learning. Design Issues, v. 17, n. 4, p. 3-23, 2001. https://doi.org/10.1162/07479360152681056

PAPANEK, V. Design for the real world: human ecology and social change. Nova York: Pantheon Book, 1971.

PEINADO, J.; GRAEMI, A. Administração da produção: operações industriais e de serviços. Curitiba: UnicenP, 2007.

RITTEL, H. W. The reasoning of designers. In: INTERNATIONAL CONGRESS ON PLANNING AND DESIGN THEORY, 1987, Boston. Anais… 1987.

SANTAELLA, L. A crítica das mídias na entrada do século XXI. In: PRADO, J. L. A. (org.). Crítica das práticas midiáticas: da sociedade de massa às ciberculturas. São Paulo: Hackers Editores, 2002. p. 44-49.

SCHON, D. The reflective practitioner. Nova York: Basic Books, 1983.

SIMON, H. The sciences of the artificial. 3. ed. Cambridge: MIT Press, 1996.

WORLD DESIGN ORGANIZATION (WDO). Definição de desenho industrial. WDO, 2018. Disponível em: https://wdo.org/about/definition/. Acesso em: 10 set. 2020.

WORLD HEALTH ORGANIZATION (WHO). Overview of public health and social measures in the context of COVID-19 (Interim guidance). WHO, 2020. Disponível em: https://www.who.int/publications/i/item/overview-of-public-health-and-social-measures-in-the-context-of-covid-19. Acesso em: 11 jun. 2020.

Publicado

2023-08-31

Como Citar

VICHY, Paola de Lima; MEDEIROS, Ligia Maria Sampaio de. Ensino do design na pandemia de COVID-19: perspectiva de docentes e discentes da cidade do Rio de Janeiro (RJ). Diálogo com a Economia Criativa, Rio de Janeiro, v. 8, n. 23, p. 90–106, 2023. DOI: 10.22398/2525-2828.82390-106. Disponível em: https://dialogo.espm.br/revistadcec-rj/article/view/464. Acesso em: 28 set. 2025.

Edição

Seção

Artigos