As artes cênicas no contexto da Economia Criativa de Belo Horizonte

Autores

  • Yuri Simon da Silveira Universidade do Estado de Minas Gerais
  • Giselle Hissa Safar Universidade do Estado de Minas Gerais https://orcid.org/0000-0003-4697-2916
  • Maria Regina Álvares Correia Dias Universidade do Estado de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.22398/2525-2828.102894-111

Palavras-chave:

Capacitação, Belo Horizonte, Economia Criativa, Tecnologias da cena, Artes cênicas

Resumo

O presente artigo resulta de uma pesquisa sobre a oferta de capacitação em artes cênicas, especificamente em tecnologias da cena, na cidade de Belo Horizonte, metrópole que tem se desenvolvido significativamente como polo de turismo de eventos, tanto de negócios quanto culturais. Por meio de uma revisão bibliográfica, confirmou-se a presença das artes cênicas entre os segmentos da Economia Criativa, área recente e de grande potencial econômico, bem como confirmou-se a importância das atividades criativas para os desenvolvimentos local e regional. No entanto, foram identificados alguns entraves para seu desenvolvimento no Brasil, entre eles, a falta de competências e de profissionais especializados que possam ampliar os resultados econômicos, sociais e culturais das regiões brasileiras. Nesse sentido, e dessa vez por meio de pesquisa exploratória, foram buscadas, em Belo Horizonte, as possibilidades existentes de formação de profissionais em tecnologias da cena, entendida esta como planejamento, concepção, projeto e detalhamento de configurações, ambientes e estruturas no âmbito das artes cênicas, compreendendo os projetos de iluminação, sonorização, cenografia e figurino de espetáculos teatrais e afins. A pesquisa confirmou a carência de ofertas regulares de capacitação, o que sugere a oportunidade para que propostas nesse sentido sejam feitas em benefício das artes cênicas, particularmente, e da economia criativa belo-horizontina e mineira de modo geral.

Biografia do Autor

Yuri Simon da Silveira, Universidade do Estado de Minas Gerais

Doutorando em Design pela Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG). Professor de Educação Superior da UEMG.

Giselle Hissa Safar, Universidade do Estado de Minas Gerais

Doutora em Design pela Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG). Professora de Educação Superior (aposentada) da UEMG.

Maria Regina Álvares Correia Dias, Universidade do Estado de Minas Gerais

Doutora em Engenharia e Gestão do Conhecimento pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Professora de Educação Superior da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG).

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Publicado

2025-05-26

Como Citar

SILVEIRA, Yuri Simon da; SAFAR, Giselle Hissa; DIAS, Maria Regina Álvares Correia. As artes cênicas no contexto da Economia Criativa de Belo Horizonte. Diálogo com a Economia Criativa, Rio de Janeiro, v. 10, n. 28, p. 94–111, 2025. DOI: 10.22398/2525-2828.102894-111. Disponível em: https://dialogo.espm.br/revistadcec-rj/article/view/551. Acesso em: 29 set. 2025.

Edição

Seção

Artigos