Investigando a monocultura econômica para práticas publicitárias conscientes

Autores

  • Luíza Marques Fázzio Escola Superior de Propaganda e Marketing
  • Beatriz Russo Rodrigues Escola Superior de Propaganda e Marketing

DOI:

https://doi.org/10.22398/2525-2828.41097-114

Resumo

Tomando a perspectiva da monocultura econômica, um termo sociológico utilizado para criticar o fato de que ideias econômicas dominante não apenas mantêm a atual cadeia de produção em vigor como moldam todos os aspectos de nossas vidas, investigamos os problemas socioambientais resultantes da cadeia de produção linear. Ao analisar as etapas de extração, produção, distribuição, consumo e descarte, denunciamos uma série de práticas profissionais que contribuem ativamente para manter uma monocultura que oferece uma série de problemas à sociedade e ao meio ambiente, como a degradação de florestas, a extinção de espécies, a poluição (terrestre, aquática e atmosférica), e o empobrecimento de populações. Dentre as práticas profissionais destacadas, discutimos, em especial, a influência do publicitário nesse modelo econômico monocultor. Frente a uma ética profissional que incentiva um excesso de consumo que, involuntariamente, devasta o meio ambiente e a vida,  analisamos movimentos de contracultura circulares e conscientes, e como cada profissional  contribui a esses sistemas alternativos de produção. Essa análise torna visível o fato de que é preciso que publicitários, conscientes das consequências socioambientais de sua atuação profissional, questionem suas práticas e abram caminhos alternativos mais éticos. Dessa forma, esse trabalho busca apresentar critérios norteadores para uma prática publicitária aliada a propostas econômicas mais sustentáveis e justas.

Biografia do Autor

Luíza Marques Fázzio, Escola Superior de Propaganda e Marketing

Luíza Fázzio é estudante na Escola Superior de Propaganda e Marketing (Rio). No curso de Publicidade e Propaganda, participou do Programa de Iniciação Científica, que lhe rendeu uma bolsa de pesquisa durante 1 ano. Em agosto de 2018, conclui o projeto de pesquisa intitulado "Publicidade Circular: princípios éticos para o consumo consciente", que foi apresentado no 7º Seminário de Iniciação Científica (SEMIC/ESPM). Também teve um artigo publicado no Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação, com o título "A Responsabilidade Socioambiental, o Consumo Consciente e a Publicidade: Caminhos Futuros", apresentado no XXIII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sudeste - Belo Horizonte – MG, em junho de 2018.

Beatriz Russo Rodrigues, Escola Superior de Propaganda e Marketing

Beatriz Russo é designer (Faculdade da Cidade), especialista em fatores humanos (PUC-Rio), mestre em design e cultura (PUC-Rio), e doutora em experiência emocional (TUDelft). Atua há 15 anos como pesquisadora, educadora e consultora. É professora e pesquisadora da ESPM-Rio e regularmente ministra palestras e workshops. É autora de ‘Shoes, Cars and Other Loves Stories: Investigating The Experience Of Love For Products’ (VSSD) e co-autora de ‘Design Thinking: Inovação em Negócios’ (MJV Press).

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Publicado

2019-03-13

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Artigos