Mágica e animação: parada para substituição, stop motion e pixillation

Autores

  • Marina Teixeira Kerber Mestra em Meios e Processos Audiovisuais pela Universidade de São Paulo (USP); ZOOTROPO - Grupo de Estudos em Animação e Motion Graphics" (USP)

DOI:

https://doi.org/10.22398/2525-2828.41156-70

Resumo

Através de um breve panorama histórico focado nos trickfilms do chamado early cinema, este trabalho procura identificar e mapear alguns dos primeiros filmes que utilizaram efeitos de parada para substituição, stop motion e pixillation, comparando as técnicas e comentando os resultados criados por seu uso. Neste sentido, destacam-se as atmosferas cênicas de magia de muitos filmes desse período da história do cinema em comparação com as primeiras experiências de animação após a predominância do cinematógrafo. Também são comentadas as diferentes conceituações de pixillation encontradas durante esta pesquisa – trazendo juntamente à tona a técnica de time- -lapse, de forma a completar as comparações de efeitos que flertam com o universo da animação. Por fim, são comparados alguns filmes do early cinema com animações pixillation mais recentes, de forma a destacar o desenvolvimento da técnica em conjunto das propostas narrativas possíveis.

Biografia do Autor

Marina Teixeira Kerber, Mestra em Meios e Processos Audiovisuais pela Universidade de São Paulo (USP); ZOOTROPO - Grupo de Estudos em Animação e Motion Graphics" (USP)

Mestra em Meios e Processos Audiovisuais pela Universidade de São Paulo (USP). Possui graduação em Comunicação Social - Realização Audiovisual pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). Em 2015 ganhou bolsa Emerging Leadears in the Americas Program (ELAP) do governo do Canadá para estudar por um semestre na Concordia University em Montreal como intercâmbio/sanduíche de mestrado. Em 2016 participou da 28º Annual Conference of the Society for Animation Studies, na qual ganhou o Emru Townsend Award 2016. Integra o grupo de pesquisa "ZOOTROPO - Grupo de Estudos em Animação e Motion Graphics" (USP), certificado pelo CNPq, na linha de pesquisa "ANIMA - Teoria e História da Animação", coordenado pelo Prof. Dr. Joao Paulo Amaral Schlittler Silva. 

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Publicado

2019-08-20

Edição

Seção

Dossiê SEANIMA