Mágica e animação: parada para substituição, stop motion e pixillation

Marina Teixeira Kerber

Resumo


Através de um breve panorama histórico focado nos trickfilms do chamado early cinema, este trabalho procura identificar e mapear alguns dos primeiros filmes que utilizaram efeitos de parada para substituição, stop motion e pixillation, comparando as técnicas e comentando os resultados criados por seu uso. Neste sentido, destacam-se as atmosferas cênicas de magia de muitos filmes desse período da história do cinema em comparação com as primeiras experiências de animação após a predominância do cinematógrafo. Também são comentadas as diferentes conceituações de pixillation encontradas durante esta pesquisa – trazendo juntamente à tona a técnica de time- -lapse, de forma a completar as comparações de efeitos que flertam com o universo da animação. Por fim, são comparados alguns filmes do early cinema com animações pixillation mais recentes, de forma a destacar o desenvolvimento da técnica em conjunto das propostas narrativas possíveis.


Texto completo:

PDF

Referências


ALLEMANO, Luigi. Entrevista cedida a Marina Teixeira Kerber. 16 dez. 2015. Montreal, Canadá.

ARSENIC AND OLD LACE. Direção: Frank Capra. Produtores: Frank Capra e Jack L. Warner. EUA:Warner Bros. Entertainment, 1944.

AUMONT, Jacques; MARIE, Michel. Dicionário Teórico e Crítico de Cinema. 5.ed. Campinas: Papirus Editora, 2010.

COSTA, Flavia Cesarino. Antes da Narrativa Linear: Tempo e Modernidade no Primeiro Cinema – 1895-1907. São Paulo: s.n., 2000.

COSTA, Flávia Cesarino. O primeiro cinema: espetáculo, narração, domesticação. Rio de Janeiro:Azougue Editorial, 2005.

CRAFTON, Donald. Emile Cohl: caricature, and film. Princeton: Princeton University Press, 1990.

DICIONÁRIO Brasileiro inglês-português. New Jersey: Prentice-Hall, 1987.

EL HOTEL ELÉCTRICO. Direção e produção: Segundo de Chomon. Espanha: Pathé Fréres, 1905-1908.

min. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=aZFdaqQky2o Acesso em 01 jun. 2019.

ESCAMOTAGE D’UNE DAME CHEZ THÉÂTRE ROBERT HOUDIN (The Vanishing Lady). Direção e produção: Georges Méliès. França: Star Film Company, 1896. 1min20s. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=FQQM9wMuR0o. Acesso em 01 jun. 2019.

FELL, John L. Film Before Griffith. Berkeley/Los Angeles: University of California Press, 1983.

GASEK, Tom. Frame-by-frame stop motion: the guide to non-traditional animation techniques.Oxford: Elsevier/Focal Press, 2012.

HARRYHAUSEN, Ray; DALTON, Tony. A century of model animation: from Méliès to Aardman. London: Aurum, 2008.

HOT CORN! Direção: Juan Pablo Zaramella. Produção: Anuk Torre Obeid. Argentina: Can Can Club, 2011. 1min. Disponível em https://vimeo.com/20927663 Acesso em 01 jun. 2019.

HOW MONSIEUR TAKES HIS BATH, Direção e produção: Alice Guy Blanche. França: Gaumont Film Company, 1903. 1min 20s. Disponível em; https://www.youtube.com/watch?v=BOKesEg4Sd0 Acesso

em 01 jun. 2019.

JABARD NE PEUT PAS VOIR LES FEMMER TRAVAILLER. Direção e produção: Emile Cohl. França: Pathé Fréres. 1911.

JABBERWOCKY, Direção: Jan Svankmajer. Produção: Erna Kmínková

Marta Sichová, Jirí Vanek Tchecoslováquia: STM, 1971. 13 min. In: Box DVD’s Jan Svankmajer: the complete short films. BFI.

L’HOMME A LA TETE EN COUTCHOUC. Direção e produção: Georges Méliès. França: Star Film Company,1901. 2min33s. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=czKep7Z1-w8 Acesso

em 01 de junho de 2019.

LA MAISON ENSORCELÉE. Direção e produção: Segundo de Chomon. França e Espanha: Pathé Fréres, 1908. 6 min. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=EqvtRPFnEMo Acesso em 01 de junho de 2019.

LAYBOURNE, Kit. The Animation Book. USA: Crown Publishers Inc., 1979.

LE DESHABILLAGE IMPOSSIBLE (GOING TO BED UNDER DIFFICULTIES), Direção e produção: Georges Méliès. França: Star Film Company,1900. 2 min. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=_

UCcq4hiXcY Acesso em 01 de junho de 2019.

LE MOBILIER FIDÈLE. Direção e produção: Émile Cohl. França: Pathé Fréres,1910.

LE TOUT PETIT FAUT. Direção e produção: Émile Cohl. França: Pathé Fréres, 1910.

LES ALLUMETES ANIMÉES. Direção: Etienne Arnaud. França: Société des Etablissements L. Gaumont,

MACHADO, Arlindo. Pré-cinemas & pós-cinemas. Campinas: Editora Papirus, 2011.

MARINONE, Isabelle. Cinema e anarquia: uma história “obscura” do cinema na França (1895–1935).

Rio de Janeiro: Beco do Azougue Editorial Ltda., 2009.

MCWILLIAMS, Donald. Entrevista cedida a Marina Teixeira Kerber. 11 nov. 2015. Montreal, Canadá.

MORENO, Antônio. A experiência brasileira no cinema de animação. Rio de Janeiro: Artenova/Embrafilme, 1978.

THE USED. Paralysed. Videoclipe. Gravadora: Reprise Records, 2007. Duração: 03min14seg. Disponível em https://www.youtube.com/watch?v=D8vHMJuIVrM. Acesso em 01 jun. 2019.

PARENTE, André. Imagem-Máquina. Rio de Janeiro: Editora 34, 2011.

PATMORE, Chris. The complete animation course. New York: Barron’s, 2003.

NU SHOOZ. Point of no return. Videoclipe. Gravadora: Atlantic, 1986. 3min44s. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=yavaJNXoMe8. Acesso em 01 jun. 2019.

PURVES. Barry J. C. Stop motion: passion, process and performance. Oxford, UK; Burlington: Focal Press, 2008.

RUSSETT, Robert; STARR, Cecile. Experimental Animation. Nova York: Van Nostrand Reinhold Company, 1976.

THE AUTOMATIC MOVING COMPANY. Direção e produção: Romeo Bosetti. França: Pathé Fréres, 1912.

THE ENCHANTED DRAWING. Direção: James S. Blackton. Produtor: Thomas Edison. EUA: Vitagraph Studios, 1900. 1min 45s. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=pe7HSnZotbU Acesso

em 01 de junho de 2019.

THE EXECUTION OF MARY, QUEEN OF SCOTS. Direção e produção: Thomas Edison. EUA: Edison Manufacturing Company,1895. 40seg. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=BIOLsH93U1Q Acesso em 01 de junho de 2019.

THE HOUNTED HOTEL. Direção e produção: James S. Blackton. EUA: Vitagraph Studios, 1907. 1min

s. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=mHi5TahA8Qk Acesso em 01 de junho de 2019.

THE HUMPTY DUMPTY CIRCUS. Direção e produção: James S. Blackton e Albert E. Smith. EUA: Kalem Company, 1898.

WELLS, Paul. Understanding animation. Londres: Routledge, 1998.

WHEN CAPTAIN GROGG WAS TO HAVE HIS PORTRAIT DONE. Direção e produção: Victor Bergdahl. Suécia: Svenska Biografteatern AB, 1917. 4min 50seg.




DOI: http://dx.doi.org/10.22398/2525-2828.41156-70

A Revista está listada nos seguintes indexadores e repositórios:

LATINDEX: https://www.latindex.org

PORTAL DE PERIÓDICOS CAPES: http://www.periodicos.capes.gov.br

DOAJ - https://goo.gl/f862GM

Diadorim - Diretório de Políticas Editoriais das Revistas Científicas Brasileiras - http://diadorim.ibict.br/handle/1/1649

Sumarios.org - https://goo.gl/AJe9GY

LatinREV - Rede Latinoamericana de revistas acadêmicas do campo das ciências sociais e humanidades - http://flacso.org.ar/latinrev/ 

REDIB (Red Iberoamericana de Innovación y Conocimiento Científico) - https://www.redib.org/

       

____________

ESPM Rio
Rua do Rosário 90 - Centro - Rio de Janeiro - 20.041-002 - RJ
revistadcec-rj@espm.br
ISSN 2525-2828 

 

Licença Creative Commons

A Diálogo com a Economia Criativa está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.