Economia da cultura e economia criativa: análise dos conceitos e contribuição aos estudos territoriais
DOI:
https://doi.org/10.22398/2525-2828.2625-40Resumo
As relações entre território, criatividade, economia e cultura são múltiplas. As dinâmicas econômicas e territoriais contemporâneas são cada vez mais influenciadas por elementos intangíveis e exigem a construção e o estudo de conceitos que apreendam estes novos nexos territoriais e econômicos. Nesta perspectiva, o presente artigo analisa os conceitos de Economia da Cultura e Economia Criativa, com vistas à contribuir com os estudos territoriais. O artigo analisa as relações históricas entre economia e criatividade, afirmando que a referida relação é anterior a formulação dos conceitos de Economia da Cultura e Economia Criativa e que não se restringe as atividades e processos englobados pelos conceitos citados. Na análise dos conceitos de Economia da Cultura e Economia Criativa, são examinados os estudos seminais e os traços característicos destes campos, bem como são identificadas as principais abordagens e contextos de uso dos conceitos e a crescente relevância destes dentro da economia contemporânea e nas estratégias de desenvolvimento territorial. Dentro do contexto de análise dos referidos conceitos, examina-se também formulações sobre a Classe Criativa, identificando-se diferentes abordagens teóricas a relacionar os temas trabalho e criatividade. Desta forma, busca-se contribuir e oferecer subsídios para os estudos das relações entre território, criatividade, economia e culturaReferências
ADORNO, T. A Indústria Cultural. In: COHN, G. (Org.), Comunicação de massa e Indústria Cultural. São Paulo, Companhia Editora Nacional, 1978.
BAUMOL, W.; BOWEN, W. Performing arts - the economic dilemma: a study of problems common to theater, opera, music and dance. New York: Twentieth Century Fund, 1966.
BEM, J.; GIACOMINI, N. Gastos em cultura no Rio Grande do Sul e a delimitação de áreas homogêneas em municípios selecionados no ano de 2007. In: VII ENABER – VII Encontro Nacional da Associação Brasileira de Estudos Regionais e Urbanos. São Paulo, 9 a 11 de setembro de 2009.
BENHAMOU, F. A Economia da Cultura. Cotia, Ateliê Editorial, 2007.
BENJAMIN, W. A Obra de Arte na Era de sua Reprodutibilidade Técnica. In: BENJAMIN, W. Magia e Técnica, Arte e Política: ensaios sobre literatura e história da cultura. Obras escolhidas, v.1. São Paulo, Brasiliense, 1987.
BRASIL. Economia Criativa cresce mais que o PIB no Brasil, 4, fev., 2013. Disponível em: <http://www.brasil.gov.br/cultura/2013/02/economia-criativa-cresce-mais-que-o-pib-no-brasil>. Acesso em: 04, jun., 2015.
DE MASI, D. Criatividade e Grupos Criativos. Rio de Janeiro, Sextante, 2003
FLORIDA, R. A Ascensão da Classe Criativa. Porto Alegre, L&PM, 2011.
FURTADO, C. Criatividade e Dependência na Civilização Industrial. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1978.
FURTADO, C. In: FURTADO, R. (org.) Ensaios sobre Cultura e o Ministério da Cultura. Rio de Janeiro, Contraponto; Centro Internacional Celso Furtado, 2012.
GIBSON, C.; KONG, L. Cultural Economy: a critical review. Progress in Human Geography, 29, 5 (2005) pp. 541-561.
HADDAD, F. Em defesa do socialismo. Petrópolis, Editora Vozes, 1998.
HOWKINS, J. The creative economy: how people make money from ideas. London, Penguin Press, 2001.
HOWKINS, J. Economia Criativa. São Paulo, M. Books do Brasil Editora Ltda, 2013.
Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Sistema de Informações e Indicadores Culturais 2007-2010. Rio de Janeiro, IBGE, 2013
MARSHALL, A. Principle of Economics. New York, Macmillan, 1891.
MOKYR, J. The lever of Riches: Technological Creativity and Economic Progress. Nova York: Oxford University Press, 1990.
MARX, K. Manuscritos econômico-filosóficos. São Paulo, Martin Claret, 2002.
MARX, K. Capítulo VI inédito de O capital, resultados do processo de produção imediata. São Paulo, Centauro, 2004.
MARX, K.; ENGELS, F. Manifesto do Partido Comunista. Estudos Avançados, São Paulo, v. 12, n. 34, dez. 1998.
OSTROWER, F. Criatividade e Processos de Criação. Petrópolis, Vozes, 2011.
REIS, A. Economia da Cultura e Desenvolvimento Sustentável: o caleidoscópio da cultura. Barueri, Manole, 2007.
REIS, A. Cidades criativas: análise de um conceito em formação e da pertinência de sua aplicação à cidade de São Paulo. Tese (Doutorado em Arquitetura e Urbanismo). São Paulo, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo/USP, 2011.
ROMER, P. Endogenous Technical Change. Journal of Political Economy, 98(5), 1990, p.71-102.
SCHUMPETER, J. Capitalismo, Socialismo e Democracia. Rio de Janeiro, Zahar, 1984.
SCOTT, A. A New Map of Hollywood: The Production and Distribuction of American Motion Pictures. Regional Studies, v.36, n.9, dec., 2002.
TOLILA, P. Cultura e Economia: problemas, hipóteses, pistas. São Paulo, Iluminuras, 2007.
UNITED NATIONS CONFERENCE ONT TRADE AND DEVELOPMENT (UNCTAD). Creative Economy Report 2010. Genebra, UNCTAD, 2010.
VIVANT, E. O que é uma Cidade Criativa?. São Paulo, Editora Senac São Paulo, 2012.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista.
Ressaltamos que a responsabilidade dos artigos é de exclusividade do(s) autor(es) e não reflete, necessariamente, a opinião dos Editores ou da ESPM.