A escola como ambiente obesogênico - as influências sobre a alimentação infantil, a partir da vulnerabilidade do consumidor

Autores

  • Cristiane Silva do Nascimento Pereira Universidade Castelo Branco
  • Denise Franca Barros UNIGRANRIO
  • Marcus Wilcox Hemais PUC RIO

DOI:

https://doi.org/10.22398/2525-2828.41020-33

Resumo

Neste trabalho, buscou-se identificar quais são as principais influências que contribuem para o consumo infantil de alimentos obesogênicos nas escolas. Para isso, foram feitas 17 entrevistas em profundidade com diferentes agentes presentes nesse mercado, na cidade do Rio de Janeiro, que permitiram entender os mecanismos por trás de tais influências. Os sujeitos de pesquisa incluíram diretores de escolas, donos e administradores de cantinas escolares, pais, professores, publicitários e responsáveis pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária e pelo Conselho Regional de Nutrição. A partir da análise dos dados, é possível compreender que a vulnerabilidade infantil é crescente no Brasil, em grande parte devido à existência de uma estrutura mercadológica impulsionada pelo sistema de marketing desenvolvido por grandes empresas, fazendo com que o consumo de alimentos obesogênicos cresça e, proporcionalmente, as organizações alimentícias.

 

Biografia do Autor

Cristiane Silva do Nascimento Pereira, Universidade Castelo Branco

Mestre em Administração, Coordenadora dos programas de  extensão e de Projetos de Extensão e Pesquisa (PIBICT); Publicação de artigos em periódicos e congressos na área de Gestão, Administração, Marketing e Recursos Humanos; Profissional com mais de 20 anos de experiência de mercado na área Administrativa e Marketing & comunicação em empresas multinacionais e nacionais, responsável por eventos e treinamentos na parte operacional e estratégica;professora de pós graduação e graduação nos últimos sete anos, atuação estratégica e operacional como docente de cursos na área de Gestão, envolvendo: Planejamento Estratégico e trabalhos focados em gestão de relacionamento com clientes e parceiros; Conteudista e Professora responsável por disciplinas voltadas ao ensino à distância

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Publicado

2019-03-13

Edição

Seção

Artigos