“O vinho como bem de consumo que vem “de fora”: Representações e práticas culturais de consumidores cariocas”

Autores

  • Luciana Freire Murgel Universidade Federal Fluminense

DOI:

https://doi.org/10.22398/2525-2828.513160-175

Resumo

O principal objetivo desse artigo é apresentar como se dá o processo de consumo de vinho por parte de um grupo de pessoas das camadas médias altas do Rio de Janeiro, que está associado à aquisição de informações sobre a história e a produção da bebida e também ao aprendizado de práticas de consumo que seguem prescrições de especialistas. A partir de uma etnografia realizada em um comércio especializado de vinho e da teoria da hospitalidade como chave interpretativa para as situações apresentadas na pesquisa de campo, mostro como tal objeto está relacionado a algo que vem “de fora” do país, sendo a alteridade um elemento fundamental na configuração de suas formas de apropriação e no surgimento de uma sociabilidade importante na vida dessas pessoas.

Biografia do Autor

Luciana Freire Murgel, Universidade Federal Fluminense

A autora é doutora em Antropologia pela Universidade Federal Fluminense (PPGA/ UFF), com estágio de doutoramento sanduíche na École des Hautes Etudes en Sciences Sociales (EHESS) de Paris. Possui Mestrado em Administração de Empresas com ênfase em Marketing pela PUC-Rio e especialização em Sociologia Política e Cultura também pela PUC-Rio. É jornalista e publicitária com vasta experiência em marketing e pesquisa de mercado para grandes empresas. Pesquisadora do Núcleo de Estudos da Modernidade (NEMO/UFF) e do Grupo de Estudos do Consumo.

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Publicado

2020-04-22

Edição

Seção

ARTIGOS DO ENEC