Séries de animação brasileiras e as narrativas de marca

Autores

  • Marcus Vinicius Guio de Camargo SENAC SP

DOI:

https://doi.org/10.22398/2525-2828.411177-188

Resumo

Este artigo tem a finalidade de apresentar um panorama das séries de animação brasileiras produzidas por meio de uma estratégia de branded content, bem como propor a discussão da utilização das narrativas de marca como forma de fomento de produções de séries animadas, averiguando a importância de discutir o uso da animação nas estratégias de comunicação em um momento pertinente para a pesquisa de diferentes modelos de negócio. Para isso, dissertaremos acerca do processo de desenvolvimento e veiculação de três séries de animação brasileiras, sendo duas infantis e uma adulta, com conteúdos elaborados por marcas: Dino Aventuras, cujo personagem é o mascote dos produtos da marca Danone; Mundo Ripilica, que possui como protagonista a personagem Lilica, mascote de uma linha de roupas infantis da marca Marisol; e Mão de Vaca Show, animação veiculada na internet e produzida pelo Itaú.

Biografia do Autor

Marcus Vinicius Guio de Camargo, SENAC SP

Mestre em Comunicação pela Universidade Anhembi Morumbi. Docente da Pós-graduação em Animação do SENAC-SP. Animador 2D e pesquisador de animação. Membro do AnimaCom e do Anima (ECA-USP).

Downloads

Publicado

2019-08-20

Edição

Seção

Dossiê SEANIMA