A imagem da capa

Autores

  • Eduardo Ariel de Souza Teixeira Escola Superior de Propaganda e Marketing - ESPM, Rio de Janeiro, RJ

DOI:

https://doi.org/10.22398/2525-2828.5133

Resumo

Outras capas

 

No início do ano passado, exatamente na edição n° 10 da Revista Diálogo, fiz uma capa para edição relacionada com o tema “Consumo”. Quase um ano depois entrego duas outras capas, decorrentes de uma edição que desmembra o tema daquele número. 

 

Registro o meu agradecimento ao corpo editorial da revista pelo convite. Fiquei muito feliz em fazer tais artes.

 

Obrigado!

 

Eduardo Ariel.

 

Dicotomia do consumo

 

Eu sou aquilo que tenho, aglomero e guardo. Assim, guardo amores, frustações, objetivos, devaneios, fortaleza e fraqueza; em suma, humanidade. Por meio dela sinto...desejo... escuto.

 

Da ilustração quase dá para escutar: eu consumo, tu consumes, ele(a) consume, nós consumimos, vós consumis e ele(a)s consumem. 

 

De cada cor existe uma singularidade por meio da seleção residente em cada matiz e no percentual único da opacidade, onde cada imagem remete ao intenso desejo de viver. 

 

Do vai e vêm das ruas, dos centros comerciais, dos shoppings e dos ateliers de design/ moda / artesanato, na elaboração da capa tal manifestação se dá nos sentidos das trajetórias indicadas pelos rostos. Se estou indo ou voltando; chegando ou saindo; dando ou recebendo; começando ou terminando.

 

Do respiro encontrado na área branca, se dá na paz, já na densidade do elemento pictórico, com motivo conturbado, reside uma prisão do prazer que identifica, por vezes estrangula, excita e move os desejos. Decerto, grita por existir pelo que possui.

 

Assim, chego aqui no fim para ir me despedir, ao despir o tema da edição atual / factual.

 

Boa leitura! Que o conhecimento te consuma e vice-versa.

Biografia do Autor

Eduardo Ariel de Souza Teixeira, Escola Superior de Propaganda e Marketing - ESPM, Rio de Janeiro, RJ

Mestrado em Design pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2004) e Doutorado em Design pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2008). Pós-Doutorado em Ciência da Informação pelo IBICT. Atualmente, na ESPM-RIO, é professor titular, pesquisador (40H) e diretor acadêmico. Na mesma IES também leciona no Mestrado Profissional em Gestão da Economia Criativa e é membro do laboratório de pesquisa LAB 3i. 

Downloads

Publicado

2020-04-22

Edição

Seção

Editorial