Consumo e produção de ficção-científica em formato audiovisual no Brasil: o perfil de consumo do público brasileiro

Autores

  • Vanessa Amalia Dalpizol Valiati Universidade Feevale
  • Daniela Israel Universidade Feevale
  • Pedro de Lima Marques Estácio de Sá
  • Letícia Prior Breda Universidade Feevale
  • Luiz Guilherme Faleiro Universidade Feevale

DOI:

https://doi.org/10.22398/2525-2828.617111-124

Resumo

Este artigo tem como objetivo compreender os hábitos de consumo do público de obras audiovisuais de ficção-científica no Brasil. Trata-se de uma investigação sobre o perfil do público consumidor, buscando obter as respostas para traçar um perfil de consumo para basear futuras produções do gênero de ficção-científica. As entrevistas foram realizadas através de um questionário online, difundido em todas as unidades federativas do Brasil e o Distrito Federal, obtendo um total de 1253 respostas válidas. A conclusão é que a produção nacional está em consolidação após o período da retomada da indústria do audiovisual nacional, construindo um público que está em adequação a novos formatos de exibição. O público de ficção-científica também demonstra maior interesse por cinema em geral do que a média de público brasileira.

Biografia do Autor

Vanessa Amalia Dalpizol Valiati, Universidade Feevale

Doutora em Comunicação e Informação (UFRGS). Professora e pesquisadora da Universidade Feevale.

Daniela Israel, Universidade Feevale

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Processos e Manifestações Culturais (Feevale). Produtora e pesquisadora CAPES.

Pedro de Lima Marques, Estácio de Sá

Especialista em Cinema e Linguagem Audiovisual (ESTÁCIO DE SÁ).

Letícia Prior Breda, Universidade Feevale

Bolsista de Iniciação Científica da Universidade Feevale. Graduanda em jornalismo na Universidade Feevale.

Luiz Guilherme Faleiro, Universidade Feevale

Bolsista de Iniciação Científica da Universidade Feevale. Graduando em jornalismo na Universidade Feevale.

Referências

ANCINE. Anuário Estatístico do Cinema Brasileiro. Brasil, 2017. Disponível em: < https://oca.ancine.gov.br/sites/default/files/repositorio/pdf/anuario_2017.pdf>. Acesso em: 13 set. 2019

ANDRADE, Luciana Linhares de; CAUZZI, Camila Lohmann; ARAÚJO, Leandro Vieira Lima. A Cadeia Produtiva do Audiovisual: estruturas de mercado e padrões de consumo. In: VALIATI, Leandro [et al]. Consumo de audiovisual no Brasil. Porto Alegre: Editora da UFRGS/CEGOV, 2017. 431p.

FILME B. Database Brasil. 2017. Disponível em: <http://www.filmeb.com.br/database-brasil-2015>. Acesso em: 13 set. 2019

FUTURE CONSULTING. Brazil Home Video Market on Path to Recovery. Reino Unido, 2019. Disponível em: <https://www.futuresource-consulting.com/press-release/media-entertainment-press/brazil-home-video-market-on-path-to-recovery/>. Acesso em: 13 set. 2019

GINWAY, Elizabeth M. Ficção Científica Brasileira: Mitos culturais e nacionalidade no país do futuro. São Paulo: Devir, 2005.

LIPOVETSKY, Gilles. A tela global. Porto Alegre: Ed. Sulina, 2009. 326 p.

MASSAROLO, João; MESQUITA, Dario. Práticas de binge-watching nas multiplataformas. São Carlos: UFSCar, 2017. Disponível em: <https://www.researchgate.net/profile/Joao_Massarolo/publication/328491910_Praticas_de_binge-watching_nas_multiplataformas/links/5bd0ff95a6fdcc6f7900379f/Praticas-de-binge-watching-nas-multiplataformas.pdf>. Acesso em: 13 set. 2019

MORAES, Gabriel Herdy de; SOUZA, Fernanda Cristina Cobo de. O cinema na era da convergência: o caso do seriado 3%. Rio de Janeiro: Intercom, 2017. 8p. Disponível em: <http://portalintercom.org.br/anais/sudeste2017/resumos/R58-0570-1.pdf>. Acesso em: 13 set. 2019

MOTION PICTURE ASSOCIATION AMERICA LATINA – MPA-AL. O Impacto Econômico do Setor Audiovisual Brasileiro. [s.l.]: MPA, 2016. Disponível em: <http://www.mpaamericalatina.org/wp-content/uploads/2016/10/mpa_sicav_2016.pdf>. Acesso em: 13 set. 2019

NIELSEN. Vídeo Sob Demanda: como os hábitos de consumo de vídeo estão mudando o desenvolvimento do cenário mundial de mídia. 2016. Disponível em: <http://www.nielsen.com/content/dam/corporate/Brasil/reports/2016/EstudoGlobal_VideoSobDemanda_PT.pdf>. Acesso em: 13 set. 2019

PADILHA, Isadora Bondarenko. 3% e a distribuição global de produções regionais na era Netflix. Unisinos, 2017. Disponível em: http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/6780?show=full. Acesso em: 13 set. 2019

RODRIGUES, Paula Martins. A Narrativa Distópica Juvenil: Um estudo sobre Jogos Vorazes e Divergente. 93 f. Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2015.

SCARPELLI, Alexandre Camargo. Som e música da ficção científica em quatro obras do cinema brasileiro. Universidade Federal de São Carlos, São Paulo, 2020. Disponível em: <https://repositorio.ufscar.br/bitstream/handle/ufscar/12990/DISSERTACAO_vFinal_AlexandreScarpelli_200630.pdf?sequence=1&isAllowed=y>. Acesso em 30 dez. 2020.

SUPPIA, Alfredo Luiz Paes de Oliveira. Limite de Alerta! Ficção Científica em Atmosfera Rarefeita: Uma introdução ao estudo da FC no cinema brasileiro e em algumas cinematografias off-Hollywood. Campinas: UNICAMP, 2007. Disponível em: <http://repositorio.unicamp.br/handle/REPOSIP/285029>. Acesso em: 13 set. 2019

UNESCO INSTITUTE FOR STATISTICS – UIS. Welcome to UIS.Stat. 2017. Disponível em: <http://data.uis.unesco.org>. Acesso em: 13 set. 2019

VALIATI, Vanessa Amália Dalpizol; ZAFFARI, Gabriel; SILVA, Pedro Perfeito da. Digitalização e Novas Tendências na Produção e no Consumo do Audiovisual. In: VALIATI, Leandro [et al]. Consumo de audiovisual no Brasil. Porto Alegre: Editora da UFRGS/CEGOV, 2017. 431p.

Downloads

Publicado

2021-12-01

Edição

Seção

Artigos