Economia criativa, cultura e artesanato: um estudo na feirinha artesanal da Praia de Iracema em Fortaleza-CE
DOI:
https://doi.org/10.22398/2525-2828.61777-97Resumo
O artigo teve como objetivo analisar de que forma o artesanato pode contribuir para impulsionar a economia criativa na feirinha artesanal na cidade de Fortaleza. Para isso, foi coletado uma série de entrevistas através de um roteiro semiestruturado aplicado aos artesãos. A pesquisa é de cunho qualitativa e fundamentalmente interpretativa e os dados foram analisados por meio da análise temática de conteúdo. Os temas que emergiram do campo foram: 1) negócio; 2) desenvolvimento de produto; 3) valorização regional cultural; e 4) economia e relações comerciais. Os resultados realçam diferentes articulações, entre elas, mostram que o artesanato por meio da economia criativa é um relevante vetor de competitividade na valorização da cultura e desenvolvimento local em Fortaleza, promovendo o Ceará como um importante estado de destino turístico criativo. Dessa forma, amplia a competitividade regional por meio de produtos turísticos baseados em cultura, experiência e criatividade.Downloads
Publicado
2021-12-01
Edição
Seção
Artigos
Licença
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista.
Ressaltamos que a responsabilidade dos artigos é de exclusividade do(s) autor(es) e não reflete, necessariamente, a opinião dos Editores ou da ESPM.