Economia criativa, cultura e artesanato: um estudo na feirinha artesanal da Praia de Iracema em Fortaleza-CE

Autores

  • Andreia Cíntia Rodrigues Tavernard Morais Universidade Estadual do Ceará - UECE
  • Carlos César de Oliveira Lacerda Universidade Estadual do Ceará - UECE

DOI:

https://doi.org/10.22398/2525-2828.61777-97

Resumo

O artigo teve como objetivo analisar de que forma o artesanato pode contribuir para impulsionar a economia criativa na feirinha artesanal na cidade de Fortaleza. Para isso, foi coletado uma série de entrevistas através de um roteiro semiestruturado aplicado aos artesãos. A pesquisa é de cunho qualitativa e fundamentalmente interpretativa e os dados foram analisados por meio da análise temática de conteúdo. Os temas que emergiram do campo foram: 1) negócio; 2) desenvolvimento de produto; 3) valorização regional cultural; e 4) economia e relações comerciais. Os resultados realçam diferentes articulações, entre elas, mostram que o artesanato por meio da economia criativa é um relevante vetor de competitividade na valorização da cultura e desenvolvimento local em Fortaleza, promovendo o Ceará como um importante estado de destino turístico criativo. Dessa forma, amplia a competitividade regional por meio de produtos turísticos baseados em cultura, experiência e criatividade.

Biografia do Autor

Andreia Cíntia Rodrigues Tavernard Morais, Universidade Estadual do Ceará - UECE

Graduada em Administração pela Universidade Estadual do Ceará (UECE).

Carlos César de Oliveira Lacerda, Universidade Estadual do Ceará - UECE

Graduado em Administração pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). Mestre em Administração pelo PROPAD da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Doutorando em Administração pelo PPGA da Universidade Estadual do Ceará (UECE). 

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Publicado

2021-12-01

Edição

Seção

Artigos