Transformação dos espaços públicos por meio da hospitalidade nas feiras de economia criativa

Autores

  • Michelle Caçapava Vigueles Universidade Anhembi Morumbi
  • Roseane Barcellos Marques

DOI:

https://doi.org/10.22398/2525-2828.61798-110

Resumo

Este artigo explora os conceitos e a capacidade de transformação dos espaços públicos da cidade de São Paulo em lugares memoráveis e afetivos por ações de hospitalidade promovidas pelos organizadores das feiras de economia criativa. Essa economia traz que a diversidade gera mais conhecimento e criatividade, e assim, mais sucesso em uma determinada região, pois criativos chamam mais criativos que resultam em maior desenvolvimento para o espaço, transformando-o e movimentando uma economia a partir da relação de compra e venda de seus produtos ou serviços. Ainda que haja circulação e interação humana para um determinado fim, não necessariamente ficam registradas na memória. A dimensão humana é que transforma o espaço em lugar, uma vez que ela atribui significados. É nesse sentido que os espaços vão se constituindo lentamente como lugares. O estudo se baseia em dados empíricos coletados a partir de observação participante durante visitação às feiras selecionadas de 2019 e 2020 e por entrevistas com seus organizadores. Ademais, trata dos conceitos que abordam a hospitalidade como um ato de estreitamento das relações entre pessoas, ritual de acolhimento e símbolo de civilidade, que marcam o papel daquele que acolhe e daquele que é acolhido, sob diferentes óticas, contextos e domínios. Nota-se uma lacuna existente nesse campo de forma integrada. O artigo visa contribuir para o desenvolvimento da economia criativa, porém, a partir das características da hospitalidade aplicadas nas feiras e convida o leitor a refletir sobre o quanto essas transformações passam, muitas vezes, despercebidas por um simples desconhecimento dos conceitos.

Referências

BAPTISTA, I. Lugares de hospitalidade. In: DIAS, C. M. M. (Ed.). Hospitalidade: reflexões e perspectivas. 1. ed. São Paulo: Manole, 2002. p. 157-164.

BARDIN, L. Análise de conteúdo. 1. ed. São Paulo: Edições 70, 2011.

BASTOS, S. R. Hospitalidade: uma perspectiva para a requalificação do centro histórico de São Paulo. Revista Hospitalidade, v. 3, n. 2, p. 51-62, 2006.

BELL, D. Hospitality and urban regeneration. In: LASHLEY, C.; LYNCH, P.; MORRISON, A. (Eds.). Hospitality: a social lens. Oxford: Elsevier, 2007. p. 89-100.

BINET-MONTANDON, C. Acolhida. Uma construção do vínculo social. In: MONTANDON, A. (Ed.). O livro da hospitalidade. São Paulo: Senac, 2011. p. 1171-1184.

CAMARGO, L. O. L. Os domínios da hospitalidade. In: DENCKER, A. F. M.; BUENO, M. S. (Eds.). Hospitalidade: cenários e oportunidades. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2003. p. 7-14.

CAMARGO, L. O. L. Hospitalidade. São Paulo: Aleph, 2004.

CRESWELL, J. W. Projeto de pesquisa. 2. ed. Porto Alegre: Bookman, 2007.

CUNHA, M. I. Os conceitos de espaço, lugar e território nos processos analíticos da formação dos docentes universitários. Educação Unisinos, v. 12, n. 3, p. 182-186, 2008. https://doi.org/10.4013/edu.2008.123.5324

DETONI, A. R. Do espaço geométrico à espacialidade como vivida. In: CLARETO, S. M.; LOPES, J. J. M. (Eds.). Espaço e educação: travessias e atravessamentos. Araraquara: Junqueira & Marin, 2007. p. 21-42.

GALA, P. A teoria institucional de Douglass North. Revista de Economia Política, v. 23, n. 2, p. 89-105, 2003. https://doi.org/10.1590/0101-31572003-0684

GODBOUT, J. T. Introdução à dádiva. Revista Brasileira de Ciências Sociais, v. 13, n. 38, p. 39-52, 1998. https://doi.org/10.1590/S0102-69091998000300002

GOTMAN, A. Le sens de l’hospitalité: essai sur les fondements sociaux de l’accueil de l’autre. Paris: Universitaires de France, 2001.

GRINOVER, L. Hospitalidade: um tema a ser reestudado e pesquisado. In: DIAS, C. M. (Ed.). Hospitalidade: reflexões e perspectivas. São Paulo: Manole, 2002. p. 25-38.

HARRISON, S.; DOURISH, P. Re-place-ing space. In: ACM CONFERENCE ON COMPUTER SUPPORTED COOPERATIVE WORK – CSCW ’96. Proceedings... New York: ACM, 1996. Disponível em: http://portal.acm.org/citation.cfm?doid=240080.240193. Acesso em: 2 jul. 2019.

LASHLEY, C. Para um entendimento teórico. In: LASHLEY, C.; MORRISON, A. (Eds.). Em busca da hospitalidade: perspectivas para um mundo globalizado. São Paulo: Manole, 2004. p. 1-24.

LASHLEY, C. Studying hospitality: insights from social sciences. Scandinavian Journal of Hospitality and Tourism, v. 8, n. 1, p. 69-84, 2008. http://doi.org/10.1080/15022250701880745

LASHLEY, C.; LYNCH, P.; MORRISON, A. Hospitality: a social lens. Oxford: Elsevier, 2007.

LATHAM, A. Urbanity, lifestyle and making sense of the new urban cultural economy: notes from Auckland, New Zealand. Urban Studies, v. 40, n. 9, p. 1699-1724, 2003. https://doi.org/10.1080%2F0042098032000106564

LOPES, J. G. As especificidades de análise do espaço, lugar, paisagem e território na geográfica. Geografia Ensino & Pesquisa, v. 16, n. 2, p. 23-30, 2012. https://doi.org/10.5902/223649947332

LUGOSI, P. Hospitality spaces, hospitable moments: consumer encounters and affective experiences in commercial settings. Journal of Foodservice, v. 19, n. 2, p. 139-149, 2008. http://doi.org/10.1111/j.1745-4506.2008.00092.x

MARQUES, R. B. Características hospitaleiras do anfitrião de meios de hospedagem manifestadas nos depoimentos dos hóspedes. Revista Hospitalidade, v. 15, n. 1, p. 214-226, 2018. https://doi.org/10.21714/2179-9164.2018v15n1.807

MATHEUS, Z. M. A ideia de uma cidade hospitaleira. In: DIAS, C. M. M. (Ed.). Hospitalidade: reflexões e perspectivas. 1. ed. São Paulo: Manole, 2002.

MAUSS, M. Sociologia e antropologia. São Paulo: Cosac Naify, 2003.

MIGUEZ, P. Economia criativa: uma discussão preliminar. In: NUSSBAUMER, G. M. (Ed.). Teorias e políticas da cultura: visões multidisciplinares. Salvador: EDUFBA, 2007. p. 95-114.

MILES, M. B.; HUBERMAN, M.; SALDAÑA, J. Qualitative data analysis: an expanded sourcebook. [s.l.] Sage, 1994.

MOKYR, J. The lever of riches: technological creativity and economic progress. New York: Oxford University, 1990.

NEWBIGIN, J. The creative economy: an introductory guide. London: British Council/ODAI, 2010. Disponível em: https://creativeconomy.britishcouncil.org/media/uploads/files/Intro_guide_-_Portuguese.pdf. Acesso em: 29 ago. 2019.

PITT-RIVERS, J. A lei da hospitalidade. In: The fate of shechem or the politics of sex: essays in the anthropology of the mediterranean. Cambridge: Cambridge University, 1977. p. 94-112.

QUEIROZ, D. T.; VALL, J.; SOUZA, A. M. A.; VIEIRA, N. F. C. Observação participante na pesquisa qualitativa: conceitos e aplicações na área da saúde. Revista Enferm UERJ, v. 15, n. 2, p. 276-283, 2007.

REIS, A. C. F. Economia criativa como estratégia de desenvolvimento: uma visão dos países em desenvolvimento. São Paulo: Itaú Cultural; Garimpo de Soluções, 2008.

ROMER, P. M. Endogenous technological change. The Journal of Political Economy, v. 98, n. 5, p. S71-S102, 1990.

ROTEM, E. K. O espaço público na cidade criativa. In: REIS, A. C. F.; KAGEYAMA, P. (Eds.). Cidades criativas: perspectivas. São Paulo: Garimpo de Soluções, 2011.

SCHÜSSLER, E.; SYDOW, J. Organizing events for configuring and maintaining creative fields. In: JONES, C.; LORENZEN, M.; SAPSED, J. (Eds.). Oxford handbook of creative industries. Oxford: OUP Oxford, 2015. p. 284-300.

SERVIÇO BRASILEIRO DE APOIO ÀS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS (SEBRAE). Relatório especial: empreendedorismo e o mercado de trabalho. Brasília: SEBRAE, 2017. Disponível em: http://www.bibliotecas.sebrae.com.br/chronus/ARQUIVOS_CHRONUS/bds/bds.nsf/70d1237672d36de1ba87890e4cb251cc/$File/7737.pdf. Acesso em: 20 out. 2019.

TURRA NETO, N. Espaço e lugar no debate sobre território. Geograficidade, v. 5, n. 1, p. 52-59, 2015. https://doi.org/10.22409/geograficidade2015.51.a12918

UNITED NATIONS CONFERENCE ON TRADE AND DEVELOPMENT (UNCTAD). Creative economy report 2008. Genebra: Nações Unidas, 2008. Disponível em: https://unctad.org/system/files/official-document/ditc20082cer_en.pdf. Acesso em: 16 ago. 2019.

ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS PARA A EDUCAÇÃO, A CIÊNCIA E A CULTURA (UNESCO). Creative economy report: widening local development pathways. New York: UNDP, 2013. Disponível em: http://www.unesco.org/culture/pdf/creative-economy-report-2013.pdf. Acesso em: 1 set. 2019.

VERGARA, S. C. Projetos e relatórios de pesquisa em administração. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2005.

YIN, R. K. Estudo de caso: planejamento e métodos. 2. ed. Porto Alegre: Bookman, 2001.

Downloads

Publicado

2021-12-01

Como Citar

VIGUELES, Michelle Caçapava; MARQUES, Roseane Barcellos. Transformação dos espaços públicos por meio da hospitalidade nas feiras de economia criativa. Diálogo com a Economia Criativa, Rio de Janeiro, v. 6, n. 17, p. 98–110, 2021. DOI: 10.22398/2525-2828.61798-110. Disponível em: https://dialogo.espm.br/revistadcec-rj/article/view/338. Acesso em: 26 set. 2025.

Edição

Seção

Artigos