Economia criativa e turismo em áreas patrimoniais: processos e relacionamentos no Centro Histórico de São Luís, Maranhão

Autores

  • Karoliny Diniz Carvalho

DOI:

https://doi.org/10.22398/2525-2828.7199-27

Resumo

Na contemporaneidade, o interesse pelo patrimônio cultural em suas múltiplas vertentes acentua a implantação de projetos de valorização e revitalização de áreas urbanas e patrimoniais como foco nos processos de inovação, nas indústrias criativas e na articulação entre os distintos atores sociais. O objetivo principal do artigo consiste em promover uma discussão teórica e inicial sobre as ações de fomento aos setores criativos na área patrimonial da cidade de São Luís, bem como tecer reflexões em torno da valorização do centro histórico com o turismo cultural e criativo. A metodologia adotada consistiu numa abordagem qualitativa por meio da pesquisa bibliográfica e documental sobre as ações governamentais de fomento aos setores criativos no centro histórico de São Luís, com vistas a compreender os processos e os relacionamentos relacionados ao empresariamento urbano da área patrimonial e seu agenciamento por meio dos setores criativos em articulação com o turismo cultural. O centro histórico de São Luís apresenta algumas ações convergentes de estímulo aos setores criativos, o que nos leva a afirmar que a área dispõe de atratividade para fortalecer os setores culturais e promover ações compartilhadas de valorização dos sabres e fazeres tradicionais como vias para o desenvolvimento. Ressaltamos a necessidade de captação de negócios comunitários inclusivos nas áreas das culturas populares e da gestão de governança que possa articular os diferentes atores sociais- governos, classe criativa e comunidades em torno de objetivos comuns.

Biografia do Autor

Karoliny Diniz Carvalho

Mestre em Cultura e Turismo (UESC). Bacharel em Turismo (UFMA). Docente do curso de Bacharelado em Turismo (UFMA), campus São Bernardo.

Downloads

Publicado

2022-05-26

Edição

Seção

Dossiê Turismo, Industrias e Cidades Criativas e as Novas Economias