A abordagem do processo criativo como um sistema adaptativo complexo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22398/2525-2828.822117-131

Palavras-chave:

Design de calçado, Sistemas adaptativos complexos, Processo criativo, Indústria criativa

Resumo

Este artigo propõe como objetivo geral compreender se a criatividade, numa abordagem de pro-cesso, pode ser entendida como um sistema adaptativo complexo quanto aos processos inerentes à gerência de produtos de moda, na percepção dos profissionais de áreas criativas que atuam em empresas do setor coureiro-calçadista localizadas na região do Vale do Rio dos Sinos. Foram realizadas sete entrevistas semiestruturadas com o público-alvo de cinco empresas. No tocan-te às abordagens trazidas pelas contribuições dos sistemas adaptativos complexos, que encon-tram características semelhantes em organizações criativas e inovadoras, foi possível concluir que há oportunidades para os ambientes pesquisados explorarem, de forma mais aprofundada, tais abordagens, as quais entendem que as organizações não são apenas a soma de seus componen-tes (agentes), mas também resultado do intrincado relacionamento entre esses componentes. Reconhecer a complexidade inerente ao processo criativo das organizações, compreendendo as inter-relações, interdependência entre os sujeitos e elementos envolvidos nessas interações, pode contribuir para repensar novas alternativas e estratégias de gestão.

Biografia do Autor

LENICE ELI LUNKES SCAPATO, UNIVERSIDADE FEEVALE

Mestre em Indústria Criativa pela Universidade Feevale. Pesquisadora na Universidade.

DUSAN SCHREIBER, UNIVERSIDADE FEEVALE

Doutor em Administração pela UFRGS. Professor e Pesquisador do PPG em Qualidade Ambiental e do Mestrado em Indústria Criativa na Universidade Feevale.

VANESSA THEIS, UNIVERSIDADE FEEVALE

Doutora em Qualidade Ambiental pela Universidade Feevale. Pesquisadora na Universidade Feevale.

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Publicado

2023-05-11

Edição

Seção

Dossiê MODA E ECONOMIA CRIATIVA