A abordagem do processo criativo como um sistema adaptativo complexo

Autores

  • Lenice Eli Lunkes Scapato Universidade Feevale
  • Dusan Schreiber Universidade Feevale
  • Vanessa Theis Universidade Feevale

DOI:

https://doi.org/10.22398/2525-2828.822117-131

Palavras-chave:

Design de calçado, Sistemas adaptativos complexos, Processo criativo, Indústria criativa

Resumo

Este artigo propõe como objetivo geral compreender se a criatividade, numa abordagem de processo, pode ser entendida como um sistema adaptativo complexo quanto aos processos inerentes à gerência de produtos de moda, na percepção dos profissionais de áreas criativas que atuam em empresas do setor coureiro-calçadista localizadas na região do Vale do Rio dos Sinos. Foram realizadas sete entrevistas semiestruturadas com o público-alvo de cinco empresas. No tocante às abordagens trazidas pelas contribuições dos sistemas adaptativos complexos, que encontram características semelhantes em organizações criativas e inovadoras, foi possível concluir que há oportunidades para os ambientes pesquisados explorarem, de forma mais aprofundada, tais abordagens, as quais entendem que as organizações não são apenas a soma de seus componentes (agentes), mas também resultado do intrincado relacionamento entre esses componentes. Reconhecer a complexidade inerente ao processo criativo das organizações, compreendendo as inter-relações, interdependência entre os sujeitos e elementos envolvidos nessas interações, pode contribuir para repensar novas alternativas e estratégias de gestão.

Biografia do Autor

Lenice Eli Lunkes Scapato, Universidade Feevale

Mestre em Indústria Criativa pela Universidade Feevale.

Dusan Schreiber, Universidade Feevale

Doutor em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Vanessa Theis, Universidade Feevale

Doutora em Qualidade Ambiental pela Universidade Feevale.

Referências

AMABILE, T.M. A model of creativity and innovation in organizations. Research in Organizational Behavior, v. 10, n. 1, p. 123-167, 1988.

AMABILE, T.M.; BARSADE, S.G.; MUELLER, J.S.; STAW, B.M. Affect and creativity at work. Administrative Science Quarterly, v. 50, n. 3, p. 367-403, 2005. https://doi.org/10.2189/asqu.2005.50.3.367

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DAS INDÚSTRIAS DE CALÇADOS (ABICALÇADOS). Relatório Anual 2021. Novo Hamburgo: Abicalçados, 2018. Disponível em: https://abicalcados.com.br/publicacoes/relatorio-anual. Acesso em: 10 ago. 2022.

BAUER, M.W.; GASKELL, G. Pesquisa qualitativa com texto, imagem e som: um manual prático. Rio de Janeiro: Vozes, 2002.

BAXTER, M. Projeto de produto: guia prático para o design de novos produtos. São Paulo: Blucher, 1998.

CANIËLS, M.; RIETZSCHEL, E. Organizing creativity: Creativity and innovation under constraints. Creativity and Innovation Management, v. 24, n. 2, p. 184-196, 2015. https://doi.org/10.1111/caim.12123

CONSELHO REGIONAL DE DESENVOLVIMENTO DO VALE DO RIO DOS SINOS (CONSINOS). Plano Estratégico de Desenvolvimento da Região do Vale do Sinos (2015-2030). Novo Hamburgo: Consinos, 2017.

COSTA, E.F. Comprador de Moda. São Paulo: Editora Senac, 2013.

PONCHIROLLI, O. A teoria da complexidade e as organizações. Revista Diálogo Educacional, Curitiba, v. 7, n. 22, p. 81-100, 2007.

RECH, S.R. Moda: por um fio de qualidade. Florianópolis: Editora da Udesc, 2002.

SAYEG, C.M. Gerência de produtos de moda. São Paulo: Editora Senac, 2015.

SCHNEIDER, S. O mercado de trabalho da indústria coureiro-calçadista do Rio Grande do Sul: formação histórica e desenvolvimento. In: COSTA, A.; PASSOS, M.C. (org.). A indústria calçadista no Rio Grande do Sul. São Leopoldo: Editora Unisinos, 2004. p. 25-49.

STACEY, R.D. Complexity and creativity in organizations. [S. l.]: Berrett-Koehler Publishers, 1996.

STACEY, R.D.; GRIFFIN, D. Introduction, leading in a complex world. In: GRIFFIN, D.; STACEY R. (org.). Complexity and the experience of leading organizations. Londres: Routledge, 2005. p. 14-29.

STERNBERG, R.J. The nature of creativity. Creativity Research Journal, v. 18, n. 1, p. 87-98, 2006. https://doi.org/10.1207/s15326934crj1801_10

TIDD, J.; BESSANT, J.; PAVITT, K. Gestão da inovação. Porto Alegre: Bookman, 2008.

TREPTOW, D. Inventando moda: planejamento de coleção. São Paulo: [s.n.], 2013.

Publicado

2023-05-11

Como Citar

SCAPATO, Lenice Eli Lunkes; SCHREIBER, Dusan; THEIS, Vanessa. A abordagem do processo criativo como um sistema adaptativo complexo. Diálogo com a Economia Criativa, Rio de Janeiro, v. 8, n. 22, p. 117–131, 2023. DOI: 10.22398/2525-2828.822117-131. Disponível em: https://dialogo.espm.br/revistadcec-rj/article/view/424. Acesso em: 2 out. 2025.

Edição

Seção

Dossiê: Moda e economia criativa