A abordagem do processo criativo como um sistema adaptativo complexo
DOI:
https://doi.org/10.22398/2525-2828.822117-131Palavras-chave:
Design de calçado, Sistemas adaptativos complexos, Processo criativo, Indústria criativaResumo
Este artigo propõe como objetivo geral compreender se a criatividade, numa abordagem de pro-cesso, pode ser entendida como um sistema adaptativo complexo quanto aos processos inerentes à gerência de produtos de moda, na percepção dos profissionais de áreas criativas que atuam em empresas do setor coureiro-calçadista localizadas na região do Vale do Rio dos Sinos. Foram realizadas sete entrevistas semiestruturadas com o público-alvo de cinco empresas. No tocan-te às abordagens trazidas pelas contribuições dos sistemas adaptativos complexos, que encon-tram características semelhantes em organizações criativas e inovadoras, foi possível concluir que há oportunidades para os ambientes pesquisados explorarem, de forma mais aprofundada, tais abordagens, as quais entendem que as organizações não são apenas a soma de seus componen-tes (agentes), mas também resultado do intrincado relacionamento entre esses componentes. Reconhecer a complexidade inerente ao processo criativo das organizações, compreendendo as inter-relações, interdependência entre os sujeitos e elementos envolvidos nessas interações, pode contribuir para repensar novas alternativas e estratégias de gestão.
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